NHL dá inicio à Fase 2 e anuncia Fase 3 do plano de retorno
Share
Em novo anúncio, a NHL informou uma data para mais uma fase do plano de retorno ao gelo. Já tendo dado início à Fase 2 do protocolo, a Liga agora informou a data da Fase 3 numa tentativa de finalizar a temporada 2019-20 com um campeão.
Outras ligas profissionais de hockey, optaram por cancelar suas temporadas, como a o caso da AHL.
Ainda no final de maio, a Liga fez um pronunciamento informando o encerramento da temporada regular. No entanto, eles anunciaram um plano com diversas fases para que os playoffs pudessem acontecer. Incluindo novos procedimentos para a loteria do draft 2020.
Ao todo foram quase três meses de reuniões, planejamento e especulações entre a NHL e a NHLPA para que isso fosse possível. Em seu anúncio, no mês passado, a Liga também informou como irá funcionar os playoffs da temporada atual, caso o mesmo seja possível.
As fases do retorno
Ainda em seu comunicado, a NHL informou que o retorno ao gelo seria gradual e para isso eles o dividiram em fases. Para que a próxima fase fosse possível a primeira teria que entrar em vigor e assim por diante.
Foi exatamente assim que a NHL anunciou o início da Fase 2 no dia 8 de junho. Esta consiste em pequenos grupos de no máximo seis jogadores podendo treinar juntos. Ela também aponta que o número de funcionários nas arenas deve estar reduzido e são necessários agendamentos para que os números de pessoas no local não seja excedido.
Os jogadores devem voltar de forma voluntária e todos tem que passar por exame de saúde.
Apenas uma semana depois, no dia 11 de junho a Liga anunciou uma data para o início da Fase 3. Nesta, os 24 times que estão classificados para a pós-temporada poderão retornar ao training camp a partir de 10 de julho. A partir de então, aguardarão a data da Fase 4, etapa final que consiste no retorno total dos jogos.
Apesar de tudo ser um teste e a Liga informar que vem pensando em todas as etapas com cuidado, muitos jogadores mostram preocupação com o retorno dos jogos. A NHLPA tem participado ativamente de cada decisão por parte da NHL e tem estado de acordo. Restando somente que tudo dê certo para que a Liga consiga enfim finalizar a temporada.
Especulações e mudanças
A temporada estava programada para terminar no dia 4 de abril, com os playoffs começando apenas dois dias depois, no dia 6. No entanto, com o primeiro caso positivo do novo coronavírus aparecendo na NBA, a Liga então decidiu que o melhor era pausar a temporada por precaução. Entretanto, os países norte americanos entraram em quarentena e com isso o tempo de pausa foi prolongado.
Inicialmente muito se foi especulado com a pausa da NHL, que ainda contava com 189 jogos para acontecer. Desde de jogos sem público aos playoffs com os times da maneira que estava a tabela no momento da pausa, a NHL estudava a melhor maneira possível para que a temporada chegasse ao fim sem muito dano.
Com a pausa da temporada, posteriormente a Liga precisou anunciar o também adiamento do Draft 2020 e do NHL Awards, que aconteceriam em junho deste ano.
Não somente a pausa afetou o calendário da temporada, ela também afetou as arenas e consequentemente os funcionários destas. Sem os jogos e sem saber quando esses jogos iriam acontecer, ficou em aberto como ficariam os salários dos funcionários. Essa questão gerou uma polêmica na Liga quando alguns times anunciaram que não iriam pagar os mesmos.
A partir daí, vimos uma comoção no mundo do hockey, com vaquinhas online sendo criadas para ajudar nesses pagamentos, além é claro de doações dos próprios jogadores. Com isso, muitos times acabaram se pronunciando sobre o assunto e informando publicamente como lidariam com a situação.
Foto: Reprodução / Twitter @EdmontonOilers