Jogos da Secret Dream Gap Tour em Nova York
Share
Em 2019 foi anunciada a criação da PWHPA (em português, Associação de Jogadoras Profissionais de Hockey Feminino) com o objetivo de demandar melhores condições de trabalho e salários justos para as atletas.Dessa forma, a PWHPA também organiza a Secret Dream Gap Tour, com o objetivo de promover a necessidade do aumento da visibilidade do hockey feminino.
Em 2021, os dois jogos programados foram disputados nos dias 27 e 28 de fevereiro.
A primeira partida aconteceu no Protec Ponds Training Center, em New Jersey, entre Minnesota Region (Team Adidas) e New Hampshire Region (Women’s Sports Foundation).
Já o jogo de domingo foi no Madison Square Garden, casa do New York Rangers, onde os dois times se enfrentaram novamente. Essa partida à noite foi histórica por dois fatores principais: o fato de ter sido o primeiro jogo de hockey profissional feminino no Madison Square Garden, e ter sido transmitido em rede nacional, pela ESPN americana.
A principal diferença entre a Secret Dream Gap Tour de 2019-20 para a de 2020-21 foi a troca de alguns patrocinadores, e as dinâmicas dos jogos e equipes.
Enquanto em 2019 a dinâmica da competição foi de playoffs e round robins, além dos nomes das equipes serem os nomes das capitãs dos times, a deste ano adotou nomes dos patrocinadores e um sistema de pontos.
Em 2019-20, ocorreram dois jogos no primeiro dia e dois no segundo e adotou-se um formato estilo playoffs. Nos jogos do segundo dia, os perdedores do dia anterior se enfrentavam em um jogo de consolação e os vencedores se enfrentavam em um jogo final.
No Dream Gap Tour deste ano, as equipes recebem 2 pontos por uma vitória, 1,5 pontos por uma vitória no overtime, 1 ponto por uma vitória nos shootouts, 0,5 pontos por uma derrota na prorrogação ou shootouts e zero pontos por uma derrota. Por fim, pontos adicionais podem ser adquiridos se uma jogadora marca um hat-trick ou um gol short-handed, se uma goleira consegue um shutout ou uma equipe marca cinco ou mais gols.
Os elencos
Kendall Coyne Schofield, Hilary Knight e Hannah Brandt formaram a primeira linha de ataque da equipe Minnesota Region, ou Team Adidas. Dani Cameranesi, Kelly Pannek, Annie Pankowski na segunda linha, Sydney Brodt, Sophia Shaver e Abby Roque na terceira e por último Samantha Donovan e Ryleigh Houston na quarta linha.
Já a defesa contou com Lee Stacklin, Savannah Harmon, Demi Crossman, e Margo Lund.
As goleiras foram Nicole Hensley e Maddie Rooney.
A maioria das jogadoras tiveram passagens na NWHL e ganharam ouro olímpico pela seleção americana de hockey no gelo.
Na equipe New Hampshire Region, ou Women’s Sports Foundation, a primeira linha foi composta por Hayley Scamurra, Brianna Decker e Amanda Kessell. Alexa Gruschow, Gigi Marvin e Haley Skorupa fizeram parte da segunda linha. Chelsey Goldberg, Courtney Turner e Delaney Belinskas foram a terceira e por último Emily Field.
Já na defesa, Megan Keller, Kali Flanagan, Jincy Dunne, Jacquie Greco e Codie Cross. As goleiras foram Alex Cavallini e Katie Burt.
O primeiro jogo
Apesar de não ter tido pessoas na arena devido as politicas de restrições pelo COVID-19, o clima na primeira partida da Secret Dream Gap Tour foi intenso.
O primeiro período não trouxe grandes chances para nenhuma das equipes, e terminou empatado em 0-0. Antes do período acabar, Brianna Decker e Kendall Coyne Schofield trocaram algumas palavras em uma altercação, o que acabou dando uma penalidade para os dois times. Porém, não resultou em nenhum gol.
