Os primeiros passos do Seattle Kraken
Share
No último ano, o mais novo time de expansão da NHL, o Seattle Kraken, deu seus primeiros passos para se tornar oficialmente a 32º equipe da liga. Foram decisões e anúncios sobre a nova arena, logo e nome oficial, o treinador principal escolhido, primeiras contratações na equipe e no staff, algumas informações sobre o draft e até uma parceria com um time afiliado na AHL.
Os últimos meses, em especial, foram bem agitados para esses sea monsters. Por isso, decidimos resumir tudo o que rolou para que você fique por dentro de todas as informações antes de assistirmos ao draft de expansão, que irá ao ar ao vivo na ESPN2 na quarta-feira (21).
Do nascimento aos primeiros passos
Há pouco menos de um ano, o CEO Tod Leiweke fez o anúncio oficial do nome do time com a logo e os uniformes. Desde então a construção da marca e da equipe ganhou uma plataforma mais pública. Assim pudemos ver os acontecimentos que antecedem o draft e a estreia da equipe na próxima temporada, 2021-22, em um crescendum.
Em outubro de 2020, Robert Kron foi anunciado como o diretor de scouting amador. Além dele, nomes como Mike Dawson, Darren Yopyk, Jeff Crisp, Tony MacDonald, Trevor Steinburg, dentre outros, incluindo quatro scouts europeus, como Pelle Eklund, também passaram a fazer parte do staff de Seattle. Estes se juntam a Cammi Granato, scout de atletas profissionais da NHL da equipe.
Os primeiros meses de 2021
Já nos primeiros meses de 2021, o primeiro anúncio foi a contratação de Jason Botterill como general manager assistente. Seu papel é auxiliar Ron Francis, general manager da franquia, e Rick Olczyk, o outro general manager assistente. Além dele, o time contratou Norm Maciver como diretor de player personnel, e ainda anunciou John Forslund como um dos apresentadores televisivos do Kraken, que se juntou ao outro broadcaster do time, Everett Fitzhugh.
Uma parceria com a Seattle University Albers School of Business também foi divulgada. A parceria se estende entre a universidade, times profissionais dos mais diversos esportes da cidade de Seattle, o grupo Oak View e a arena que será a casa oficial do Seattle Kraken, Climate Pledge Arena. A Albers School of Business, junto com seus mais novos parceiros, irá disponibilizar bolsas estudantis e oportunidades de emprego com as franquias esportivas locais.
Em março deste ano, no Dia Mundial da Mulher, a franquia anunciou também que naquela data, 41% do staff era composto por mulheres dos mais diversos backgrounds e com habilidades e expertises diversas. Dentre elas temos, Sagie Klingman como assistente executiva de operações, Hewan Teshome como vice-presidente sênior e conselheira geral da Climate Pledge Arena e do Kraken, e Allison Bickford como diretora corporativa de ativação de parcerias.
De abril até maio
Já no dia 30 de abril, a NHL divulgou que o Seattle Kraken se tornara oficialmente o 32º time da liga, depois de terem completado com sucesso a aquisição do time. Com essa confirmação, o GM Ron Francis e sua equipe puderam finalmente iniciar a contratação de jogadores e participar das reuniões de GMs.
A primeira contratação de um jogador da franquia veio em maio, mais precisamente no dia 12. Nesta data, o Seattle anunciou a contratação de Luke Henman, central canadense de 21 anos. Ele se juntou à equipe com um contrato de três anos, em nível iniciante e que depende do desenvolvimento do jogador como prospect do Kraken no sistema de desenvolvimento do time.
No mês de maio, Troy Bodie foi anunciado como diretor de operações de hockey e de negócios em Palm Springs, Califórnia. De lá, ele ajudará a construir a futura franquia afiliada da American Hockey League do Kraken, que está agendada para começar a jogar na temporada de 2022-23 da AHL.
O mês de Junho foi movimentado
O nome do bar-restaurante no centro de treinamento dos Kraken foi divulgado no dia 11 de junho. O 32 Bar & Grill recebeu este nome “para homenagear os 32.000 fãs que possibilitam que nos tornemos a 32º franquia da liga, e a temperatura de congelamento do gelo onde nossos jogadores e comunidade irão esquiar, isso mesmo, de 32 graus (fahrenheit)”, disseram em publicação oficial.
Dez dias depois, o ex-jogador JT Brown foi anunciado como analista de TV do time. JT anunciou sua aposentadoria como jogador e a contratação pelo Seattle no mesmo dia (21). E meros 3 dias depois, o anúncio oficial do treinador principal da equipe foi feito. O Kraken escolheu Dave Hakstol como primeiro head coach da franquia. Hakstol foi treinador da University of North Dakota na divisão I da NCAA. Ele foi contratado em 2015 como head coach pelo Philadelphia Flyers onde ficou até 2019. Desde então Hakstol estava no Toronto Maple Leafs como treinador assistente.
Enquanto a franquia da AHL afiliada a Seattle ainda está em construção, eles anunciaram uma parceria com o Charlotte Checkers e o Florida Panthers. Os Checkers serão o time afiliado da AHL de desenvolvimento do Kraken, assim como do Florida Panthers. Dos trinta jogadores selecionados no draft de expansão que ocorrerá nesta quarta (21), somente 23 irão para o roster de Seattle. Portanto, alguns dos trinta selecionados que ainda estiverem contratados pelo time terão que jogar no time afiliado da AHL.
Reprodução: twitter.com/seattlekraken
Sleepless in Seattle, quer dizer, Julho
Faltando menos de um mês para o draft, o GM Ron Francis, anunciou suas duas primeiras contratações para integrar sua equipe de treinadores. Paul McFarland, ex-treinador assistente do Florida Panthers e do Toronto Maple Leafs, e Jay Leach, ex-head coach da franquia Providence da AHL, time afiliado do Boston Bruins, foram suas escolhas de treinadores assistentes.
Este mês também descobrimos a agenda de jogos da pré-temporada de Seattle. Os jogos em casa da equipe acontecerão nas arenas da WHL no estado de Washington. Isso se deve ao fato da Climate Pledge Arena só abrir oficialmente durante a temporada regular. Nos jogos de pré-temporada, o Kraken enfrentará o Vancouver Canucks, Edmonton Oilers e o Calgary Flames, alguns de seus companheiros na Divisão Pacífica.
Reprodução: twitter.com/seattlekraken
O mês de julho certamente está sendo de pouco ou nenhum tempo para dormir no estado de Washington. Inclusive deveríamos assistir Sleepless in Seattle em homenagem a esse momento histórico que estamos vendo acontecer.
Assim, em alguns dias conheceremos os nomes dos 30 atletas selecionados para fazer parte do primeiro roster da 32º franquia da NHL. Provavelmente ficaremos abaladas vendo alguns de nossos jogadores preferidos dizendo adeus para nossos times. Mas de qualquer forma, estaremos todas ligadas na ESPN na quarta-feira (21) às 21h.