Você sabe quem foi Manon Rhéaume?
Share
Muito antes de se pensar em existir a NWHL (falaremos sobre ela mais para frente), Manon Rhéaume foi a primeira, e única, mulher a entrar para a NHL.
Nascida em Beauport, na província canadense de Quebec, Rhéaume estava no gol dos Trois-Rivières Draveurs, um dos times da Major Junior Hockey League Canadense em 1992 quando o GM dos Bolts, Phil Esposito, foi assistir ao jogo e se interessou pelo goleiro. Ele ficou ainda mais impressionado quando viu que era uma menina. O scout do time já estava de olho nela há algum tempo, mas não sabiam que se tratava de uma mulher. Rapidamente, Esposito a chamou para participar do treinamento e concentração do time. Era o primeiro ano do time na liga e o GM achou que uma mulher na equipe poderia melhorar a popularidade do esporte no estado.
Ela estreou na liga no dia 23 de setembro de 1992, num jogo de pré-temporada contra o St. Louis Blues e ficou no gol durante um período. Durante esse tempo ela deixou passar 2 dos 9 tiros que recebeu. Porém quando a tiraram do jogo para colocar Wendell Young, o goleiro veterano também deixou entrar dois pucks logo no inicio do segundo período, o que fez com que toda a torcida pedisse pela volta de Manon. Esse foi o único jogo dela na liga, mas seu impacto não foi menor por conta disso.
Ela foi então convidada a participar da extinta IHL e foi a primeira mulher a aparecer num jogo de hockey profissional durante a temporada regular. Em 5 anos, Manon fez parte de sete times diferentes e apareceu em 24 jogos até sua aposentadoria.
Manon Rhéaume quebrou um paradigma de que mulheres não jogam hockey 25 anos atrás. Se vemos muito mais meninas interessadas no esporte, com certeza Manon Rhéaume leva parte do crédito por isso.