LOADING

Type to search

Conhecendo a Deutsche Eishockey Liga

Guia

Conhecendo a Deutsche Eishockey Liga

Share

O hockey no gelo pode não ser tão famoso quanto o futebol na Alemanha, contudo a história do hockey alemão é tão antiga quanto a do futebol. Essa história, apesar de menos conhecida, nos mostra como o esporte é um fator de identificação importante em certas cidades,  permitindo, inclusive, que grandes jogadores cheguem à NHL.

A Deutsche Eishockey Liga, ou a Liga Alemã de Hockey no Gelo, é uma das inúmeras ligas de hockey na Europa. Dessa forma, no texto de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o cenário do esporte no país germânico.

A Deutsche Eishockey Liga

A história do hockey na Alemanha data de 1912, quando a equipe Berliner Schlittschuhclub conquistou o primeiro título na então German Ice Hockey Championship, liga que durou de 1912 até 1948. De 1949 até 1958, a liga alemã passou a se chamar de Oberliga FDR. Após esse período, novamente a Liga mudou de nome e se tornou a Eishockey-Bundesliga, formada em 1958.

A liga era composta por equipes da 1ª e 2ª divisão da Eishockey-Bundesliga. Contudo, muitas equipes da 1ª e 2ª divisão estavam fortemente endividadas. Dessa forma, a 2ª divisão atraía poucos patrocinadores e espectadores e muitos clubes foram forçados a desistir ou serem rebaixadas.  

Deutsche Eishockey Liga - Times
Distribuição dos times no mapa da Alemanha
Imagem: Reprodução EliteProspect.com

Atualmente, a liga de hockey no gelo da Alemanha se chama Deutsche Eishockey Liga, ou DEL, e foi fundada em 1994. Na temporada de 2019-2020, os times são: Augsburger Panther, Andler Manheim, Dusseldorfer EG, Eisbären Berlin, ERC Ingolstadt, Fischtown Pinguins, Iserlohn Roosters, Kölner Haie, Krefeld Pinguine, EHC Red Bull Munchen, Nürnberg Ice Tigers,  Schwenninger Wild Wings, Straubing Tigers e Grizzlys Wolfsburg. A DEL agora é independente do ponto de vista jurídico, econômico e organizacional e é uma associação dos clubes da DEL.

O sistema de competição

Para que as equipes se mantenham na DEL, elas precisam entrar com um pedido por escrito na Liga e alcançar alguns critérios: 

  • Um estádio que atenda aos padrões da DEL;
  • Condições financeiras para sustentar o time;
  • Formação de uma empresa comum (o DEL consiste em franquias);
  • Programa de desenvolvimento para jovens jogadores;
  • Compra de uma licença 

Os times disputam 52 rodadas na temporada regular. Seis times se classificam diretamente para as quartas de final, quatro se classificam para uma fase prévia e disputam uma série melhor de três para complementar as vagas das quartas.

Uma vitória equivale a três pontos na classificação. Igualmente à NHL, se o jogo terminar empatado, haverá o overtime de 5 minutos. Se após o OT o placar permanecer igual, cada equipe ganhará um ponto e vão disputar pênaltis. Assim, a equipe vencedora nos penaltis ganhará o 2° ponto. Além dos jogadores nacionais, as equipes podem ter até 16 jogadores com identidades estrangeiras em seu elenco. 

Em 10 de março de 2020, a Deutsche Eishockey Liga anunciou que a temporada 2019/20 havia terminado devido à epidemia de COVID-19. Portanto, esta será a primeira vez na DEL em que não haverá um campeão.

Títulos 

Jogadores da Deutsche Eishockey Liga

Primeiramente, a última equipe campeã foi Adler Mannheim, que conquistou o 7° título. A equipe vice foi EHC Red Bull München, que possui 3 títulos. Além disso, o Adler Manheim e o Eisbären Berlin são os times mais vezes campeões, cada um com 7 títulos.

