Os Capitães da NHL
Share
Zdeno Chára
Defensor e capitão do Boston Bruins, há 11 anos lidera o time. Foi campeão da Stanley Cup em 2010, e conquistou 4 título de divisão, 2008-09, 2010-11, 2011-12, 2013-14. Chára tornou-se o terceiro jogador da NHL nascido na Eslováquia a se tornar um capitão da equipe, tem muito talento e agilidade no gelo.
Henrik Zetterberg
É um Sueco, capitão do Detroit Red Wings desde 2013, sucedendo Lidström, que se aposentou. Ccampeão da Stanley Cup em 2008 pelo time no qual era capitão alternativo na época. Atualmente tem 29 pontos nessa temporada com 6 gols e 23 assistências. Joga na posição central, na qual domina os faceoffs.
Max Pacioretty
Americano capitão do Montreal Canadiens, foi capitão alternativo em 2014 junto com PK Subban, Tomáš Plekanec e Andrei Markov. Em 2015, Pacioretty foi eleito pela equipe para se tornar o capitão de número 29 na história dos Habs, depois da equipe passar a temporada 2014-15 sem capitão, após a partida de Brian Gionta. Ocupa a posição left wing (ala esquerdo). Nessa temporada, até o momento está com 10 gols, 13 assistências, totalizando 23 pontos.
Steven Stamkos
Steven Stamkos tem nacionalidade canadense. Central e capitão do Tampa Bay Lightning desde 2014, tem muita agilidade e velocidade no gelo. Já recebeu vários prêmios e atualmente está em quarto lugar em pontuação na classificação geral da liga, com 51 pontos: 17 gols e 34 assistências.
Derek MacKenzie
Capitão do time de Florida Panthers desde 9 de outubro de 2016. Antes disso, jogou pelos Blue Jackets de 2007 a 2014. Joga na posição Central e é um especialista em faceoff.
Erik Karlsson
O jogador sueco é capitão do Ottawa Senators desde 2014. Karlsson foi duas vezes vencedor do James Norris Memorial Trophy, como o melhor defesor da NHL, em 2012 e 2015. Ele é bem conhecido por sua velocidade, bem como sua capacidade de se precipitar e ser o primeiro homem a voltar a defender e a fazer jogadas.
Jordan Staal/Justin Faulk
Após a saída de Eric Staal, que exerceu a capitania do Carolina Hurricanes por seis temporadas, o ‘C’ da equipe ficou vago e vem sendo dividida entre os agora “co-capitães” Justin Faulk e Jordan Staal. Nos jogos em casa dos Canes, o Staal mais novo usa a camisa de capitão, e nos jogos fora, a capitania fica com Faulk.
Andy Greene
É o capitão dos New Jersey Devils desde do início da temporada 2015-16. Greene atua na defesa e foi nomeado após a aposentadoria de Bryce Salvador.
Ryan McDonagh
Capitão absoluto de New York Rangers desde 2014. McDonagh foi nomeado o 27º capitão da história dos Rangers, preenchendo a vaga deixada por Ryan Callahan na temporada anterior. É um jogador forte e de muita liderança no gelo .
Sidney Crosby
Canadense e capitão do Pittsburgh Penguins desde 2007. Na temporada de 2008-09, os Pens conquistaram a Copa Stanley e ele tornou-se o capitão mais jovem a erguer o troféu. Sete anos depois, em 2015-16, Crosby conquistou seu segundo título da NHL, dessa vez recebendo o Troféu Conn Smythe como melhor jogador dos playoffs, feito que ele repetiu em 2016-17. Crosby é um dos 27 jogadores de hóquei a conseguir o ouro triplo, com títulos da Copa Stanley, Campeonato Mundial e Olimpíadas. Não é um jogador que todo mundo ama, mas não dá para negar que ele é um menino de ouro e de muito talento.
Nicholas Foligno
Americano, capitão dos Columbus Blue Jackets, e joga na posição central. Foi nomeado capitão pouco depois do final da temporada 2014-15. Foligno joga com um estilo completo, tem muita liderança no gelo, trabalha duro nas bordas e na frente da rede.
John Tavares
Tem nacionalidade canadense e joga para o New York Islanders, no qual é o capitão absoluto. Atualmente está com 22 gols e 29 assistências, somando 51 pontos. Aos 20 anos, ele ganhou medalhas de ouro nos campeonatos mundiais de hóquei no gelo de 2008 e 2009. Tavares foi nomeado o jogador mais valioso do torneio de 2009, depois de marcar oito gols e sete assistências em seis jogos. Também ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia).
Claude Giroux
Jogador dos Philadelphia Flyers, foi nomeado capitão da equipe em 13 de janeiro de 2013, atua como ala esquerda, e tem sido um artilheiro confiável para os Flyers. O canadense está entre os líderes da franquia em pontos de eliminatórias da Copa Stanley.
Alexander Ovechkin
É um jogador russo, atua na ala esquerda como capitão do Washington Capitals desde 2010, e é o maior pontuador da franquia em gols e assistências. Ovechkin faz parte da Seleção da Russa de Hóquei no Gelo desde os 19 anos, tendo já participado de três Jogos Olímpicos de Inverno e dez Campeonatos Mundiais, sendo tricampeão do Mundial.
