Trade Deadline à vista
Share
Falta pouco mais de um mês para o prazo final das trocas na NHL. Em meio às especulações e tendências no “mercado do puck”, o jornalista da ESPN americana, Greg Wyshynski, montou um Guia do Comprador, em que analisa possíveis jogadores a serem negociados em breve na liga. E pra você não ficar de fora da conversa, trazemos o texto traduzido na íntegra aqui no NHeLas:
Níveis de ativos comerciais da NHL: Guia do comprador para o prazo [de trocas]
Greg Wyshynski | ESPN
Paridade [igualdade competitiva entre as equipes] concedeu muitos presentes à NHL, como manter fãs profundamente engajados na temporada enquanto seus times se enfrentam nos playoffs, sobrevivendo graças a uma combinação de mediocridade prevalente e pontos de caridade na prorrogação.
Mas paridade também fez o prazo de trocas da NHL um dos momentos mais frustrantes na temporada, no qual especulação e exagero são um entretenimento maior do que o que realmente acontece — compradores demais, vendedores insuficientes.
Isso pode mudar para o trade deadline dessa temporada, em 26 de fevereiro.
Alguns times já contam as chances na loteria do draft, tendo visto suas aspirações de chegar à pós-temporada ir por água abaixo logo, Montreal Canadiens, Edmonton Oilers, Ottawa Senators e Buffalo Sabres entre eles. Outros já estão tomando decisões difíceis com os free agents pendentes. Então talvez, só talvez, o prazo de trocas terá algumas trocas de fato e não só um bando de caras em ternos encarando seus telefones na televisão canadense, esperando que algo aconteça.
No caso de trocas de verdade, reunimos os potenciais jogadores de mudança em cinco níveis diferenes, baseado em seu valor inferido — não apenas o quanto eles valem no mercado, mas também o quão difícil pode ser tirá-los de suas equipes atuais.
Os jogadores listados abaixo foram retirados de conversas pela liga e pela mídia em que foram citados. Toda informação sobre os tetos salariais é via Cap Friendly. Por favor discutam nos comentários, e adicionem qualquer jogador que podemos ter deixado passar.
Nota: Jogadores estão listados em ordem alfabética [de sobrenome] em cada nível.
*Nota NHeLas: você pode navegar pelos diferentes níveis clicando no menu abaixo.
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5
Nível 1: O preço do iate do seu vizinho
Seu vizinho ama o iate dele. Profundamente. Ele não quer vendê-lo, porém talvez precise. E se ele o fizer? Bom, você tem o espaço na doca, mas será que tem o que é preciso para adquirir um iate?
-
Oliver Ekman-Larsson, D, Arizona Coyotes
Idade: 26 | Média salarial em 2017-18: $5,5 milhões
Fim do contrato: 2019 | Ao expirar: UFA [Agente Livre Irrestrito]
Há uma especulação crescente de que os Coyotes vão mover Ekman-Larsson antes que ele seja capaz de ir embora, em julho de 2019. O preço que eles pedem, segundo o Ottawa Sun: “dois jogadores de qualidade do elenco de um clube” e uma escolha de primeira rodada no draft. E isso é se o GM John Chayka quiser movê-lo agora, o que ele afirmou que não quer.
-
Max Pacioretty, LW, Montreal Canadiens
Idade: 29 | Média salarial em 2017-18: $4,5 milhões
Fim do contrato: 2019 | Ao expirar: UFA
Depois de quatro temporadas seguidas com mais de 30 gols, Pacioretty tem 11 em 43 jogos. Nick Kypreos, da Sportsnet, disse que Pacioretty estava sendo “ativamente ofertado” pelos Canadiens, com o preço sendo “escolhas no draft e prospectos” bem como “um defensor marcador de gols de primeira” mais novo que o capitão dos Habs. Esse é o tipo de mudança de remodelamento da franquia que os Canadiens deveriam considerar, mas talvez seja melhor deixar para o próximo GM.
-
John Tavares, C, New York Islanders
Idade: 27 | Média salarial em 2017-18: $5,5 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
OK, então os torcedores dos Islanders nos importunaram por aquele artigo “Johnny’s next spot?“, dizendo que no momento em que anunciassem a nova arena, toda especulação de troca acabaria. Bem, a nova arena foi anunciada e … fãs dos Isles ainda me contam como estão ansiosos e tensos sobre ele voltar assinar com a equipe esse verão. Então, na remota possibilidade dos Islanders ficarem de fora da corrida dos playoffs (improvável), ou deles saberem os planos do jogadore para o futuro (talvez?), nós vamos incluí-lo aqui. Mas isso demandaria um retorno ridículo, considerando o desastre de relações públicas que seria para o GM Garth Snow e proprietários.
