Jack Eichel é trocado por Mitch Marner
Share
O center, capitão, general manager, treinador e às vezes mascote do Buffalo Sabres, Jack Eichel, foi a mais recente vítima da trade deadline. Nessa manhã, o superstar americano foi trocado para o Toronto Maple Leafs pelo canadense Mitch Marner. (nota da autora: a troca infelizmente não foi “one for one”. Sorry, @TSNBobMcKenzie). Os dois foram escolhas no top 5 da famigerada draft class de 2015, considerada uma das mais prolíferas da história da NHL. A transação também envolveu o defensor Rasmus Sandin, que se juntará a Marner no Sabres. Enquanto isso, Brandon Montour passará a integrar o plantel de defensores dos Leafs.
A história de Eichel e Marner em seus respectivos times foi marcada por algumas polêmicas (mas fique tranquilo, até onde a gente sabe não foi nada digno de páginas policiais). Marner, segundo relatos publicados na imprensa canadense, não gostou de ter ficado em segundo plano em relação a Auston Matthews. Em quase cinco temporadas por Toronto, Marner chegou à marca de 337 pontos em 336 partidas (96 gols e 241 assistências). No entanto, o time nunca chegou nem mesmo à final da conferência na pós-temporada com ele.
Em declaração à imprensa canadense, Marner criticou o GM Kyle Dubas pela troca, “não acredito que justo eu, o garoto nascido e criado em Toronto (nota da autora: Marner é, na verdade, um nativo de Markham, Ontario), perderei a chance de tentar conquistar a Stanley Cup mais uma vez. Dito isso, estou muito animado para começar um novo capítulo da minha carreira em Buffalo.”
No caso de Eichel, o histórico do atleta e seus conflitos com diversas pessoas dentro da organização fizeram com que o relacionamento entre o americano e os Sabres se deteriorasse. Presente no elenco dos Sabres desde 2015, quando foi draftado em segundo, o center nunca participou de uma pós-temporada da NHL.
Sobre a oportunidade de jogar em Toronto, Eichel afirmou: “Fico muito grato pelo carinho da torcida de Buffalo, eu sei que eu nunca fui quem vocês queriam de verdade. Mas estou entrando no prime da minha carreira e me considero pronto para ganhar. A oportunidade de jogar com Auston Matthews, um dos melhores jogadores da liga e meu melhor amigo, é realmente um presente. ” Eichel deixa os Sabres com 355 pontos marcados em 375 partidas (139 gols e 216 assistências).
Embora Toronto e Buffalo estejam a poucos quilômetros de distância, a fronteira EUA-Canadá faz com que os atletas tenham que ficar de quarentena. Enquanto os Sabres terão Marner e Sandin o quanto antes, a espera da torcida dos Leafs para ver Jack Eichel em um uniforme de Toronto será maior. Por restrições sanitárias, o center americano (e o defensor Brandon Montour também) deverá ficar sete dias em quarentena, prazo recém reduzido pelo governo canadense (antes era de 14 dias). Além disso, ele ainda se recupera de uma lesão, classificada como day-to-day.