UMass campeã pela primeira vez na história da universidade
Share
O campeão do hockey universitário masculino da NCAA foi consagrado na noite de sábado (11), em Pittsburgh. A Universidade de Massachusetts levou a melhor num shutout sobre St. Cloud State, de Minnesota, e conquistou pela primeira vez na história do programa a vitória no tão sonhado Frozen Four.
Mesmo com o time desfalcado por conta dos protocolos da COVID-19, os Minutemen de Massachusetts derrotaram na quinta-feira os tricampeões de Minnesota no overtime, assim avançando para sua segunda final consecutiva no torneio.
A falta de jogadores, chamada pelos técnico de “situação adversa”, não demonstrou ser um problema para o time que, num rematch da última final do Frozen Four (de 2019, pois o torneio foi cancelado em 2020) levou a melhor sobre Minnesota Duluth por 3-2. Com isso, o único do campeonato que não vinha de Minnesota, garantiu uma vaga na final no sábado, mesmo após terminar em terceiro lugar na Hockey East, atrás de times como Boston College e Boston University.
Já os Huskies de St. Cloud State levaram a melhor sobre os Mavericks de Minnesota State, na quinta-feira, faltando apenas 54 segundos para o final do jogo. Com o placar de 5-4 para St. Cloud, os Huskies garantiram a primeira aparição da universidade na final do Frozen Four.
Minutemen 5, Huskies 0
Com parte do time que estava em protocolo de COVID liberado para jogar a final no sábado, Massachusetts começou se dando melhor. Aaron Bohlinger marcou o primeiro gol de sua carreira com pouco mais de 7 minutos de jogo para dar a vantagem para UMass, depois que dois jogadores de St. Cloud colidiram no gelo.
Ainda no final do primeiro período os Minutemen fizeram o segundo com Reed Lebster para aumentar a vantagem sobre os Huskies, que não conseguiram mais que 3 tiros a gol nos primeiros 20 minutos de jogo.
No segundo período, após um tripping de Ryan Sullivan, os Huskies se viram no powerplay, mas nem isso parou o time de Massachusetts, que marcou seu terceiro com apenas 4 jogadores no gelo. E que gol! Depois de driblar dois jogadores de St. Cloud, Philip Lagunov conseguiu fazer o puck entrar pelo meio das pernas do goleiro David Hrenak.
Os Huskies conseguiram entrar mais na zona de ataque, mas a defesa da UMass não deixou nenhum dos 10 tiros acertassem o fundo da rede. Ainda no segundo período, após um elbowing de St. Cloud, os Minutemen conseguiram o quarto gol no powerplay com Matt Kessel.
Para finalizar o placar, Bobby Trivigno marcou o quinto da UMass no jogo e garantiu o prêmio de Most Outstanding player, além, claro, da vitória de Massachusetts no Frozen Four por 5-0.
Foto: Reprodução/UMass