LOADING

Type to search

Retrospectiva 2019

Sem classificação

Retrospectiva 2019

Share
Capa Retrospectiva

Em um ano muita coisa acontece. No mundo do hockey não é diferente. Apesar de um calendário recheado de jogos, surpresas sempre estão presentes no esporte. O ano de 2019 nos apresentou confrontos clássicos, como os tradicionais jogos ao ar livre, mas também foi um ano que nos surpreendeu, cheio de polêmicas que levou ao que talvez seja um início de mudanças na forma de se enxergar o esporte. O ano também contou com fortes emoções não somente para o público mas também para os jogadores e jogadoras. O hockey feminino escolheu 2019 para ser o marco do início de uma luta que está apenas começando. Entre notícias dos mais diversos tipos, o NHeLas selecionou os principais fatos para relembrar com nossos leitores nesta retrospectiva.

Janeiro

01/01: Como de costume, o ano começou com o Winter Classic, desta vez a partida foi entre o Boston Bruins e Chicago Blackhawks. O evento que aconteceu na University of Notre Dame, em South Bend, Indiana, contou com 76 mil pessoas, a segunda maior marca de público em um Winter Classic. A partida terminou com a vitória do Bruins por 4 a 2.

Winter Classic 2019 (Foto: Reprodução/nhl.com)

11/01: O jogador do Boston Bruins, Rick Nash anuncia sua aposentadoria após 11 jogos com o time. A decisão foi tomada junto a equipe médica após complicações e sintomas de uma lesão causada em março de 2018.  

16/01: O Dallas Stars em conjunto com a ONG Make a Wish realizaram o sonho de Anderson McDuffie de conhecer o time. O garoto de 10 anos que nasceu com uma doença cardíaca e já havia passado por duas cirurgias, ganhou uma experiência completa com direito a uma partida contra os Stars e entrevista pós-jogo. 

24/01 a 27/01: O All-Star Games sediado na arena do Sharks na cidade de San Jose, Califórnia, entrou para a história após contar pela primeira vez com a participação de jogadoras femininas. As medalhistas Kendall Coyne Schofield e Brianna Decker participaram do concurso de habilidades. Enquanto no dia 26 aconteceu os jogos entre as divisões que teve como grande campeã a Divisão Metropolitana e o jogador Sidney Crosby nomeado como MVP. 

25/01: O comissário da NHL Gary Bettman anuncia microchip nas camisas dos jogadores e nos pucks para rastreamento em tempo real. A tecnologia já vem sendo testada desde 2013 em alguns jogos de hockey.  

Fevereiro

12/02 a 17/02: A Rivalry Series abriu a semana do Hockey Week Across America. O torneio foi disputado entre as seleções femininas do Canadá e do EUA e contou com apoio da NHL que autorizou o uso das arenas do Detroit Red Wings e Toronto Maple Leafs. A série que é disputada por melhor de três teve como campeã a seleção canadense por 2 jogos a 1.

16/02: O comentarista Don Cherry em seu programa critica as famosas “storm surge” do Carolina Hurricanes chamando os jogadores de Canes de “buch of jerks” (em tradução literal “bando de idiotas”). Após o programa ir ao ar, o time decidiu então transformar a crítica em uma marca. Agora, além de manter a tradição de comemorar as vitórias em casa, o time também vende camisas personalizadas com a frase. 

Março

31/03: A CWHL anuncia o fim da Liga a partir do dia primeiro de maio após sofrer dificuldades de se manter financeiramente nas últimas temporadas. 

Abril

24/04: Chega ao fim o primeiro round dos playoffs. Os jogos surpreenderam e colocaram um fim em muitos brackets dos fãs. Com algumas “varridas” os times Tampa Bay, Maple Leafs, Capitals, Penguins, Predators, Winnipeg, Flames e Vegas se despediram da primeira fase dos playoffs.  

Maio

10/05 a 26/05: O IIHF World Championship aconteceu na Eslováquia. Num acontecimento inédito onde grandes nomes da NHL participaram o torneio premiou como campeã a seleção da Finlândia.

Finlândia conquista o ouro
Seleção Finlandesa (Foto: Reprodução/iihf.com)

16/05: Boston Bruins “varre” o Carolina Hurricanes nas semifinais e se torna campeão da Conferência Leste. Assim conquistando o troféu Prince of Whales e avançando para a final dos playoffs.

20/05: Após reviravoltas no mundo do hockey feminino, as jogadoras se uniram e anunciaram a criação do PWHPA. A associação feminina que visa melhores condições de trabalho para as jogadoras e dando início a uma nova era no hockey feminino. 

