Na última semana, entre os dias 13 e 19 de novembro, tivemos a Transgender Awareness Week, movimento criado para visibilizar as questões da população transgênera e sua comunidade em geral. Ontem, dia 20, comemorou-se o Dia da Lembrança Transgênera (TDOR, na sigla em inglês), para honrar as pessoas perdidas pela violência à comunidade.
Em comemoração às datas, o Team Trans compete na Friendship Series contra a Madison Gay Hockey Association. Inaugurado em 2019, o time começou em partidas contra o Boston Pride, da PHF. Acredita-se que o Team Trans seja a única equipe esportiva formada inteiramente por pessoas transgêneras nos Estados Unidos.
Neste final de semana o time enfrenta a Madison Gay Hockey Association, que se autodenomina “maior associação queer de hockey no mundo”. Jogadores do Team Trans viajaram de diversos lugares para a partida, dentre eles EUA, Canadá e Japão, com todas as suas despesas pagas através de doações.
Durante tempos em que falamos muito sobre representatividade e com o slogan “Hockey é para todos” vendido pela NHL, iniciativas como a do Team Trans são fundamentais para a construção de um esporte mais inclusivo e receptivo a todos, todas e todes.
(Foto: NHL.com/Reprodução)