Patrick Marleau está de volta ao San Jose Sharks
Share
O veterano canadense está de volta ao Shark Tank! Após ser trocado pelo Toronto Maple Leafs para o Carolina Hurricanes, a equipe da divisão metropolitana fez o buy out do terceiro e último ano do contrato de Patrick Marleau, que se tornou um free agent. Depois de alguns meses sem contrato, foi confirmado hoje que o atleta estará de volta ao San Jose Sharks para esta temporada 2019/2020. Ela será a 22ª temporada do canadense na NHL, que fez 40 anos de idade em setembro.
Com um cap hit de 700 mil dólares, pouco mais do que o mínimo exigido pela Liga, Patrick Marleau deve contribuir para o bottom six da equipe californiana. Além disso, o veterano é uma figura importante no quesito liderança, especialmente após a saída de Joe Pavelski para o Dallas Stars. No mais, além das razões desportivas, Marleau visava um retorno à Costa Oeste dos Estados Unidos por motivos familiares, já que sua família reside na Califórnia.
De jovem promessa a uma figura de liderança
Patrick Marleau se destacou na Western Hockey League atuando pelo Seattle Thunderbirds, tendo sido draftado pelo San Jose Sharks em segundo lugar no draft de 1997. Curiosamente a primeira escolha foi Joe Thornton, escolhido pelo Boston Bruins, que viria a ser um companheiro de longa data de Marleau nos Sharks. Como Marleau nasceu na data limite de elegibilidade para o draft no seu ano, ele é possivelmente a pessoa mais jovem a atuar em um jogo da Liga.
Ademais, conforme foi ganhando experiência na NHL o canadense se tornou um exemplo em liderança, tendo sido o capitão dos Sharks entre 2003 e 2009. Além disso, o currículo do jogador conta com dois ouros olímpicos (Vancouver em 2010 e Sochi em 2014), além de um ouro na Copa do Mundo de 2004 e um ouro e uma prata em mundiais da IIHF. O item faltante na estante de troféus de Marleau é, sem dúvidas, a Stanley Cup.
Foi com o troféu em mente que ele deixou os Sharks em 2017 como free agent para assinar com o Toronto Maple Leafs. No Canadá o impacto de Marleau foi para muito além do rinque, já que ele assumiu o papel de mentor para Auston Matthews e Mitch Marner, as duas jovens estrelas da equipe. Ironicamente, os novos contratos dos dois foram a maior razão pela qual o veterano foi trocado, já que seu salário não caberia mais na folha salarial dos Leafs. Após eliminações seguidas para o Boston Bruins mudanças precisaram ser feitas, e Marleau foi trocado para os Hurricanes.
Um verdadeiro homem de ferro
Além de seu talento como jogador, o atleta também é conhecido notoriamente por sua durabilidade e saúde. Afinal, ele detém o recorde da sexta maior sequência de partidas jogadas na história da Liga, e a maior em atividade, com 788 jogos consecutivos. Uma das razões pelas quais San Jose e o atleta assinaram o contrato apenas na quarta-feira (09/10) foi com o intuito de manter a sequência ativa. Isto porque os jogos anteriores não contabilizam como não disputados por Marleau, já que ele não tinha contrato com a equipe.
Além de sua iron man streak, Marleau detém diversos recordes na história da franquia californiana. Dentre elas, a liderança em jogos disputados (1.493), gols (508) e pontos (1,082). Por sua versatilidade, já que pode atuar tanto na ala esquerda quanto como central, o veterano será importante na temporada que pode ser um dos últimos suspiros dos Sharks nos playoffs. Com um elenco envelhecido e com longos contratos, as chances de ganharem a primeira Stanley Cup na história da equipe se torna um sonho cada vez mais distante.
(Foto: NHL.com/Reprodução)