21/05: Depois de 49 anos sem ir para uma final da Stanley Cup. Os Blues vencem os Sharks por 5 a 1 num jogo 6. Assim se tornando o campeão da Conferência Oeste

Junho

08/06: A AHL chega ao último jogo dos playoffs da Calder Cup. A final que foi disputada entre Charlotte Checkers e Chicago Wolves, teve pela primeira vez na história da Liga os Checkers como grande campeão da temporada.

12/06: Após iniciar o ano como o último time da tabela, o St. Louis Blues conquista a sua primeira Stanley Cup na história da franquia ao ganhar do Boston Bruins no jogo 7 por 4 a 1.

St. Louis Blues posa com a Stanley Cup em jogo da vitória (Foto: Reprodução/nhl.com)

19/06: A NHL premia seus jogadores em cerimônia realizada em Las Vegas. O NHL Awards premiou seus principais jogadores pela temporada regular. Entre eles o center do Vancouver Canucks, Elias Pettersson como o rookie do ano. 

21/06: Após erros na arbitragem durante os playoffs, a NHL anuncia mudanças nas regras para a nova temporada.

21/06: O primeiro round do Draft 2019 da NHL aconteceu em Vancouver. Os jogadores Jack Hughes (New Jersey Devils), Kaapo Kakko (New York Rangers) e Kirby Dach (Chicago Blackhawks) foram selecionados dando um fim às especulações. Posteriormente, os três jogadores assinaram com seus times e já participam de sua primeira temporada pela NHL.

Kirb Dach, Jack Hughes e Kaako Kappo (Foto: Reprodução/nhl.com)

22/06: O Leafs precisando liberar cap salarial optou por trocar o jogador Patrick Marleau com o Carolina Hurricanes. No entanto, o jogador preferiu não permanecer no time e Canes decidiu comprar o ano restante do contrato de Marleau. Dessa forma, liberou o jogador para o time de sua escolha. Posteriormente os Sharks anunciaram contrato de um ano com Patrick.

26/06: O jogador Roberto Luongo anunciou a sua aposentadoria após 19 temporadas na NHL. Posteriormente o Florida Panthers, time pelo qual atuava como goleiro, anunciou que irá aposentar o número do jogador no dia 07 de março de 2020. Assim, o time da Flórida tornou  Luongo o primeiro jogador a ter seu número aposentado pela equipe. 

Julho

01/07: O primeiro dia de free agency trouxe surpresas com grandes nomes sendo trocados. Jogadores como Matt Duchene, Artemi Panarin, Anders Lee e Phil Kessel disseram adeus ao seu antigo lar e deram início a uma nova etapa na carreira. Enquanto isso o forward Sebastian Aho assinou uma extensão de cinco anos com o Canes após uma oferta de offer sheet do Montreal Canediens.

02/07: A medalhista americana, Amanda Kessel foi convidada pelo New York Rangers a atuar como embaixadora do Junior Rangers Girls Hockey A iniciativa do time em prol do hockey feminino para crianças. 

15/07: Brasil fica em 11º lugar com hockey inline na segunda edição do World Roller Games. A competição é considerada uma olimpíada dos esportes sobre patins e skateboarding. O evento aconteceu na cidade de Barcelona, Espanha.

Time brasileiro de hockey inline no World Roller Games
Seleção Brasileira de Hockey Inline (Foto: Reprodução/facebook.com/HockeyInlineCBHP)

18/07: No final de 2018 a NHL anunciou uma equipe de expansão em Seattle para a temporada 2020-21. Com isso, esse ano a equipe começou seus preparativos para o nascimento do novo time. Um desses preparativos foi a nomeação de Ron Francis como GM da franquia que ainda não possui nome.  

29/07: O Arizona Coyotes entra para história ao ser o primeiro time da NHL a ter um hispânico como proprietário majoritario. O empresário Alex Meruelo comprou o time e deu início às grandes mudanças que o time sofreria na temporada.

31/07: O Calgary Flames anuncia construção de nova arena. Entretanto, o novo espaço só deve ficar pronto para a temporada 2024-25. 

Agosto

08/08: Após o Flames, foi a vez do New York Islanders anunciar a criação de uma nova arena em parceria com o New York Mets. A previsão é que a arena fique pronta para a temporada 2021-22.

10/08: Condecorado como embaixador da NHL na China, o russo Alex Ovechkin passou uma semana no país como uma forma de promover o esporte entre as crianças. O jogador ainda aproveitou e passou pela capital.

14/08: As jogadoras da seleção sueca de hockey boicotaram a participação no training camp e anunciaram que não participaram do torneio das 5 Nações. Essa ação foi uma forma de protesto junto à criação do movimento #FörFramtiden para reivindicar melhores condições de trabalho para as mulheres no esporte.

