Ouro Olímpico finalmente das americanas
Share
Elas chegaram às olimpíadas com mais do que um sonho: as americanas queriam revanche após três vice-campeonatos contra o Canadá. Colocar um fim à hegemonia canadense nunca pareceu tão possível como nas Olimpíadas de PyeongChang 2018. Parecia tão possível, que elas fizeram.
Na madrugada de quinta (22) os Estados Unidos conquistaram o ouro olímpico em cima do Canadá no Hockey no gelo feminino depois de 20 anos. Com um jogo extremamente disputado, a decisão ficou para o shootouts, após a partida terminar empatada em 2 a 2.
O placar foi aberto no primeiro período pelos EUA com a Hilary Knight, mas o Canadá não demorou a marcar dois gols com Haley Irwin e Marie-Philip Poulin, e virar o jogo.
Parecia que o Canadá levaria novamente a medalha para casa, mas as americanas não iriam desistir tão fácil. Seguraram o jogo até o final e, faltando 6 minutos para tocar a sirene no terceiro período, Monique Lamoureux empatou aproveitando um contra-ataque após uma das belas defesas da goleira americana Maddie Rooney.
O jogo foi para o overtime e ficou ainda mais disputado. As duas defesas seguraram as adversárias e ninguém parecia dar indícios de desistir do título. Entretanto, os Estados Unidos continuaram mais forte, marcando e chegando mais vezes ao gol.
E se a torcida já não estava nervosa o suficiente, o resultado veio apenas nos shootouts extremamente disputado. De um lado, a goleira americana Maddie Rooney, e do outro, a canadense Shannon Szabados: ambas sem medo de segurar o puck e proteger a meta.
Gigi Marvin e Amanda Kessel marcaram para os EUA. Meghan Agosta e Melodie Daouts marcaram para o Canadá. Brianne Jenner perdeu o quinto chute e ficou nas mãos de Hilary Knight conquistar o título americano. Mas um jogo que tinha sido tão emocionante até aquele momento não terminaria fácil assim.
Precisou de mais um pênalti para cada lado para que Lamoureux, que já tinha sido importante para os EUA no jogo marcando o gol de empate, colocar o puck para dentro do gol de Szabados. Ficou nas mãos de Rooney, literalmente, defender o título ao parar o shoot de Agosta.
As americanas finalmente puderam deixar capacetes e luvas no gelo e comemorar o ouro olímpico. O Canadá levou a prata e o bronze ficou com a Finlândia.
Foto: Reprodução/The New York Times