Ovechkin entra para o seleto clube dos 700 gols
Share
Alexander Ovechkin. Russo. Capitão do Washington Capitals. Uma Stanley Cup. Não tem uma pessoa que goste de hockey que nunca ouviu falar no Ovie. O jogador é uma das maiores estrelas ainda atuantes na NHL, e não é por menos: a cada mês Ovechkin vem quebrando mais e mais recordes. Às vezes até os seus próprios.
Na tarde de hoje (22) Ovie completou apenas mais um de seus marcos. Ele se tornou o 8º jogador na história a chegar ao 700º gol. Sendo o segundo a conquistar a marca mais rápido ficando atrás apenas de Gretzky. Em uma partida contra o New Jersey Devils, o russo enfim atingiu a marca aos 04:50 do terceiro período, empatando o jogo.
Apesar de seus esforços, o time acabou sofrendo um gol de Damon Severson faltando menos de 3 minutos para o fim da partida, o que desempatou o jogo. Com isso o Devils ganhou por 3 a 2. No entanto, os esforços de Ovie não passaram despercebidos e ele foi nomeado a 3º estrela do jogo.
Polêmica no draft
Ovie é destaque no mundo do hockey desde antes de entrar na NHL. Com boas estatísticas e sendo comparado com Mario Lemieux, escolher o jogador no draft seria desejável para time da Liga. Exemplo disso foi o Florida Panthers que tentou draftar Ovechkin em 2003, em quatro rodadas, mesmo sendo contra as regras.
Isso aconteceu porque o aniversário do jogador é dois dias após a data de limite de inscrição. Com isso, o time da Flórida tentou argumentar que se não fosse pelos anos bissextos, o jogador teria feito aniversário quatro dias antes da data limite. Dessa forma, ele seria elegível para o draft daquele mesmo ano. Entretanto, por motivos óbvios a NHL não aceitou o argumento. Por fim aceitando fazer um anúncio oficial dizendo que caso fosse reconhecida a participação do jogador no draft daquele ano o time poderia fazer uma reivindicação do mesmo.
Com a participação do draft 2003 negada, o jogador se inscreveu para o draft do ano seguinte e acabou por ser selecionado em primeiro lugar geral pelo Washington Capitals. No entanto, devido ao lockout que aconteceu naquela temporada, o jogador só assinou o contrato em 2005, dois dias antes do fim do bloqueio. Sua estreia aconteceu na temporada 2005-06.
Estreia na NHL
O russo fez a sua estreia no dia 5 de outubro de 2005 e teve uma primeira temporada um tanto emocionante. Em 13 de janeiro de 2006 ele marcou o seu primeiro hat trick na Liga. Em uma partida contra o até então Mighty Ducks of Anaheim, apenas três dias depois, o jogador deu um show ao marcar o gol que entrou para a história da NHL. O gol que é lembrado até hoje ficou conhecido como “the goal” e o jogador ainda diz que não sabe como conseguiu o feito.
Ainda em seu ano de estreia o jogador foi nomeado NHL Rookie of Month e Offensive Player of the Month. Ovechkin foi o terceiro jogador na história da NHL a ganhar duas honras simultaneamente. Ao final da temporada ele liderava os rookies em gols, pontos, gols em power play e shots. Ovie também ficou em terceiro lugar na Liga com 106 pontos e 52 gols. O seu total de pontos foi o segundo melhor na história dos Capitals e seu total de gols, o terceiro melhor.
Ao final da temporada o jogador foi finalista do prêmio Lester B. Pearson (em 2010 o prêmio passou a se chamar Ted Lindsay) e ganhou o Calder Memorial Trophy. Ovi também entrou para a história ao ser o primeiro jogador após 15 anos a ser nomeado para o NHL First All-Star Team e estrelou a capa do jogo NHL 07 da EA Sports.
Carreira estelar
Ainda em seus primeiros anos jogando pela Liga, Alex tornou a fazer história ao se tornar o primeiro jogador desde Pavel Bure, na temporada 1999-2000, a marcar pelo menos 40 gols em uma temporada. Posteriormente ele quebrou um novo recorde ao marcar seu 60º gol na temporada. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu desde a temporada 1995-96, em que os jogadores Mario Lemieux e Jaromir Jagr alcançaram o feito, e Ovie foi o 19º jogador na história da Liga a fazê-lo.
Apenas poucos dias depois, no dia 25 de março de 2008, Ovechkin quebrou um novo recorde. Desta vez o recorde foi dentro do próprio time: ao marcar seu 61º, ele se tornou primeiro o jogador com o maior número de gols em uma única temporada desde Dennis Maruk.
Nessa mesma temporada 2007-08, Ovi conquistou o Art Ross Trophy, Maurice “Rocket” Richard Trophy, Lester B. Pearson e o Hart Memorial Trophy. Ele se tornou o primeiro jogador na história da NHL a ganhar todos os quatro principais prêmios de uma vez. Ele marcou 65 gols e 112 pontos. Desta forma, foi o primeiro left winger desde Bobby Hull, na temporada 1965-66, a liderar pontos na Liga.
Durante a temporada 2008-09 o jogador marcou seu 200º gol em uma partida contra o Los Angeles Kings. Desta maneira entrando para a história da Liga como o quarto jogador a realizar o feito em quatro temporadas. Nessa mesma temporada ele marcou seu 50º e entrou para a história de seu time como o primeiro a realizar o feito três vezes.
Assumindo como capitão
No dia 5 de janeiro de 2010, com 24 anos, Ovechkin foi nomeado capitão do Washingotn Capitals, entrando para a história como o primeiro europeu a ser capitão da franquia. Ele também foi o segundo jogador mais jovem a se tornar capitão dos Capitals, o último sendo Ryan Walter com 21 anos em 1979-80.
