Milagre no Gelo comemora 40 anos
Share
Hoje é comemorado 40 anos do evento que ficou conhecido como Milagre no Gelo. Isso porque, no dia 22 de Fevereiro de 1980, a seleção de hockey dos Estados Unidos venceu a gigante seleção soviética por 4 a 3 na semifinal da Olimpíada de Inverno em Lake Placid. Este jogo fez com que a seleção americana, formado por atletas universitários, considerados amadores, chegasse na final contra a Finlândia e conquistasse a medalha dourada.
Nomes como Mike Eruzione, Jim Craig e Mike Ramsey, foram eternizados na história do hockey. Alguns destes jogadores chegaram a trabalhar na NHL, não apenas no gelo, mas também como técnicos e assistentes. Outros preferiram abandonar a modalidade e seguir com suas formações universitárias.
Naquela época, assim como em 2018 em Pyeongchang, os jogadores da NHL não podiam participar dos Jogos Olímpicos. Entretanto, ao contrário de hoje, a proibição vinha diretamente do Comitê Olímpico Internacional, que previa que a modalidade hockey no gelo, nas Olímpiadas era uma modalidade amadora. Dessa forma, os jogadores profissionais não poderiam competir.
Mas seleções como a da URSS, chegava em um nível de treino semelhante ao de atletas profissionais. Por isso, o técnico americano, Herb Brooks, apresentou um plano de treinos diferenciado para a confederação americana em 1979 que, com muito custo, foi aprovada. Em agosto daquele ano Brooks recebeu inscrições de jogadores de diversas universidades americanas. Ele aplicou testes físicos e psicológicos até enfim selecionar a seleção que iria para os jogos.
Aquela medalha dourada permitiu que a cultura do hockey fosse disseminada nos Estados Unidos para a NHL se tornar o que é hoje. Por isso, diversos livros, documentários e filmes foram lançados sobre o “Milagre no Gelo”. Um deles foi o filme da Disney, estrelado por Kurt Russel, “Desafio no Gelo” (“Miracle” em inglês), que eternizou um discurso por Herb Brooks antes das partidas contra os soviéticos.
Este ano, será comemorado em Las Vegas, com apoio do Vegas Golden Knights, uma cerimônia em homenagem aos jogadores que estiveram no gelo naquele ano. Para mais informações, a conta oficial no Twitter do “Milagre no Gelo” é o @1980MiracleTeam.
Foto: Reprodução history.com