Portanto, a grande ação viria no final do segundo período, quando Hayley Scamurra, da equipe New Hampshire Region (NHR), abriu o placar com um passe de Gigi Marvin depois de dominar os chutes.
Contudo, a felicidade durou pouco, já que antes do segundo período terminar, Savannah Harmon empatou o jogo em 1-1. No terceiro período, Coyne Schofield teve uma grande chance de fazer outro gol. Demonstrando sua agilidade, ela recebeu o punk nas beiradas e saiu correndo em direção da goleira Katie Burt.
Entretanto, Burt, conseguiu fazer a defesa. Mesmo assim, a Equipe Adidas sairia na frente minutos depois, com um gol de Ryleigh Houston. Então, a Equipe Adidas rapidamente marcaria mais dois gols. Abby Roque foi quem deixou o placar em 4 a 1.
Vale ressaltar que a jogadora estava alterando em duas linhas: primeiro, com Ryleigh Houston e Sophia Shaver, e segundo, com Sam Donovan e Sydney Brodt.
Por fim, o placar foi de 5-2, com o quinto gol sendo feito por Coyne Schofield. No entanto, Gigi Marvin marcou outro para a equipe New Hampshire Region nos últimos minutos do fim da partida. As goleiras Katie Burt e Nicole Hensley tiveram ótimos desempenhos. Burt defendeu 25 shots de 30 e Hensley 37 de 39.
O segundo jogo
Procurando uma vitória, as jogadoras do New Hampshire Region não deixariam barato a segunda partida, agora na arena do Rangers. Por isso, nos primeiros seis minutos de partida, o NHR fez dois gols rápidos.
Brianna Decker abriu o placar, indo sozinha direto na goleira do Team Adidas, Maddie Rooney. Depois, Decker fingiu um chute antes de deslizar o puck para Amanda Kessel, que marcou o segundo gol.
Todavia, a estrela da noite passada, Abby Roque, diminuiu o placar. Rapidamente ela fez um gol, aumentando a quantidade de pontos que a jogadora fez na competição. Enfim, o primeiro período terminou com um belo gol no five-hole de Haley Skarupa, o que colocou a equipe NHR em vantagem por 3-1 no placar.
Era nítido que a equipe queria ganhar esse jogo a qualquer custo, após o resultado da noite anterior.
No entanto, se o primeiro período foi bem agitado, o segundo foi diferente. Com poucas chances, foi um período em sua maioria quieto. Porém, Codie Cross levou uma penalidade por hooking.
A Equipe Adidas ficou em desvantagem numérica após Kelly Pannek ter cometido um cross-checking e, em seguida, Demi Crossman se juntou a ela na caixa após um holding.
O bom disso para a Equipe Adidas foi que o time adversário não conseguiu marcar nas penalidades. Savannah Harmon marcaria um gol, porém, ele foi anulado após verem que o puck não chegou a cruzar a linha do gol.
Então, Hillary Knight faria o segundo gol do Team Adidas, após lançar um belo passe direto para as redes de Cavalinni.
Mas Brianna Decker tinha outros planos, o que acabou com a alegria das adversárias. Sophia Shaver, do Team Adidas, cometeu um delay of game. Logo depois, Sydney Brodt cometeria outra penalidade, desta vez de too many players.
Assim, em outro 5-contra-3, NHR rapidamente converteu a chance, e Decker marcou. Então, ela marcou o quarto ponto no jogo e o placar ficou 4-2.
Com quatro minutos para o fim do terceiro período, Coyne Schofield ainda marcou o terceiro gol do Team Adidas. Contudo, a vitória foi do New Hampshire Region, que conseguiu aguentar a pressão e triunfou após um jogo difícil.
O primeiro final de semana da Secret Dream Gap Tour acabou com uma vitória para cada time. Os próximos jogos da comeptição serão em Chicago, nos dias 6 e 7 de março.
Foto: Reprodução/Twitter @PWHPA