Frölunda Indians é o campeão da CHL pelo segundo ano consecutivo
Share
Na última terça-feira (04) conhecemos, enfim, o grande campeão da CHL. O Frölunda Indians, da Suécia, repetiu o feito do ano passado ao se tornar o campeão da Champions Hockey League. Esta é a quarta vez que o time conquita o título. Em uma partida contra o Mountfield HK da República Tcheca, o time ganhou por 3 a 1 e conquistou sua quarta vitória. Desa forma, se tornou o time com mais vitórias na história da CHL.
O jogador Ryan Lasch do Frölunda Indians foi nomeado o MVP com seis gols e 16 assistências. Enquanto o jogador Curtis Hamilton do Belfast Giants foi votado como melhor gol da temporada.
A trajetória do time campeão foi um tanto curiosa. Diferente da NHL, onde o time com mais vitórias passa para a próxima fase, na CHL os critérios são avaliados de outra forma. Sendo assim, apesar de ter sofrido algumas derrotas durante o campeonato, o time conseguiu marcar inúmeros gols, garantindo sua vaga de fase em fase até a final.
A trajetória do Frölunda Indians
O time seguiu um padrão de derrota e vitória durante quase todo os playoffs. Na rodada dos 16, o Frölun Indians disputou contra o Färjestad Karlstad também da Suécia. Na primeira partida os Indians sofreram uma derrota de 6 a 3. No entanto. no segundo jogo o time deu a volta por cima ganhando de 8 a 2, desta forma totalizando 11 gols e se classificando para a próxima fase.
Nas quartas de finais a disputa foi contra o EHC Biel-Bienne da Suíça. O time sofreu uma derrota com uma diferença de apenas um gol, deixando o placar por 3 a 2. No segundo jogo da rodada podemos ver novamente o Indians dando a volta por cima e ganhando de 5 a 3 no overtime, assim totalizando sete gols.
Em janeiro aconteceram as semifinais e o padrão apresentado pelo time sueco seguiu. Em duas partidas acirradas contra o Luleå Hockey, o Frölunda Indians sofreu uma derrota por 3 a 2 na primeira e ganhou de 3 a 1 no segundo jogo da rodada. Com uma vantagem de apenas um gol o time se classificou para a final.
A trajetória do Mountfield HK
Por outro lado, a trajetória do Mountfield HK foi bem diferente. O time disputou a rodada dos 16 contra o time alemão Adler Mannheim. Eles conquistaram uma vitória de 1 a 0 e um empate de 1 a 1. Dessa forma, somaram dois gols de vantagem e avançando para a próxima rodada.
Nas quartas de finais, apesar de ter empatado o primeiro jogo em 1 a 1, o Mountfield HK deu um show no segundo jogo ao ganhar de 4 a 0 contra o time da Suíça, o EV Zug. Ainda com o embalado para as semifinais, o time Tcheco superou o seu adversário ao somar seis gols no placar agregado, enquanto seu adversário, o sueco Djurgården Stockholm, marcou apenas um gol. Isso porque na primeira partida o Mountfield ganhou de 3 a 1 enquanto na segunda partida a vitória foi de 3 a 0.
Frölunda Indians 3, Mountfield HK 1.
Na partida que aconteceu na República Tcheca, o Frölunda quebrou o padrão que se seguiu durante os playoffs e deu um show ao virar o jogo ainda no primeiro período. Para o time da casa, essa era a primeira vez em que participavam de uma final. Além disso, o Mountfiel é apenas o segundo time na história do país a ir para uma final do campeonato. A expectativa do público era grande, os ingressos tinham esgotado em questão de minutos após terem sido colocados à venda.
A partida começou acirrada com ambos os times agindo de forma defensiva tentando limitar os arremessos do adversário. Com algumas boas defesas dos dois lados, aos 6:53 o time da casa abriu o placar levando o público ao delírio. Aproveitando um powerplay, Petr Koukal mandou o puck para dentro da rede marcando o único gol do Mountfield.
Posteriormente, o Frölunda mostrou que estava ali para ganhar e marcou três gols em menos de três minutos. Aos 16:29 o jogador Simon Hjalmarsson foi o primeiro a balançar a rede também durante um powerplay. Em seguida foi a vez Max Friberg marcar aos 18:21, abrindo uma vantagem contra o time da casa.
Ao tentar empatar, os jogadores de Mountfield mandaram o puck direto para Johan Sundström que não perdeu a oportunidade. O jogador mandou o puck direto para a rede e marcou o terceiro gol de seu time nos últimos segundos do primeiro período.
Apesar das inúmeras tentativas do Mountfield, a defesa do Frölunda estava bem sólida. Dessa forma, nenhum dos dois times conseguiram marcar durante o resto da partida. Sendo assim, o Frölunda Indians se tornou o campeção da Champions Hockey League 2020, vencendo por 3 a 1.
Foto: Reprodução/championshockeyleague.com (Štěpán Černý)