Jonathan Toews
O canadense atualmente atua como capitão dos Chicago Blackhawks. Se juntou à equipe em 2007-08 e na temporada seguinte foi nomeado capitão, tornando-se o segundo capitão mais novo da história da NHL (depois de Sidney Crosby) na época. Toews ganhou a Copa Stanley em 2010, juntamente com o Troféu Conn Smythe como MVP dos playoffs. Depois de vencer a Stanley, Toews passou Peter Forsberg como o jogador mais jovem a se juntar ao Triple Gold Club. Ele ganhou o Stanley Cup novamente em 2013 e 2015. Leva o apelido de ‘Capitão Sério’.
Jamie Benn
Atacante canadense, é capitão dos Dallas Stars desde 2013. Ele é o irmão mais novo do defensor Jordie Benn, que joga pelos Canadiens. Eleito o 4º melhor jogador da NHL Network na temporada 2016-17, é um eterno All-Star e vencedor do Troféu Art Ross 2015. Estabelecido nos últimos anos como um dos artilheiros mais poderosos da Liga.
Roman Josi
Joga na posição de defensor como capitão dos Predators. Ele foi nomeado o oitavo capitão da história da equipe de Nashville em 19 de setembro de 2017. Foi um dos quatro jovens de 17 anos a desempenhar na principal divisão da Suíça em 2007-08 pelo SC Bern, e representou a Suíça no Campeonato Mundial Júnior e no Campeonato Mundial Sub-18, em 2007 e 2008.
Blake Wheeler
Capitão e ala direita dos Winnipeg Jets, desde 2016. A excelência resistência e a subordinação consistente são uma combinação incomum nos esportes profissionais, mas o talento de Wheeler é de alto nível. Frequentemente voa sobre o gelo; muito veloz, ele usa seu grande corpo para ganhar batalhas nas bordas e criar um amplo espaço nas áreas de pontuação. Adicione a isso um tiro poderoso e temos um atacante completo.
Gabriel Landeskog
O sueco joga pelo Colorado Avalanche. Foi draftado em 2011, e em 4 de setembro de 2012, o Colorado Avalanche anunciou o Landeskog como capitão da equipe. Ao fazê-lo se tornou o capitão mais novo da história da NHL, com 19 anos. Landeskog na época provou ser um pedaço significativo de um renovado Colorado Avalanche.
Mikko Koivu
Foi nomeado o primeiro capitão permanente na história da franquia de Minnesota Wild, em 20 de outubro de 2009. Seu irmão mais velho é Saku Koivu, o capitão de longa data do Montreal Canadiens e capitão alternativo dos Anaheim Ducks antes de sua aposentadoria em 2014. Seu pai é Jukka Koivu, ex-técnico do HC TPS, pelo qual Saku e Mikko jogaram na Finlândia. Joga na posição central responsável pelos faceoffs.
Alex Pientrangelo
Defensor canadense, servindo como capitão do St. Louis Blues desde 24 de agosto de 2016. Pietrangelo certamente foi uma escolha digna depois de liderar os Blues em tiros bloqueados (136) em 2015-16 e ajudá-los a alcançar a Final da Conferência Oeste pela primeira vez desde 2001. Em 2014-15 ele se tornou o primeiro defensor na história da franquia a marcar pelo menos 40 pontos em cada uma das primeiras quatro temporadas completas da NHL.
Ryan Getzlaf
Atualmente capitão do time Anaheim Ducks, o canadense é muito talentoso e habilidoso, atua como central, e em 2006-07 foi campeão da Copa Stanley com Anaheim. Foi o primeiro título da história da franquia.
Mark Giordano
Defensor canadense e capitão dos Calgary Flames desde 2013, substituindo Jarome Iginla. Giordano é o termômetro da equipe; talentoso, provou ser o cara certo para liderar, e é um dos lideres mais respeitados do esporte.
Anže Kopitar
Esloveno, atualmente serve como capitão dos Los Angeles Kings. Ganhou a Stanley Cup com a franquia da Califórnia em 2012 e 2014, liderando os playoffs em pontos em ambas as ocasiões.
Henrik Sedin
O jogador sueco sempre esteve ao lado de seu irmão gêmeo Daniel Sedin. Está desde 2000 em Vancouver, onde é capitão dos Canucks desde 2010 e também o maior pontuador da história da equipe. Henrik já foi campeão nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 e no Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo de 2013. Ensina que habilidade e talento está no sangue da família Sedin.
Connor McDavid
Central canadense e capitão dos Edmonton Oilers desde 2016, McDavid tornou-se o primeiro Oiler na história a marcar um hat-trick em um jogo noturno de abertura, que aconteceu em 4 de outubro de 2017 contra o rival de província da equipe, o Calgary Flames. É um jogador de muito talento e destreza no gelo.
Joe Pavelski
Capitão dos San Jose Sharks desde 5 de outubro de 2015, Pavelski é um goleador nato. Nesta temporada, no momento, ele soma 8 gols e 16 assistências um total de 24 pontos. De olho nesse capitão!
Equipes que não possuem capitães escolhido até o momento .
Buffalo Sabres
Capitães Alternativos: Ryan O’Reilly, Kyle Okposo, Zach Bogosian
Toronto Maple Leafs
Capitães Alternativos: Tyler Bozak, Leo Komarov, Morgan Rielly
Arizona Coyotes
Capitães Alternativos: Brad Richardson, Derek Stepan, Oliver Ekman-Larsson, Alex Goligoski
Vegas Golden Knights
É o primeiro ano da franquia de Vegas na NHL e até o momento seus capitães não foram escolhidos.