Nível 2: O preço de um carro esportivo zero
Um modelo top de linha, mas vai te custar dois, talvez três dos seguintes: um jogador de alta qualidade, novo e titular, um prospecto de elite e uma escolha de primeira rodada.
-
Alex Galchenyuk, C/LW/RW, Montreal Canadiens
Idade: 23 | Média salarial em 2017-18: $4,9 milhões
Fim do contrato: 2020 | Ao expirar: UFA
O futuro de Galchenyuk em Montreal é uma incógnita desde… ah, o segundo ou terceiro debate “ele não pode jogar de central, pode?”. Mas vai ser preciso um prospect de alta qualidade e mais alguma coisa para tirá-lo de Montreal, já que ele é um dos jogadores mais valiosos no elenco.
-
Mike Hoffman, LW/C, Ottawa Senators
Idade: 26 | Média salarial em 2017-18: $5.187.500
Fim do contrato: 2020 | Ao expirar UFA
Hoffman tem sido muito citado como forragem do prazo de trocas, apesar de sua lista de 10 times no-trade. Suas estatísticas estão baixas essa temporada porque os Senators são um desastre, mas na idade dele e com esse contrato, Ottawa pode conseguir um bom retorno. O St. Louis Blues seria um interessado a destacar.
-
Evander Kane, LW, Buffalo Sabres
Idade: 26 | Média salarial em 2017-18: $5,25 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
O preço pedido pelos Sabres, de acordo com várias fontes: uma escolha de primeira rodada, uma escolha condicional se Kane assinar com a nova equipe, e um prospecto. Apenas 22 jogadores têm uma média de gols por jogo maior que Kane (o.36) nas últimas três temporadas. A pergunta é, ele passa no teste de caráter dos outros times?
-
James van Riemsdyk, LW, Toronto Maple Leafs
Idade: 28 | Média salarial em 2017-18: $4,25 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Será que os Leafs trocariam o jogador empatado com Auston Matthews com mais gols pela equipe? Bem, os rumores são de que JVR está procurando uma extensão de seis anos, $36 milhões. Se isso não estiver nos planos do GM Lou Lamoriello, talvez eles se mexam para trocá-lo por uma peça que precisam (como na linha azul). Mas ele não sera barato, e tem uma cláusula modificada no contrato com 10 times no-trade.
Nível 3: O preço de um carro esportivo usado de três anos
Um modelo top de linha … com algumas milhas e arranhões, e um pouco mais próximo de seu declínio. Vai te custar um dos seguintes: jogador novo de alta qualidade, um prospecto de elite ou uma escolha de primeira rodada. E talvez mais alguma coisa para complementar.
-
Michael Grabner, LW/RW, New York Rangers
Idade: 30 | Média salarial em 2017-18: $1,65 milhão
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Grabner é um caso estranho. Ele patina como Usain Bolt corre. Ele tem 46 gols nos últimos 120 jogos com os Rangers. Ainda assim, o quando ele vale em seu próximo contrato, por conta da idade? E quando ele poderia conseguir para os Rangers se estivesse à venda?
-
Mike Green, D, Detroit Red Wings
Idade: 32 | Média salarial em 2017-18: $6 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
A Bela do baile do prazo de trocas, entre os defensores. Ele está no top 20 goleadores da defesa nesta temporada (25 pontos em 43 jogos) e é um zagueiro de power-play. Deve valer uma escolha de primeiro round como empréstimo.
-
Erik Gudbranson, D, Vancouver Canucks
Idade: 26 | Média salarial em 2017-18: $3,5 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Pode o GM dos Canucks Jim Benning vencer outra trade deadline? Isso depende do que ele conseguir por esse empréstimo. O The Province relatou que os Leafs ofereceram o prospecto da AHL Andrew Nielsen e uma escolha, então talvez essa seja uma ideia do preço pelo defensor.
-
Jack Johnson, D, Columbus Blue Jackets
Idade: 31 | Média salarial em 2017-18: $4.357.143
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Johnson pediu para os Jackets uma troca por causa da diminuição de seu tempo de jogo, mas ele ainda é visto como uma parte importante de um time na briga pela Stanley. Se ele for trocado, vão precisar de um colaborador do nível da NHL em retorno, e provavelmente seria preciso ser um defensor.
-
Robin Lehner, G, Buffalo Sabres
Idade: 26 | Média salarial em 2017-18: $4 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: RFA [Agente Livre Restrito]
Lehner é um titular de qualidade da NHL em um time ruim. Ele também foi uma aquisição do último regime. Teria valor para um time em alta que precise reforçar a posição [ahem, Blackhawks?], e pode ser levado em conta no futuro.
