Patrick Marleau quebra recorde de Mr. Hockey
Share
A noite de segunda-feira (19) foi mágica para o mundo do hockey, afinal pela primeira vez na história da NHL um jogador participou de seu 1.768º jogo de temporada regular na liga. Trata-se de um recorde que levou 41 anos para ser quebrado, ironicamente a idade de Patrick Marleau, quem o quebrou. O canadense que atualmente joga pelo San Jose Sharks ultrapassou a marca de Gordie Howe, que participou de 1.767 jogos regulares em sua carreira na NHL.
Após alcançar Howe no último sábado, era uma questão de apenas alguns dias para bater o recorde. Foi assim que, na segunda-feira à noite, o jogador canadense se tornou o grande homenageado, levando o público a lágrimas, e recebendo uma mensagem especial do comissário da liga, Gary Bettman.
Numa partida contra o Vegas Golden Knights, Marleau pôde adicionar um dos recordes mais cobiçados com apenas 23 temporadas na NHL. Nem mesmo a derrota por 3 a 2 tirou o sorriso do rosto do jogador e de seus fãs, que foram presenteados com um vídeo especial sobre a carreira do atleta.
O veterano não somente foi aplaudido de pé pelos presentes antes mesmo do final do primeiro período, como todos os jogadores de ambos os times fizeram questão de reconhecer esse momento tão importante para Marleau e a NHL. Além disso, as mais diversas homenagens online têm sido feitas desde o fim de semana.
Primeiros anos com os Sharks
Natural de Saskatchewan, no Canadá, Patrick Marleau nasceu em 1979 e começou no esporte ainda jovem. Jogou pelo Swift Current Legionnaires AAA da SMHL e Seattle Thunderbirds da WHL antes de participar do NHL Draft em 1997. Ele foi a segunda escolha, selecionado pelo San Jose Sharks, e fez a sua estreia no profissional ainda naquela temporada 1997-98.
Apenas alguns anos depois, no meio da temporada 2003-04, o jovem jogador conquistou o tão aclamado “C” na camisa. Ele foi capitão dos Sharks por cinco temporadas, até 2009. Nesse meio tempo, o canadense vinha construindo a sua carreira, e no ano de 2006 atingiu a marca de 400 pontos, faltando pouco para bater o recorde da franquia, até então de Owen Nolan com 451 pontos. Pouco menos de um ano depois, ele ultrapassou o recorde e, no final do mesmo ano, em 2007, atingiu seu 500º ponto.
Alguns anos depois, em janeiro de 2010, o jogador marcou seu 30º gol da temporada e entrou para a história como o jogador a conquistar o feito mais rapidamente, precisando de apenas 47 jogos para isso. Em janeiro de 2011, ao participar de sua partida de número 1.000, Marleau quebrou dois recordes: o de terceiro jogador mais jovem a conquistar a marca de 1.000 jogos e o de jogador mais jovem a participar de 1.000 partidas pela mesma franquia.
Com o passar dos anos, Patrick Marleau continuou atingindo marcas e conquistando feitos, ficando cada dia mais próximo do maior recorde da NHL. Em março de 2016, ao participar da partida de número 1.400 da sua carreira, Marleau se tornou o 36º a atingir tal feito e o mais jovem da lista. Em janeiro de 2017, numa partida contra o Colorado Avalanche, ele marcou pela primeira vez em sua carreira quatro gols em uma única partida. Poucos dias depois, no dia 2 de fevereiro, ao marcar o seu 500º gol, o jogador entrou para a lista como o 17º a atingir tal marca no mesmo time.
O bom filho à casa torna
Após 20 anos com o mesmo time, Marleau decidiu testar novas águas. O jogador então entrou para a free agency e começou a receber ofertas dos mais diversos times, incluindo os Sharks. No entanto, ele acabou aceitando a oferta do Toronto Maple Leafs. Assim, na temporada de 2017-18, pela primeira vez, o jogador estreou em um novo time.