23/08: O jogador Yevgeny Kuznetsov do Washington Capitals foi suspenso por quatro anos pela IIHF após violação do código antidoping mundial. No entanto a substância ilícita presente em seu exame não consta como violação na NHL e portanto o jogador não foi suspenso na Liga.  

24/08 e 25/08: A equipe Amparo No Limits vence o Campeonato Brasileiro de Hockey Inline Feminino, que aconteceu em São Paulo. Além do primeiro lugar com seu time, a jogadora Lea Villagra, recebeu também os prêmios de MVP, artilheira e assistente.

Equipe do interior de São Paulo é campeã no Campeonato Brasileiro de Hockey Inline Feminino
Equipe Amparo No Limits campeã do campeonato brasileiro de hockey inline feminino

28/08: O goleiro Cam Ward assinou um contrato de apenas um dia para que pudesse se aposentar no time em que foi draftado, o Carolina Hurricanes. 

28/08: O PWHPA anuncia a Dream Gap Tour, uma turnê realizada pelas cidades do Canadá e EUA com intuito de promover o hockey feminino.  

Setembro

06/09: NHL anuncia quatro mulheres para atuarem como árbitras e assistentes de arbitragem no Exposure Combine 2019. 

06/09 a 08/09: A seleção brasileira de hockey no gelo participou da Latam Cup 2019 que foi sediado na Flórida, EUA. O campeonato é uma forma de promover o esporte na América Latina e Caribe.

Equipe brasileira de hockey no gelo
Seleção Brasileira de hockey no gelo (Foto: Reprodução/@brazilicehockey)

13/09: Após mais de um ano de especulações, o winger Mitch Marner assinou uma extensão de contrato com o Maple Leafs. O jogador irá permanecer no time por mais seis temporadas. 

Outubro

04/10: Chicago Blackhawks e Philadelphia Flyers disputaram partida que fez parte do Global Series. Em uma parceria da NHL com a Live Nation Sweden, o primeiro jogo da temporada para ambos os times aconteceu em Praga na República Tcheca. Os Flyers que haviam sido nomeados o time da casa foi o ganhador da noite por 4-3 e um total de 28 defesas do goleiro Carter Hart

05/10 e 06/10: Com mais de 400 eventos em 40 países, a IIHF promove o World Girls’ Ice Hockey Weekend com o intuito de promover o hockey entre mulheres de todas as idades. 

26/10: A cidade de Regina em Saskatchewan no Canadá ficou responsável por receber a quinta edição do Heritage Classic. Desta vez os times selecionados foram Winnipeg Jets e Calgary Flames, sendo esta a primeira vez que o evento foi realizado em território neutro.

29/10:  O forward do Carolina Hurricanes, Andrei Svechnikov entra para a história da NHL ao marcar um gol no estilo de lacrosse pela primeira vez na Liga. O jovem jogador que tem brilhado no gelo, chegou a repetir o feito em dezembro assim levantando brincadeiras de substituírem o nome do gol de “The Michigan” para “The Svech”. 

Novembro

08/11 e 09/11: A segunda parte dos jogos do Global Series aconteceu em Estocolmo, na Suécia. Desta vez os times selecionados foram Buffalo Sabres e Tampa Bay Lightning. Em duas partidas acirradas, o time de Tampa foi o grande vencedor ao ganhar os dois jogos da disputa.

11/11: No dia 09 de novembro o até então comentarista Don Cherry fez comentários xenofóbicos durante seu programa Coach’s Corner da SportsNet. Essa não sendo a primeira vez que Cherry fazia comentários preconceituosos em seu programa. Após inúmeras críticas por parte do público a emissora, por fim, decidiu demitir o comentarista e consequentemente colocar um fim ao seu legado de 40 anos no programa. 

15/11 a 18/11: O mês de novembro foi marcado pelo Induction Weekend 2019, o evento promovido pelo Hockey Hall of Fame para a apresentação dos novos membros. O fim de semana contou com várias festividades, entre elas o legends classic e o evento de gala com homenagens para os novos membros. Esse ano os homenageados foram: Guy Carbonneau, Vaclav Nedomansky, Hayley Wickenheiser, Sergei Zubov, Jim Rutherford e Jerry York. 

20/11: Mike Babcock que até então era técnico do Toronto Maple Leafs foi demitido sob o pretexto das derrotas que o time vinha sofrendo. Posteriormente, veio ao conhecimento do público a confirmação de um boato que já rondava o time e as inúmeras reclamações de falta de ética de Babcock. A demissão de Mike foi a primeira para as inúmeras demissões de técnicos que aconteceriam nas próximas semanas.

