Gordie Howe: um hat trick
Share
Que o hockey é um esporte considerado violento, todo mundo sabe. As brigas que param o jogo e costumam fazer vários jogadores perderem dentes são frequentes e, para alguns admiradores do esporte, faz até parte do show. Inclusive consideram que um jogo sem brigas não tem a mesma diversão.
Sempre que se fala em hat trick, imagina-se o feito de um mesmo jogador marcar 3 gols em uma só partida; a torcida jogar bonés (hat) no gelo para honrar o feito e, certamente, uma partida com muitos gols. Mas no hockey também existe um hat trick que considera as brigas parte das estatísticas de jogo. É o Gordie Howe Hat Trick: quando um jogador faz um gol, dá uma assistência e se mete em uma briga!
Gordie Howe, apelidado de Mr. Hockey, é considerado até hoje como o jogador mais completo e o melhor de todos os tempos. Ele jogou na NHL por 26 temporadas (1946 a 1980), 25 delas pelo Detroit Red Wings. Também jogou 6 temporadas na WHA (World Hockey Associatin), antecessora da NHL. Howe ganhou esta homenagem pois, além de marcar muitos gols e fazer excelente passes, também era conhecido por entrar em muitas brigas.
Apesar de ter sido homenageado com o nome do hat trick, Howe chegou a essa marca apenas duas vezes em sua carreira: a primeira em 11 de Outubro de 1953, contra o Toronto Maple Leafs, quando ele marcou um gol, deu assistência para Red Kelly em um gol e brigou com o defencer Fernie Flaman; a segunda vez foi em 21 de Março do ano seguinte, de novo contra o Leafs. Dessa vez, Howe marcou um gol, deu duas assistências para Ted Lindsay e brigou com o center Ted “Teeder” Kennedy. Apesar da homenagem, as estatísticas não oficiais da NHL dizem que Howe entrou em brigas apenas 22 vezes na sua carreira.
Não há uma data certa de quando teria acontecido o primeiro Gordie Howe hat trick, pois a NHL começou a contar as estatísticas apenas em 1996.
Na temporada 17/18 já tivemos dez Gordie Howe Hat Trick:
Tyler Seguin (Dallas Stars): o primeiro da temporada, no dia 14 de Outubro contra o Avalanche em casa. O jogo terminou em 3 a 1 para o Dallas, e Seguin tirou as luvas contra o ex-companheiro de time Patrik Nemeth depois que o mesmo tentou causar uma confusão com Benn, capitão do Stars. Este foi o primeiro Gordie Howe do jogador e a primeira vez que ele entrou em uma briga na NHL.
Scott Mayfield (New York Islanders): foi segundo jogador a realizar um Gordie Howe na temporada, também contra o Colocado Avalanche, no dia 5 de Novembro. Mayfild abriu o placar na vitória de 6 a 4, deu uma assistência para Eberle marcar o sexto gol e trocou socos com Nikita Zadorov no terceiro período do jogo.
Anthony Mantha (Detroit Red Wings): Na goleada de 8 a 3 dos Wings em cima dos Flames em 15 de Novembro, Mantha marcou dois gols e deu assistência para Nyquist marcar o segundo gol de Detroit. A sua briga foi parte da disputa que se transformou em um completo caos no terceiro período. Luke Witkowski ia para a penalty box cumprir uma penalidade de 10 minutos quando ele foi instigado e voltou para o gelo, dando início à confusão. Após o jogo, Mantha disse ter ficado feliz com seu “Gordie”, mas sem dúvidas se recordou do dia em que quebrou o dedo na temporada anterior, em uma briga com o próprio Witkowski, que jogava em Tampa na época.
Vladimir Tarasenko (St. Louis Blues): Em 21 de Novembro, o Blues ganhou de 8 a 3 dos Oilers em casa. Tarasenko foi responsável por abrir o placar no primeiro período e deu duas assistências nos períodos seguintes. Provocado pelo defensor do Edmonton, Matt Benning, Tarasenko não hesitou em jogar as luvas longe e ir para cima do adversário numa briga que precisou de dois juízes para separar. Para fechar a noite com 4 pontos, Vladmir Tarasenko marcou mais um gol no terceiro período.
Zack Kassian (Edmonton Oilers): Este “Gordie Howe” é o primeiro da lista a acontecer em uma derrota. O Oilers perdeu de 6 a 4 para o Leafs em 30 de Novembro, mas, apesar disso, Kassian deu uma assistência a Mark Letestu no primeiro período e deixou seu gol no segundo. Ainda no primeiro tempo, Kassian se estranhou com Matt Martin atrás do gol do Leafs. O início de briga terminou com Zack sendo empurrado contra o gelo pelo jogador de Toronto e os juízes interrompendo antes que tivesse uma troca de socos.
Jamie Oleksiak (Pittsburgh Penguins): Antes de ser trocado pelo Dallas Stars, Oleksiak fez o seu “Gordie” pelo time do Texas no dia 5 de Dezembro, na derrota de 5 a 2 para o Nashville Predators em casa. No segundo período, Oleksiak trocou socos com Austin Watson após o mesmo puxar a Jersey de Stephen Johns. Na última parte do jogo, Oleksiak deu assistência para o gol do próprio Johns e marcou o seu “Gordie” com um gol nos últimos minutos do jogo.
Brayden Point (Tampa Bay Lightning): com apenas 21 anos, Point conquistou o seu primeiro “Gordie” na vitória de 4 a 1 contra o Arizona Coyotes, em 14 de Dezembro. Brayden marcou o seu gol no primeiro período e deu assistência para Tyler Johnson marcar o dele no terceiro. Point teve a sua primeira troca de socos na NHL contra o center do Arizona, Brad Richardson, na última parte do jogo.
Charlie McAvoy (Boston Bruins): outro a ter a sua primeira briga na NHL e já fazer um Gordie Howe Hat Trick foi McAvoy, com apenas 20 anos, na vitória de 7 a 2 do Bruins sob o Columbus Blue Jackets em 18 de Dezembro. Charlie fez seu gol no segundo período e deu assistência para Danton Heinen no terceiro. A troca de socos aconteceu no terceiro período, quando McAvoy encarou Pierre-Luc Dubois, que o acertou direto no rosto e a briga só foi separada pelos juízes quando ambos caíram no gelo.
Sean Couturier (Philadelphia Flyers): no dia 4 de Janeiro, foi a vez de Couturier conquistar o seu “Gordie” na vitória de 6 a 4 contra o New York Islanders. Sean Couturier abriu o placar em casa ainda no primeiro período e deu sua assistência a Travis Konecny no segundo. O jogador do Islanders, Josh Bailey, foi para cima de Couturier e trocaram socos até o centro do gelo.
Yanni Gourde (Tampa Bay Lightning): Gourde começou o jogo com uma assistência para Dan Girardi que abriu o placar para os Bolts na vitória fora de casa em cima dos Red Wings. Ele também marcou dois gols, um a mais para o que ele precisaria para fazer um Gordie Howe Hat trick. Gourde começou a trocar socos com Tomas Tatar no meio do gelo ainda no primeiro período. A briga foi a segunda do jogo e começou enquanto os juízes tentavam separar um outro conflito entre Hedman (Bolts) e Abdelkader (Wings), que tinha começado atrás do gol dos Bolts.