Hitchcock anuncia aposentadoria
Share
Após temporada de volta a Dallas, Ken Hitchcock anunciou sua aposentadoria na NHL, depois de 22 anos de na liga. Hitch começou a sua carreira como técnico na NHL no Stars, em 1996, e levou o time à única Stanley Cup em 1999. Ele também teve passagens pelos Flyers (2003-2006), Blue Jackets (2006-2010) e Blues (2011-2017).
Hitchcock terminou a sua carreira com um total de 1536 jogos na temporada regular, dos quais venceu 823. Ele foi o terceiro técnico da NHL a conseguir esse fato, atrás apenas de Scotty Bowman e Joel Quenneville.
Em 21 temporadas, Hitch chegou aos playoffs em 14, conquistando a Stanley apenas com o Dallas Stars em 1999. E, por tudo que ele fez pelo time, retornou a Dallas para jogar sua última temporada.
Além da Stanley Cup, Hitch guiou seus times para 8 títulos de divisão, dois Presidents’ Trophies e ganhou o prêmio Jack Adams pela temporada 2011-12.
Pela seleção Canadense, Ken Hitchcock também obteve diversas vitórias em torneios internacionais. Ele foi nomeado técnico do time no 2008 IIHF World, Championship, liderando a equipe na conquista da medalha de prata. Como técnico assistente, ele esteve na conquista do ouro no Mundial Sub-20 de 1987 e no Mundial de 2002.
Nas Olimpíadas de Inverno, Hitch trabalhou como treinador assistente em 2002, 2004, 2006, 2010 e 2014, contribuindo para o ouro da seleção canadense em 2002, 2010 e 2014.
Ken Hitchcock dedicou a sua vida para estudar o jogo, analisando diversas estratégias, pessoas e histórias. Hitch se tornou um dos maiores estudiosos de hockey. Auxiliou não apenas na parte técnica, mas também construiu uma relação de disciplina com seus jogadores, nunca sendo pego de surpresa pela mídia.
A especialidade de Hitchcock sempre foi a defesa, e, justamente por isso que o GM do Dallas o contratou em abril do ano passado. Naquela conversa, Jim Nill já sabia da possibilidade do técnico ficar apenas um ano no time, mas juntos, Nill e Hitch se esforçaram para melhorar a defesa dos Stars.
Apesar de Dallas não ter chegado aos playoffs, Hitchcock mudou a forma do time jogar, trazendo jogadores que agregaram às marcas dos Stars. Um exemplo é o goleiro Ben Bishop que, apesar das lesões, se tornou uma presença de peso da defesa da equipe.
Os Stars passaram de 29º para 7º na média de gols sofrido por jogo na temporada 2017-18 comparando com o ano anterior.
Em sua carta aos fãs publicada nas redes sociais dos Stars, Hitchcock começou explicando o motivo da decisão. “Fiquei pensando nisso desde o último jogo, e cheguei à conclusão que está na hora de deixar técnicos mais novos assumirem essa responsabilidade”. Ele agradeceu todos os fãs, jogadores com quem já trabalhou, às organizações dos Stars, CBJ, Flyers e Blues e mídia. Completou dizendo que sentirá falta de toda a vibração dos fãs durante os jogos e fora deles.
A carreira de técnico de Ken Hitchcock pode ter chegado ao fim, mas ele continuará no Dallas Stars como consultor. E, sem dúvidas, ele continuará sendo um dos principais historiadores da NHL.