Winnipeg Jets elimina Edmonton Oilers dos Playoffs
Share
Em uma série de quatro jogos, o Winnipeg Jets venceu todas as partidas e eliminou o Edmonton Oilers dos Playoffs da Stanley Cup de 2021. Na noite de ontem (24), depois de um overtime triplo e de jogos que, apesar do resultado e dos placares finais, não foram tão simples como aparentam, os Jets confirmaram a vaga na próxima rodada.
Durante a temporada regular, Winnipeg venceu apenas duas das nove partidas em que enfrentou Edmonton. Paul Maurice, técnico dos Jets, disse para o The Athletic que a opinião geral era de que o resultado da temporada regular iria determinar o que aconteceria nos playoffs, mas que ele discordava disso desde o princípio.
Recapitulando a série
A primeira partida entre esses times aconteceu no dia 19 de maio. Mesmo com os Oilers tendo feito 33 shots on goal contra 22 dos Jets, tivemos um primeiro período sem gols, e o segundo finalizado em 1-1. Assim, foi no terceiro do único jogo sem overtime entre esses times que Winnipeg mostrou que faria diferente da temporada regular e que estava ali para ganhar. Os Jets fizeram o gol de vantagem aos 10 minutos do último tempo, e mais dois gols faltando menos de 2 minutos para acabar, em um empty net dos Oilers. A partida terminou então em 4-1 para os Jets.
O segundo jogo, realizado dia 21 de maio, terminou com um único gol marcado por Paul Stastny, quatro minutos após o início do overtime, e dando mais essa partida para Winnipeg. Novamente, Edmonton fez mais shots on goal, mas dessa vez a diferença foi apenas de 38 para os 36 dos Jets. Foram cinco power plays durante o jogo, dois para Winnipeg e três para os Oilers, todos finalizados sem gols de nenhum dos times.
A terceira partida foi a primeira perna de um back to back surpreendente por parte dos Jets. O primeiro tempo foi marcado por dois gols de Leon Draisaitl e assistência de Connor McDavid em ambos, com menos de três minutos entre eles. Já no segundo período, Nikolaj Ehlers marcou o primeiro de Winnipeg na partida, com assistência de Pierre-Luc Dubois e Neal Pionk. No minuto seguinte, Zack Kassian marcou o terceiro de Edmonton, assistido por Leon Draisaitl e Connor McDavid. Nesse momento, o placar marcava 3-1 Oilers, mas foi no terceiro que a corrente virou.
Apesar do quarto gol de Edmonton, marcado por Jujhar Khaira apenas 4:43 depois do início do terceiro período, Perreault marcou o segundo dos Jets na noite aos 11 minutos, e logo depois Wheeler e Morrissey fizeram 2 gols seguidos, empatando a partida e levando mais esse jogo para o overtime. Pela segunda vez na noite, Ehlers fez o gol, levando o Jets a sua terceira vitória na primeira rodada dos playoffs.
Nesse jogo foram 48 shots on goal de Edmonton contra 37 de Winnipeg.
A decisão do futuro do Edmonton Oilers nos playoffs de 2021 aconteceu na última segunda-feira (24). Em uma série que já se encontrava 3-0 para o time de Manitoba, a equipe de Alberta precisava ganhar. Foi um jogo intenso, com ambos os times lutando por uma vitória a qualquer custo. Nesse jogo, Connor McDavid finalmente apareceu e marcou seu primeiro e único gol nesses playoffs, um minuto após Mark Scheifele ter aberto o placar para Winnipeg. O primeiro período acabou em 2-1 para os Jets.
O segundo contou com dois gols, ambos de Edmonton, fazendo 3-2 para o time de McDavid. No terceiro período, Scheifele marcou seu segundo da noite e forçou um, ou melhor, três overtimes. 1 hora, 46 minutos e 52 segundos depois, Kyle Connor fez o gol que eliminou, de “varrida”, o Edmonton Oilers da competição.
Dessa vez foram 43 shots on goal dos Jets contra 40 dos Oilers.
Considerações da série
Mesmo com o resultado, a disputa entre essas equipes foi complexa e nada fácil. Foram 3 jogos seguidos decididos em overtime. A virada surpreendente dos Jets no terceiro jogo e uma exaustiva quarta partida com mais de 100 minutos jogados também precisam ser levadas em consideração. O vencedor soube explorar os erros cometidos pela equipe de Edmonton, levando a melhor na série, com muito suor e cansaço.
Como fica a próxima rodada
Winnipeg enfrentará o ganhador da série entre Toronto Maple Leafs e Montreal Canadiens, que, por hora, tem os Leafs na liderança por 2-1. Enquanto ainda não sai a decisão dessa série, os Jets poderão descansar e se preparar para enfrentar seu adversário na segunda rodada.
Foto: Reprodução/The Athletic