Nos Leafs, o canandense conquistou mais alguns recordes. Ele se tornou o 18º jogador a participar de seu 1.500º jogo. Além de ter marcado seu 100º gol da vitória (8º a atingir tal marca), ele conquistou também seu 1.100º ponto. Chegando mais perto de quebrar o recorde de Howe, em novembro de 2018, Marleau se tornou o 11º jogador a ter participado de 1.600 jogos. Em junho de 2019, o time de Toronto trocou o jogador com o Carolina Hurricanes para liberar o salary cap da equipe. No entanto, ele optou por não ficar no time e assim os fãs do Canes deram adeus a um grande jogador sem nunca tê-lo visto jogar.
Por fim, Marleau retornou ao seu time de origem onde foi recebido de braços abertos na Califórnia. Poucos dias após o seu retorno, Patrick atingiu a marca de 1.500 jogos por um mesmo time sendo o sétimo jogador da história da NHL. Em janeiro de 2020, com 1.700 jogos na carreira, Marleau entrou para os cinco jogadores na história da liga a conquistar tal feito. Em fevereiro do mesmo ano, o jogador foi enviado para o Pittsburgh Penguins durante uma troca. Ao final da temporada o canandense retornou novamente para o time de San Jose.
Fora da NHL, Marleau participou de alguns campeonatos defendendo a nação canandense, incluindo as Olimpíadas de Inverno de 2010 e 2014, nas quais levou a medalha de ouro.
Quebrando recordes
Quando falamos de hockey, automaticamente lembramos de Gordie Howe, uma das maiores lendas do esporte até os dias atuais. O jogador conhecido como Mr. Hockey não tem esse apelido em vão. Ele começou a sua carreira na NHL em 1946, aos 18 anos, no Detroit Red Wings, time pelo qual jogou por 25 temporadas antes de se aposentar em 1971.
Gordie Howe (Reprodução/nhl.com)
Entretanto, não foi o adeus definitivo de Howe ao esporte. Isso porque, durante a temporada 1973-74, ele voltou à ativa pelo Houston Aeros, da WHA, para jogar ao lado de seus filhos. Em seguida, Howe retornou à NHL na temporada 1979-80, jogando pelo Hartford Whalers (atual Carolina Hurricanes), onde finalizou a sua carreira aos 52 anos e 10 dias. Assim, Howe não somente foi o jogador que mais participou de jogos na temporada regular da NHL, com 26 temporadas e 1.767 jogos, como também o jogador mais velho a atuar na liga, título que detém até hoje. (Além, é claro, de outros diversos prêmios, recordes e até mesmo um hat-trick nomeado em sua homenagem).
No entanto, a NHL de Howe não é a mesma de Marleau. A começar pela quantidade de times, quando Gordie começou na liga, em 1946, eram apenas seis, ou seja, eram menos jogos disputados ao longo de uma temporada. Depois, devemos acrescentar que a longevidade de um jogador no esporte não é a mesma de quem trabalha dentro de um escritório, por exemplo. Mesmo Patrick Marleau é considerado velho para um jogador de hockey, aos seus 41 anos. Mr. Hockey não somente jogou até os 40 anos, ele ultrapassou tal marca e jogou até os 52 anos, o que em si já é um feito incrível.
Diversos jogadores de renome talvez nem cheguem a jogar após os 40 anos, devido às diversas lesões e desgaste causado pelo esporte em si. Somando isso ao fato de que essas mesmas lesões deixam os jogadores de fora de diversos jogos, até mesmo temporadas inteiras, o que Patrick conseguiu é o que muitos só sonham em conquistar, principalmente em tão pouco tempo.
A NHL pode ter mudado, agora com mais times e jogos no calendário, e até mesmo conquistando mais espaço no mundo do esporte. Porém, feitos como de Howe e Marleau ainda são raros e históricos, e jogadores de tal calibre é o que muitos desejam se tornar um dia.
Foto: Reprodução / Twitter @SanJoseSharks