LOADING

Type to search

Primeiro dia de bolha da NWHL é marcado por estreias

Notícias

Primeiro dia de bolha da NWHL é marcado por estreias

Share
Tyler Tumminia no primeiro jogo entre o Metropolitan Riveters e Toronto Six

No sábado (23), a NWHL fez o seu retorno oficial ao gelo com o primeiro dia da “bolha” em Lake Placid, New York. Com transmissões na Twitch, o primeiro dia teve três jogos programados.

Dentre eles, tivemos a estreia oficial do Toronto Six e de diversas jogadoras que participaram do draft de 2020 da NWHL. Além disso, a liga, que conquistou diversos novos fãs nesse meio tempo, movimentou as redes sociais dos fãs de hockey, sem falar, é claro, do chat da transmissão, que teve grandes momentos.

Com a opção de doar inscrições, a solidariedade foi um dos grandes destaques do dia, com fãs comprando diversas inscrições para outros recém-chegados. No entanto, menção honrosa e vai para a doação inusitada de um jogador da NHL, que também estava assistindo à transmissão.

O winger J.T. Brown, ex-Tampa Bay Lightning e com contrato assinado com o IF Björklöven na HockeyAllsvenskan, não somente assistiu como também interagiu com os fãs e doou ao todo 71 inscrições (o número usado po Saroya Tinker, do Metropolitan Riveters) ainda na primeira partida do dia. Dessa forma, provou-se mais uma vez que com pouco um jogador de destaque pode ajudar na visibilidade para o hockey feminino.

Outro destaque vai para as jogadoras que mostraram seus apoios aos protestos do Black Lives Matter ocorridos por todo os Estados Unidos no decorrer do ano passado e se ajoelharam durante os hinos nacionais. Assim, mais uma vez jogadores de hockey insistem que o esporte pode e deve apoiar a sociedade nas suas lutas.

Mas as manifestações em prol do movimento não param por aí. As camisas usadas pelas jogadoras nesta temporada possuem um patch com a frase “end racism” (“acabe com o racismo” em tradução livre). Essa foi uma forma da NWHL mostrar que apoia um hockey mais inclusivo, afinal o hockey é (ou deveria ser) para todos! 

Riveters 3, Six 0.

O primeiro jogo do dia foi entre o veterano Metropolitan Riveters e o estreante Toronto Six, o que provavelmente tornou essa uma das partidas mais aguardadas entre os fãs.

Logo no início da partida, aos 01:43, já tivemos a rede sendo balançada pela defensora Leila Kilduff, das Riveters. Mais tarde, ainda no final do primeiro período, Kilduff repetiu o feito e aumentou a vantagem do time de Nova Jersey para 2 a 0.

No entanto, isso não desanimou o time canadense, que fez de tudo para marcar um gol na partida. Ao todo foram 40 tiros a gol realizados pelo time, que não conseguiu marcar nenhum graças à goleira Sonjia Shelly. Enquanto isso, as Riveters tiveram 16 shots bloqueados pela goleira Elaine Chuli das Six.

Por fim, Toronto teve um bom desempenho no gelo apesar da falta de gols. O time, que estava jogando apenas a sua primeira partida na história, conseguiu mostrar que tem um grande potencial e é questão de tempo para se destacar em gols.

A defesa do Metropolitan Riveters foi excelente e uma das grandes responsáveis pela falta de gols da outra equipe. Ao final, com Toronto deixando o gol vazio, as adversárias aproveitaram a chacen e a atacante Emily Janiga garantiu um terceiro gol faltando apenas 22 segundos para o fim da partida.

Whitecaps 2, Pride 1.

Outra partida muita esperada entre os fãs era do Minnesota Whitecaps e Boston Pride, os finalistas da Isobel Cup da temporada 2019-20, que foi cancelada devido à COVID-19. Numa partida emocionante para ambos os lados, as jogadoras deram um show no gelo e mantiveram os torcedores atentos durante a transmissão.

Ambos os times eram fortes e tinham grandes chances de ganhar. A prova disso foi quando a defensora Jenna Rheault mandou o puck direto para a atacante Christina Putigna, que aproveitou a chance e balançou a rede para o Pride. No entanto, essa alegria não durou muito. Poucos minutos depois foi a vez da atacante Joanna Curtis balançar a rede para as Whitecaps e empatar a partida em 1 a 1 no primeiro período.

No segundo período, o time de Minnesota abriu uma vantagem ao marcar o seu segundo gol da partida. Desta vez, com o gol da vitória marcado pela capitã Winny Brodt-Brown. Com o ponto, ela se tornou a jogadora mais velha na NWHL a marcar um gol, aos 42 anos.

Assim, o time garantiu a sua vantagem e posteriormente a sua vitória no seu primeiro jogo na bolha. Boston deu o seu máximo, mas ainda assim não conseguiu marcar nenhum outro gol. Foram seis oportunidades de power plays e 37 shots defendidos pela goleira Amanda Leveille. Enquanto a goleira Lovisa Selander defendeu 17 tiros de 19 realizados pelas Whitecaps. 

Whale 2, Beauts 1.

O último jogo do dia foi entre o Connecticut Whale e o Buffalo Beauts. Não era uma estreia ou um duelo tão aguardado como os anteriores, porém isso não o tornou menos importante. Nem menos interessante. Começando pelas goleiras de ambos os times, de um lado a terceira escolha geral do NWHL Draft de 2020, Carly Jackson, pelas Beauts e do outro, a goleira Abbie Ives pelo Whale. 

Diferentemente das duas primeiras partidas, no primeiro período não vimos nenhum time a balançar a rede. No entanto, isso não durou muito no período seguinte. Marcando o seu primeiro gol e ponto na carreira, a segunda escolha geral do draft do ano passado, a jogadora Kayla Friesen, abriu o placar para o time de Connecticut. Dessa maneira, ela criou uma vantagem para o seu time que durou todo o segundo período.

Entretanto, o time de Buffalo também queria muito vencer e foi durante um power play no terceiro período que a atacante Kristin Lewicki mandou o puck para dentro da rede e empatou a partida. Consequentemente, o gol aumentou os ânimos no gelo e deixou o duelo entre Jackson e Ives ainda mais acirrado. Ao todo, Carly parou 42 shots contra os 24 defendidos por Abbie.

Sem novos gols, o jogo não teve outro destino a não ser tentar desempatar na prorrogação, que também seguiu sem nenhuma alteração no placar. Restou apenas o shootout para decidir o time vitorioso.

Com apenas um gol marcado nas três rodadas, por Katelyn Russ ainda na primeira tentativa, o Connecticut Whale garantiu a vitória da noite sobre as Beauts que não marcaram em nenhuma cobrança. O resultado mostrou que, apesar das jogadoras terem feito o seu melhor no gelo, o grande destaque foram as goleiras de ambos os times. 

A temporada da NWHL segue até o dia 5 de fevereiro, quando acontece a Final da Isobel Cup. Todos os jogos podem ser assistidos através do canal na Twitch da liga, e a programação completa no horário de Brasília pode ser vista neste tweet.

Foto: Reprodução/ Twitter @NWHL

Tags:

1 Comment