Apenas um mês depois o jogador alcançou um novo marco em sua carreira. Em uma partida contra o New York Rangers o jogador marcou seu 500º ponto na carreira com apenas 373 jogos. Assim o jogador entrou para a história como o quinto jogador na NHL a alcançar tal feito em cinco temporadas.
Pouco mais de um ano depois em 2011 Ovechkin quebrou um novo recorde. Ao marcar seu 300º gol na carreira ele se tornou o sexto jogador mais jovem e o sétimo mais rápido a atingir tal feito. Nos anos que seguiram o jogador continuou mostrando o seu potencial. Liderando a Liga em pontos e conquistando prêmios, ele foi mostrando cada vez mais que fazia jus ao seu apelido “Alexander the Great”.
No dia 10 de janeiro de 2016, em uma partida contra o Ottawa Senators, Ovi ajudou seu time a ganhar de 7 a 1 ao marcar seu 500º e 501º gol da carreira. Com isso ele se tornou o 43º jogador ao alcançar a marca, o quinto a realizá-lo mais rapidamente e o primeiro de nacionalidade russa. No ano seguinte, ao conquistar o 1000º ponto na carreira, Alex se tornou o 37º na história da Liga a realizar todos os pontos em uma única equipe.
Temporada histórica
A temporada 2017-18 já começou com o russo quebrando recordes. O jogador marcou sete gols em apenas dois jogos, sendo um hat trick em cada partida. Essa foi a primeira vez em 100 anos que um jogador fazia dois hat tricks seguidos num início de temporada. Pouco dias depois, em 21 de outubro de 2017 o jogador quebrou um novo recorde na história da Liga. Desta vez ao marcar seu 20º gol durante um overtime durante a temporada regular o jogador ultrapassou Jaromir Jagr com 19 gols. Um mês depois o jogador passou a ser o líder em outro recorde na NHL ao realizar seu terceiro hat trick da temporada.
Nessa mesma temporada, no dia 12 de março de 2018 o russo alcançou seu 600º gol na carreira, com menos de mil jogos. Ao realizar isso ele entrou para a história como o quarto jogador na NHL e o 20º a marcar 600 gols. Menos de um mês depois, ao participar do seu 1000º jogo em uma temporada regular, o russo se tornou o primeiro jogador de seu time a atingir a marca. Ele também entrou para a história da Liga ao se tornar o 54º jogador ao participar de 1000 jogos em uma única equipe.
A conquista da Stanley Cup
Após quebrar tantos recordes em sua carreira, chegou a vez de realizar o sonho de todo jogador na NHL: o de conquistar uma Stanley Cup. Após vencer o Pittsburgh Penguins na semifinal da Conferência Leste, Alex caminhava para a sua primeira final de Conferência e posteriormente para a sua primeira final do campeonato. O sonho estava muito próximo de ser alcançado. Após sete jogos contra o Tampa Bay Lightning, o russo se tornava campeão de conferência pela primeira vez em sua carreira.
Essa temporada com certeza entraria pra história da NHL, começando pelos times que iriam disputar a final. Os Capitals estavam em sua segunda final, com a última tendo sido em 1998, e o Vegas Golden Knights chegava à disputa em seu ano de estreia. O time de Washington tinha dado tudo de si nessa temporada e na final não foi diferente. Com cinco jogos e uma última partida acirrada, os Caps conquistaram a primeira Stanley Cup da franquia. Além da taça, Ovie também recebeu o troféu Conn Smythe e Rocket Richard e entrou para a história como o primeiro jogador russo a ganhar a Stanley Cup como capitão.
Temporada atual
Para a temporada atual (2019-20) as expectativas estavam altas. O jogador já estava perto de atingir a histórica marca e era somente uma questão de tempo para isso. No dia 4 de fevereiro, ao marcar um hat trick contra o Los Angeles Kings, o jogador ficou a apenas dois gols do 700º. Se as expectativas eram elevadas, a pressão sob o jogador também. Depois de marcar o gol 698, Ovechkin ainda levou mais algumas partidas para conseguir balançar a rede novamente. Porém o russo não se deixou abalar, e não demoramos a ver a marca ser enfim atingida.
Ao bater os 700 gols, Ovie se torna apenas o 8º a atingir tal feito, ficando atrás somente de Wayne Gretzky, Gordie Howe, Jaromir Jagr, Brett Hull, Marcel Dionne, Phil Esposito e Mike Gartner. Ao marcar o 700º gol o jogador também fica a meros 8 gols do 7º lugar e 17 gols do 6º lugar na lista de grandes artilheiros da NHL.
Acontece que o russo é uma verdadeira máquina no gelo, somente nesta temporada ele marcou 42 gols e fez 59 pontos. Ele é focado e esforçado, tem vindo quebrando recordes desde antes da NHL, um jogador de elite com certeza. Seu time está em segundo lugar na divisão e em quarto na lista geral da NHL. Com apenas 10 pontos de diferença do Boston Bruins, que detém a liderança. Ele também foi escolhido para entrar no “time da década“, no qual a NHL reuniu os melhores jogadores dos últimos dez anos.
Não somente isso, durante o All-Star Wekeend, já começou a se especular se o jogador um dia não bateria o recorde de Wayne Gretzky, com 894 gols. Entretanto o contrato de Ovechikin com Washington chega ao fim na temporada 2020-21. Levando em consideração que ele tem marcado em média 50 gols em cada uma das últimas temporadas, seria necessário mais quatro para que o russo quebrasse este recorde. Agora resta aos fãs torcerem para que ele renove o contrato e assim possamos um dia vê-lo atingir tal recorde.
Foto: Reprodução / nhl.com