Mudanças na temporada 2020-21 da AHL
Share
A melhor liga de hockey de desenvolvimento do mundo, a AHL (American Hockey League), costuma ter o início de sua temporada regular em outubro de cada ano, mas, assim como a NHL, dessa vez, também foi adiado por causa da pandemia da COVID-19. Depois de ter tido sua temporada 2019-20 cancelada e a temporada 2020-21 adiada, as datas para a parte inicial da competição foram anunciadas ainda no último mês. E o começo está bem próximo: a temporada acontecerá entre 5 de fevereiro e 16 de maio!
No entanto, muitas mudanças aconteceram para que a AHL pudesse funcionar neste período tão difícil. Entre elas, a proibição de fãs na maioria das arenas, protocolos rígidos para viagens e a redução de receita, o que custou a saída de três times para essa temporada.
Organização das equipes
Diferentemente de um ano normal, serão somente 28 times na corrida pela Calder Cup. Isso porque as equipes Charlotte Checkers (afiliada ao Florida Panthers), Milwaukee Admirals (afiliada ao Nashville Predators) e Springfield Thunderbirds (afiliada ao St. Louis Blues) optaram por ficar de fora da competição.
Além disso, a AHL também realinhou as divisões de equipes: com a existência de uma Divisão Canadense, os quatro times do norte irão disputar entre si para chegar aos playoffs. Outra mudança drástica é na Divisão Atlântica: normalmente com oito times, na temporada 2020-21 ela só contará com três.
Ademais, outros cinco times foram realocados para que possam jogar nesse ano excepcional: o Binghamton Devils irá jogar em Newark, N.J.; o Ontario Reign irá jogar em El Segundo, Califórnia; o Providence Bruins irá jogar em Marlborough, Massachusetts; e o San Diego Gulls irá competir em Irvine, Califórnia.
Afiliações com a NHL
Algumas mudanças entre as afiliações dos times da AHL com os da NHL também ocorreram para este ano. Primeiro, o Chicago Wolves tem como novo filiado primário o Carolina Hurricanes; além disso, o Henderson Silver Knights é a nova equipe filiada ao Vegas Golden Knights; e o Springfield Thunderbirds conta agora com a filiação do St. Louis Blues.
Devido à pandemia, que gerou a saída de três times para esta temporada, a NHL liberou a dupla filiação entre as duas ligas. O Chicago Wolves (Carolina Hurricanes) também é filiado ao Nashville Predators; o Syracuse Crunch (Tampa Bay Lightning) também agora ao Florida Panthers; e o Utica Comets (Vancouver Canucks), ao St. Louis Blues.
Mas NHeLas, o que significa essa dupla filiação?
Bom, como se sabe, os prospects dos segundos afiliados foram afetados por não ter onde jogar, visto que suas equipes decidiram ficar de fora da temporada. Então, com a dupla filiação, eles poderão jogar nas equipes que irão participar da temporada. Um exemplo são os jogadores do Springfield Thunderbirds (St. Louis Blues), que agora irão se juntar ao elenco do Utica Comets (Vancouver Canucks).
A AHL na NHL
A introdução do taxi squad para essa temporada foi uma ótima ideia para que cada time tenha um maior “banco de reservas”. Com ele, se algum jogador do elenco principal se machucar, haverá sempre alguém para substituí-lo. Os jogadores que compõem esse pequeno grupo (de 4 a 6 pessoas) sempre estarão viajando com o time e treinando com o restante da equipe, o que torna a ideia favorável nas condições atuais da pandemia.
O interessante é que o taxi squad geralmente é composto por jogadores da AHL, e eles serão tratados como jogadores dessa liga enquanto estiverem atribuídos a esse posto. No entanto, mesmo ganhando o salário de um integrante da AHL e sendo tratado como um, eles não poderão participar das atividades da mesma.
Isso impacta a NHL quando se trata do teto salarial do time, porque não há um limite de salário para esse grupo de jogadores. Ou seja, os efeitos no teto salarial são equivalentes a se os jogadores estivessem jogando na AHL.
A única diferença é quando se trata exclusivamente sobre os dois tipos de contratos. Se um jogador no taxi squad tiver um one way contract ele ganhará um salário normal da NHL, mas se ele tiver um two way contract ele ganhará um salário normal da AHL.
E aí? Se interessou? Olha a notícia boa: a competição tem transmissão pela AHLTV, serviço pago de streaming que funciona também aqui no Brasil!
A agenda de todos os times competidores dessa temporada já está disponível. A gente mal vê a hora de descobrir quem vai levar a Calder Cup esse ano!
Foto: Reprodução/Artfulpuck