29/11: Após alegações de insultos raciais e abuso físico do técnico Bill Peters, o Calgary Flames em conjunto com a NHL inicia investigação para averiguar as declarações. Com isso, o até então técnico do Flames renuncia ao cargo e Geoff Ward, que já atuava como técnico interino devido às investigações, permanece no cargo.

Dezembro

03/12: Mesmo após recrutar P.K. Subban e Nikita Gusev na intertemporada o New Jersey Devils teve um péssimo início de temporada e decidiu demitir o técnico John Hynes. Em seguida nomeou Alain Nasreddine como técnico interino e Peter Horachek como técnico assistente.

03/12: Após usar sua conta pessoal no twitter para denunciar abusos sofridos pelo ex-técnico Bill Peters. O ex-jogador Akim Aliu se reuniu com o comissionário da NHL, Gerry Bettman para discutir suas alegações e mudanças na Liga.

10/12: O torneio da CHL finaliza suas quartas de finais. Os times Mountfield HK, Djurgården Stockholm, Luleå Hockey e Frölunda Indians avançam para as semifinais marcada em janeiro de 2020.

10/12: Pegando todos de surpresa, incluindo seus jogadores, o Dallas Stars demite seu técnico Jim Montgomery. Sem entrar em detalhes em seu comunicado o time informou que o técnico estava sendo desligado por conduta antiprofissional. 

11/12: O San Jose Sharks decide demitir equipe técnica após diversas derrotas. Como resultado o técnico Peter DeBoer, e os assistentes Steve Spott, Johan Hedberg e Dave Barr dizem adeus ao time. 

13/12: Foi anunciado pelo Philadelphia Flyers que Oskar Lindblom tinha sido diagnosticado com Sarcoma de Ewing, um tipo de câncer nos ossos. Neste dia a comunidade do hockey mostrou que muito mais do que um esporte quando os times e jogadores mostraram seu apoio ao jovem de 23 anos. A hashtag #OskarStrong então foi criada como uma forma de homenagear o jogador e promover doações em favor da pesquisa da doença.  

16/12: As especulações sobre o destino de Taylor Hall chegam ao fim. O New Jersey Devils troca o winger com o Arizona Coyotes, uma mudança muito bem vinda pelo jogador. 

Editorial

Oi fãs!

O ano de 2019 não foi para os fracos de coração. Sem dúvidas crescemos junto com o esporte, vimos jovens jogadores realizarem seus sonhos e grandes lendas se aposentarem. Conhecemos uma nova geração que vem mostrando uma forma diferente de lidar com o esporte, uma mídia mais atenta aos bastidores do esporte que pretende não mais esconder casos de abusos com seus atletas. Afinal, o que seria do hockey que se não fosse pelos jogadores? 

A equipe NHeLas também cresceu em 2019. Novas meninas se juntaram a este trabalho que é levar o hockey para os quatro cantos do Brasil ( e por que não também do mundo, afinal, nós somos ambiciosas!) Foi um ano de muito trabalho, mas que cada minuto foi recompensado por saber que temos vocês, leitores, que nos apoiam e incentivam a não desistir deste projeto. O NHeLas esteve inloco para cobrir o Campeonato Brasileiro de Hockey Inline Feminino, também estivemos em jogos da NHL com nossas correspondentes nos Estados Unidos e Canadá. Levamos projetos há muito tempo sonhados adiante. Escrevemos sobre NHL, mas também apoiamos as jogadoras que tanto batalham para terem seu trabalho e dedicação reconhecido. Acompanhamos campeonatos mundiais para levarmos a vocês, leitores, desempenhos de grandes lendas mas também de jogadores que ainda não estrearam na Liga. 

Foram muitos dias e noites discutindo, pensando, planejando e escrevendo para que o melhor conteúdo estivesse disponível para vocês. Mas, também foram muitas horas de sonhos. Muitas ideias, muitos projetos, muitas ações que estamos apenas começando a trabalhar para produzirmos um conteúdo ainda mais especializado pensando nos nossos leitores mais antigos mas também naqueles que só agora estão conhecendo o esporte. A gente promete que hockey pode ser um pouco confuso no início, mas quando se descobre este universo, é uma comunidade que está de braços abertos para lhe receber. Com o NHeLas, não somos diferentes! 

Sendo assim, a equipe NHeLas deseja a todos um excelente ano novo! Que 2020 venha com novos sonhos, novas ideias e muito hockey. Estaremos aqui mais uma vez para levarmos a vocês todas as notícias sobre o esporte que tanto amamos. Feliz 2020!