LOADING

Type to search

Top 5 momentos marcantes: Conferência Oeste

Análise Lista

Top 5 momentos marcantes: Conferência Oeste

Share

A NHL é cheia de curiosidades e momentos marcantes, mas alguns desses acontecimentos são de fato especiais. Ao longo dos 100 anos de história muita coisa aconteceu e por isso separamos 5 casos especiais que os times da conferência Oeste nos presentearam.

Miracle on Manchester

No dia 10 de Abril de 1982, Los Angeles Kings e Edmonton Oilers se enfrentavam em um jogo de playoffs. A partida que aconteceu em Manchester Boulevard (daí o apelido do feito), no subúrbio de Inglewood em Los Angeles entraria pra história. Os times participavam do terceiro jogo da série e os Oilers estavam na frente por 5-0. Mas o terceiro período mudou tudo. Um acontecimento inédito fez os Kings empatarem.

Tudo começou quando Jay Wells abriu o placar para os Kings. Menos de 3 minutos depois foi a vez de Doug Smith aproveitar o power play e marcar. Após pouco menos de 10 minutos foi a vez de Charlie Simmer, Mark Hardy e Steve Bozek marcarem. Fim do terceiro período, jogo empatado e agora os Kings tinham esperança de ganhar. Após uma breve pausa eles entraram com uma linha nova. Daryl Evans teve a chance e deu um shoot certeiro no puck que acertou na parte superior da rede. Gol marcado e vitória dos Kings aos 02:36 de OT.

San Jose Sharks realiza sonho de fã

No dia 18 de março de 2014 o San Jose Sharks realizava o sonho de Sam Tageson. O jovem que na época tinha 17 anos, foi diagnosticado com síndrome do coração esquerdo hipoplásico ainda criança. Aos 6 anos contra as ordens dos médicos começou a jogar hockey, seu esporte do coração. Quando foi perguntado qual seu maior desejo pela Fundação Make-A-Wish, Sam não pensou duas vezes ao pedir para jogar pelo San Jose Sharks. 

E o seu sonho foi realizado. Durante um dia inteiro Sam foi jogador dos Sharks. Ele treinou com a equipe de manhã, onde patinou pelo gelo e praticou tiros. Em seguida o GM do time Doug Wilson, assinou um contrato com Sam para tornar oficial a contratação de um dia. Após o contrato ele se se juntou a equipe para o aquecimento antes do jogo contra o Florida Panthers. Naquela noite, Sam se tornou o primeiro não-jogador a passar pela Shark Head. Quatro anos depois o time de San Jose realizou o sonho de Hayden Bradley, que havia se inspirado no desejo de Sam.

Último jogo de Mike Modano na AAC

O jogador foi draftado como 1st pick pelo Minnesota North Stars para a temporada 1988-89. Em 1993 a equipe foi realocada e passou a ser o Dallas Stars, ainda assim Modano continuou no time. No dia 08 de abril de 2010, o clima na arena era de despedida já que aquele era o seu último jogo em Dallas. Ao final da temporada o contrato de Mike acabaria e os fãs só saberiam se ele renovaria ou se aposentaria no verão americano. 

Aquela foi uma noite de grandes emoções para os fãs. Mike teve uma grande homenagem com a placa de vídeo do American Airlines Center mostrando imagens de sua carreira, tornando difícil para o jogador segurar a emoção. Em um vídeo pré-gravado Modano agradeceu aos fãs pelos “17 anos memoráveis em Dallas”. Ao ser ovacionado pelos fãs o jogador não aguentou a emoção e foi possível ver as lágrimas quando a câmera focou nele.

Mais tarde em junho de 2010 o time anunciou que o jogador não retornaria para Dallas na próxima temporada. O jogador passou uma temporada pelo Detroit Red Wings, até que ele decidiu se aposentar. Com isso, o time de Dallas assinou um contrato de um dia com o jogador, tornando possível que ele se aposentasse como um Stars.

Aposentando o número 19

Joe Sakic era um center do Colorado Avalanche. Ele foi draftado pelo Quebec Nordiques em 1987, mas só foi começar na NHL na temporada 1988-89. Para a temporada 1992-93 o jogador, que até então era co-capitão, foi anunciado como capitão. Com a mudança do time para Denver, a equipe ganhou o nome de Colorado Avalanche. Sakic continuou como capitão, assim se tornando o primeiro do Avalanche. No total foram 17 temporadas como capitão, tendo sido 14 anos somente no Avalanche.

Ao final da temporada 2008-09 Sakic anunciou sua aposentadoria. No dia 1º de outubro de 2009 o time aposentou o nº19 em uma cerimônia especial antes do início da abertura de temporada. O banner com a sua jersey continha um “C” já que o jogador tinha sido o único capitão do time até a sua aposentadoria. “Super Joe” como era conhecido, foi aplaudido de pé por seus fãs em sua homenagem. Em uma noite de muita emoção, Joe foi ovacionado diversas vezes durante a cerimônia. Com vídeos de sua longa carreira, Joe mostrou o porquê de ser tão amado pelos fãs de Denver. Em 2014 o ex-jogador assumiu como GM do time, cargo que ocupa até hoje.

Estreia histórica nos playoffs

O Las Vegas Golden Knights é um time extremamente novo, fez a sua primeira temporada em 2017-18. Mesmo assim mostrou que não está aqui para brincar. Após ir bem na temporada regular, o time conseguiu um feito histórico ao “varrer” seu oponente em sua primeira série de playoffs. Essa foi a primeira vez na história da NHL que isso aconteceu. O time de Las Vegas enfrentava o Los Angeles Kings na série. Sua primeira partida estava marcada para o dia 11 de abril de 2018. Apenas seis dias depois o time vencia sua quarta partida contra os Kings e portanto avançava para a próxima fase dos playoffs.

Alguns dias depois o time avançou novamente ao ganhar de 4-2 contra o San Jose Sharks. Assim se tornando o terceiro time da NHL a vencer várias séries em sua temporada inaugural. Nas finais de conferência foi a vez do Winnipeg Jets dizer adeus a Stanley Cup. Como resultado os Golden Knights se tornaram os campeões de conferência, e portanto se tornando a terceira equipe da NHL a avançar para uma final de Stanley Cup em sua temporada inaugural. Na última série o time perdeu de 4-1, se tornando o vice-campeão.

Foto: Reprodução / en.wikipedia.org