Análise

Playoff Mode on: o que esperar de cada equipe – Divisão Norte

By Stephanie Casado

May 15, 2021

Demos início aos playoffs da NHL no final de semana com um jogo da Divisão Leste. Hoje (19), finalmente, a última divisão faz sua estreia na pós-temporada, isso mesmo, estou falando da Divisão Norte.

Composta excepcionalmente por todos os times canadenses na NHL, esta divisão teve todos os seus jogos realizados no Canadá, devido a todas as restrições de fronteiras entre países, causadas pela pandemia de COVID-19.

Com os jogos somente entre os times de mesma divisão, nos playoffs ainda teremos muita rivalidade histórica à amostra.

Vamos resumir o que esperar dos confrontos entre Toronto Maple Leafs e Montreal Canadiens, e Edmonton Oilers e Winnipeg Jets.

O que esperar da Divisão Norte

Além da dupla do Colorado de Gabriel Landeskog e Mikko Rantanen, nenhum par de atacantes foi mais dominante em termos de força do que Auston Matthews e Mitch Marner, de Toronto. Matthews e Marner estiveram no gelo por 51 gols a favor e 27 gols contra, dando a eles o segundo maior diferencial de gols na NHL nesta temporada, apenas um atrás de Landeskog e Rantanen.

O Toronto Maple Leafs, a maior franquia canadense da NHL, não ganha uma série de playoffs há 17 anos e não ganha a Stanley Cup há 54 anos. Com Auston Matthews e Mitch Marner liderando uma das primeiras linhas mais potentes da liga, será essa a temporada em que os Leafs finalmente alcançarão a glória novamente?

Montreal conseguiu sua vaga depois de muita expectativa por parte da torcida, com uma temporada regular instável, os Canadiens usaram de sua experiência e anos na liga, para ter calma e garantir o quarto lugar na tabela da divisão. Uma boa notícia, no entanto, para os Habs é que, se eles levarem a série até o Jogo 6 (28 de maio), serão o primeiro time canadense a receber torcedores na arena desde a paralização da temporada anterior, em março.

Montreal e Toronto não se enfrentam nas eliminatórias desde 1979.

Partidas da série:

Jogo 1: quinta-feira (20), Montreal Canadiens x Toronto Maple Leafs

Jogo 2: 22 de maio, Montreal Canadiens x Toronto Maple Leafs

Jogo 3: 24 de maio, Toronto Maple Leafs x Montreal Canadiens

Jogo 4: 25 de maio, Toronto Maple Leafs x Montreal Canadiens

Jogo 5: 27 de maio, Montreal Canadiens x Toronto Maple Leafs, caso necessário*

Jogo 6: 29 de maio, Toronto Maple Leafs x Montreal Canadiens, caso necessário*

Jogo 7: 31 de maio, Montreal Canadiens x Toronto Maple Leafs, caso necessário*

No outro confronto da divisão temos os Oilers tentando garantir a vaga para o tão sonhado retorno ao hall dos campeões dos últimos anos da Stanley Cup, e um Jets buscando seu lugar ao sol. Difícil mesmo é parar o ataque de um time que tem simplesmente Connor McDavid na primeira linha.

O central do Edmonton Oilers, Connor McDavid, teve uma temporada extraordinária e está praticamente com oito dedos já tocando o Hart Trophy. Nos jogos de terça-feira (11), ele tinha uma média de 1,889 pontos por jogo, o que seria o máximo, já que Mario Lemieux dos Pittsburgh Penguins teve uma média de 2,3 em 1995-96. Mas quanto disso foi por causa da competição na Divisão Norte canadense, que apresenta algumas das piores defesas da NHL? Edmonton fez 7-2 e venceu seus últimos seis jogos contra o Winnipeg Jets, seu adversário nessa fase. Entretanto, após essas partidas, as coisas provavelmente ficarão mais difíceis no caminho dos Oilers rumo ao troféu da Stanley Cup.

Partidas da série:

Jogo 1: quarta-feira (19), Winnipeg Jets x Edmonton Oilers

Jogo 2: 21 de maio, Winnipeg Jets x Edmonton Oilers

Jogo 3: 23 de maio, Edmonton Oilers x Winnipeg Jets

Jogo 4: 24 de maio, Edmonton Oilers x Winnipeg Jets

Jogo 5: 26 de maio, Winnipeg Jets x Edmonton Oilers, caso necessário*

Jogo 6: 28 de maio, Edmonton Oilers x Winnipeg Jets, caso necessário*

Jogo 7: 30 de maio, Winnipeg Jets x Edmonton Oilers, caso necessário*

Como você acha que vai terminar os confrontos desta divisão? Será que Toronto vai passar com tranquilidade mesmo com toda a história dos Canadiens? Os Oilers já podem ser considerados finalistas da Divisão Norte com a forcinha de Connor McDavid?

O mais importante é termos em mente que as chances de um canadense na final da disputa pela Stanley Cup são bem possíveis, o que deve deixar o Canadá em festa, afinal, o país espera há muito tempo que este troféu volte “para casa”.