-
Rick Nash, LW, New York Rangers
Idade: 33 | Média salarial em 2017-18: $7,8 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Nash quer ficar em Nova York, mas os Rangers não devem trazê-lo de volta nem com um desconto na próxima temporada. NY está naquele limbo entre comprar e vender, porém há de se imaginar que eles ficariam com Nash se tivessem boas chances nos playoffs … a não ser que alguns times paguassem pelo empréstimo com algumas escolhas de primeira rodada, o que seria difícil de se recusar.
-
James Neal, LW/RW, Vegas Golden Knights
Idade: 33 | Média salarial em 2017-18: $5 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Sim, é estranho pensar em uma equipe de playoff negociando um atacante top-6. Mas considerando tudo o que é sem precedentes em relação aos Golden Knights em sua temporada inaugural, quem sabe? Uma coisa está clara: Neal certamente traria uma esconlha ou um prospecto de alto valor de um adversário com fome de gol.
-
Brock Nelson, C/LW, New York Islanders
Idade: 26 | Média salarial em 2017-18: $2,5 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: RFA
O repórter Elliotte Friedman da Sportsnet relatou que o nome de Nelson estava “crescendo por aí” em conversas de negociações. Considerando a situação de seu contrato e a necessidade dos Islanders na defesa, ele poderia estar disponível. Seus números (14 pontos em 44 jogos) e tempo de gelo ambos decaíram significativamente nesta temporada.
-
Jean-Gabriel Pageau, C, Ottawa Senators
Idade: 25 | Média salarial em 2017-18: $3,1 milhões
Fim do contrato: 2020 | Ao expirar: UFA
Dada a situação dos Senators, a juventude de Pageau e seu contrato pareceriam fazer dele um trunfo a se manter. As chances dele ser trocado são pequenas, mas talvez a negociação certa o despache de lá. Aqueles oito gols nos playoffs da última temporada são um bom chamariz.
-
Alex Petrovic, D, Florida Panthers
Idade: 25 | Média salarial em 2017-18: $1,85 milhão
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: RFA
Tudo bem, talvez protegê-lo e expor Jonathan Marchessault no draft de expansão não tenha sido a melhor ideia. Petrovic tem valor como defensor em desenvolvimento, e é bem óbvio que ele precisa de uma mudança de ares.
-
Dion Phaneuf, D, Ottawa Senators
Idade: 33 | Média salarial em 2017-18: $7 milhões
Fim do contrato: 2021 | Ao expirar: UFA
Phaneuf tem uma lista no-trade com 12 times. Ele também tem uma média salarial bem alta até 2021, motivo pelo qual supomos que ele é “um recurso valioso e um bom despejo salarial” mais do que alguém que exigiria um pacote de jogadores em troca.
-
Andrew Shaw, C/RW, Montreal Canadiens
Idade: 26 | Média salarial em 2017-18: $3,9 milhões
Fim do contrato: 2022 | Ao expirar: UFA
Shaw tem dois anéis de campeão e todas aquelas coisas intangíveis (isto é, uma disposição para fazer o trabalho sujo) que equipes na corrida pela Stanley desejam. Seu contrato é também algo intrigante, dado como o salário despenca no final.
Nível 4: Um ano de corridas de Uber
Quem precisa de um carro quando o de alguém virou uma espécie de taxi? Esses jogadores vão te custar uma escolha de segunda ou terceira rodada no draft, e talvez uma parte do salário também.
-
Ian Cole, D, Pittsburgh Penguins
Idade: 28 | Média salarial em 2017-18: $2,1 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
O nome de Cole esteve em circulação desde que foi cortado de alguns jogos no início da temporada. Seu status pareceu ainda mais delicado com a aquisição de Jamie Oleksiak pelos Penguins. É provável que seu tempo em Pittsburgh tenha chegado ao fim, mas os Penguins valorizam sua experiência nas equipes campeãs dos últimos dois anos.
-
Josh Gorges, D, Buffalo Sabres
Idade: 33 | Média salarial em 2017-18: $3,9 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Gorges pode parecer um empréstimo óbvio na fase “tudo que não se chama Jack Eichel deve ir embora” dos Sabres, mas sua cláusula no-trade contém 15 times e isso dificulta qualquer negócio.
-
Kari Lehtonen, G, Dallas Stars
Idade: 34 | Média salarial em 2017-18: $5,9 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Isto dependeria totalmente de Dallas estar um pouco para atrás na corrida pela pós-temporada quando o prazo de trocas chegar — e de encontrar alguém desesperado para levar um goleiro raquítico e de custo elevado.
-
Patrick Maroon, LW, Edmonton Oilers
Idade: 29 | Média salarial em 2017-18: $2 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Este praticamente já era para os Oilers, que podem garantir alguma coisa para o futuro por um jogador de primeira ou segunda linha para muitos times na disputa pela Stanley. Maroon tem 11 gols em 44 partidas, jogando 16:57 por noite. O “Big Rig” custa menos que alguns left wings no mercado, com certeza.
-
Petr Mrazek, G, Detroit Red Wings
Idade: 25 | Média salarial em 2017-18: $4 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: RFA
Depois que os Golden Knights o demitiram no draft de expansão, é difícil saber o quanto ele vale. Mas ei, depois da temporada podre que ele teve — tirando o esforço de domingo (14) contra os Blackhawks, que mais pareceu um teste para olheiros — talvez a negociação RFA que está por vir pareça mais promissora para o time que ficar com ele.
-
David Perron, LW/RW, Vegas Golden Knights
Idade: 30 | Média salarial em 2017-18: $3,75 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Como com James Neal, isso depende da filosofia do GM George McPhee para um Golden Knights indo em direção aos playoffs: Manter a equipe junta como está, ou talvez ver se alguém está disposto a ceder uma escolha de primeira rodada por Perron? Tudo o que temos ouvido pende para a opção “manter a equipe junta como está”, mas quem sabe?
-
Tomas Plekanec, C, Montreal Canadiens
Idade: 35 | Média salarial em 2017-18: $6 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Ele já declarou que deseja encerrar a carreira com Montreal. Nós declaramos que os Habs são loucos se não o mandarem no prazo de trocas para um time com alguma chance de título que esteja interessado nele como central defitivo.
-
Tobias Rieder, RW/LW, Arizona Coyotes
Idade: 25 | Média salarial em 2017-18: $2,225 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: RFA
Rieder merece atenção aqui porque o GM John Chayka vai ouvir se uma oferta significante aparecer por ele, e porque seu desempenho ofensivo vem caindo um pouco nesta temporada.
-
Anton Slepyshev, LW/RW, Edmonton Oilers
Idade: 23 | Média salarial em 2017-18: $925.000
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: RFA
O GM Peter Chiarelli pendurou uma placa de “à venda” no atacante de grandes proporções, mas pequenos resultados. Se bem que a essa altura Chiarelli deve estar algemado à própria cadeira em seu escritório fazendo mais uma troca lamentável envolvendo um atacante novo.
-
Zack Smith, C, Ottawa Senators
Idade: 29 | Média salarial em 2017-18: $3,25 milhões
Fim do contrato: 2021 | Ao expirar: UFA
Aquela temporada com 25 gols em 2015-16 foi certamente uma anomalia, mas ele será um reforço para as terceira e quarta linhas de qualquer time disposto a fechar um contrato.
-
Thomas Vanek, LW/RW, Vancouver Canucks
Idade: 33 | Média salarial em 2017-18: $2 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Olha só, é a Estrela da Trade Deadline Thomas Vanek que se apresenta para você! Vanek foi negociado em um acordo envolvendo uma escolha de segundo round em 2014 e em um envolvendo uma escolha de terceiro round em 2017. Será 31 pontos em 44 jogos suficiente para valer mais que uma draft pick de quarta rodada e quebrar essa tendência? Potencialmente?
Nível 5: Meus patins in-line de 2006
Eles, bem, têm rodas. Basicamente jogadores que você pode conseguir por uma escolha baixa no draft ou, se isso não der certo, por um saco de pucks seminovos.
-
Cody Franson, D, Chicago Blackhawks
Idade: 30 | Média salarial em 2017-18: $1 milhão
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Franson recentemente foi enterrado na AHL, propositalmente para tentar negociá-lo logo. Próximo passo: Encontrar alguém disposto a dar qualquer coisa em troca.
-
Mark Letestu, C, Edmonton Oilers
Idade: 32 | Média salarial em 2017-18: $1,8 milhão
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Parte antecipada de uma venda de Edmonton na deadline, Letestu lidera os atacantes dos Oilers em tempo de gelo na desvantagem numérica. Ele tambem teve 11 pontos em 13 partidas de playoffs na última temporada. É uma pequena boa soma para alguma equipe por aí.
-
Johnny Oduya, D, Ottawa Senators
Idade: 36 | Média salarial em 2017-18: $1 milhão
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Um defensor veterano com duas Stanleys no currículo que está pronto para ajudar seu segundo par defensivo ou contribuir com um time chegando na pós-temporada. Mas não espere muito mais do que isso.
-
Brad Richardson, RW, Arizona Coyotes
Idade: 32 | Média salarial em 2017-18: $2.083.333 milhões
Fim do contrato: 2018 | Ao expirar: UFA
Adição boa e econômica para as terceira e quarta linhas, que provavelmente volta direto para os Coyotes após a temporada se eles o negociarem.
Matéria original (em inglês) aqui.