Ao longo das 24 temporadas, os vencedores foram: 

1995, 2001/02 – Kölner Haie (2 títulos)

1995/96 – Dusseldorfer EG 

1996/97 – 98/99, 2000/01, 2014/15, 2018/19 – Adler Manheim (7 títulos)

1999/00 – Munich Barons (realocado para Hamburgo)

2002/03 – Krefeld Penguins

2003/04 – Frankfurt Lions (rebaixado em 2010 por problemas financeiros)

2004/05, 05/06, 07/08-08/09, 2010-2013 – Eisbären Berlin (7 títulos )

2009/10 – Hannover Scorpions (atualmente na 3° Liga Alemã)

2013/14 –  ERC Ingolstadt 

2015/16 – 2017/18- EHC Red Bull Munich (3 títulos)

Rivalidades e Torcidas

O hockey europeu se torna especial por conter rivalidades locais ferventes   por conta da distância entre cidades. Como por exemplo, uma das maiores rivalidades na DEL é entre os times Dusseldorfer EG e Koln Haie. Como as duas cidades estão separadas por 34 km é comum que torcedores do DEG viagem até Colônia para assistir os jogos de seus rivais. Assim, os jogos em Colônia quase pareciam ter virado jogos em casa, devido a quantidade de torcedores de fora. 

A fidelidade e assiduidade no comparecimento de jogos também eram comuns no auge da Liga Alemã, entre os anos 1970 e meados dos anos 90. Os torcedores dos times frequentemente esgotavam os ingressos das temporadas. 

No entanto, essa popularidade foi embora gradualmente a partir da segunda metade da década de 90. Um dos motivos foi a falta de tradição ter sido passada entre as gerações, além da falta de sucesso da liga em si. Enquanto isso, a NHL foi se popularizando mais rapidamente. 

A NHL e a Deutsche Eishockey Liga

O lockout de 2004 foi, de certa forma, importante para a DEL. Isso porque, por conta do fechamento da NHL, foi possível ver um grande aumento de jogadores da Liga na DEL. Stéphane Robidas, atualmente diretor de desenvolvimento de jogadores do Toronto Maple Leafs, jogou pelo Frankfurt Lions na temporada de 2004-2005. Depois, ele se juntou a Doug Weight e a Olaf Kolzig, vencedor do Vezina Trophy de 2000, no Eisbären Berlin, onde ganharam o título daquele ano.

Além disso, Erik Cole, campeão da Stanley Cup com o Carolina Hurricanes em 2006, também jogou no Eisbären Berlin durante o lockout. Da mesma forma, ele ajudou o time a ganhar seu primeiro título.

Marco Sturm foi outro jogador alemão com passagem na Liga Alemã. Ele começou a carreira no EV Landshut, time atualmente na DEL2. Embora originalmente draftado pelo San Jose Sharks em 1997-1998, em 2005-2006 ele foi mandado para Boston, quando participou da troca na troca de Joe Thornton. Antes disso, ele havia retornado a DEL e jogou no ERC Ingolstadt.  Vale ressaltar que entre 2001 e 2009, ele estabeleceu-se como um artilheiro consistente de 20 gols da NHL.

O alemão Jochen Hecht jogou 833 partidas na NHL com o St. Louis Blues, Edmonton Oilers e Buffalo Sabres. Todavia, antes de ir para a NHL, Hecht começou a carreira no Adler Mannheim, time de sua cidade natal. Originalmente draftado pelo St. Louis Blues em 1995, ele teve uma breve passagem pelo Edmonton Oilers. Logo após ter ido para o Buffalo Sabres, ele marcou 56 pontos, o mais alto de sua carreira.

Hecht voltou à cidade de Mannheim com o Sabres para jogar contra Adler em um jogo de exibição em 4 de outubro de 2011. Embora Hecht não tenha jogado aquela partida por estar se recuperando de uma lesão, ele recebeu uma salva de palmas dos fãs ao patinar no gelo nos treinos pré-jogo. 

Leon Draisaitl, uma estrela da Colônia

Leon Draisaitl na Deutsche Eishockey Liga

O alemão Leon Draisaitl foi selecionado pelo Edmonton Oilers com a terceira escolha do draft em 2014, e possui uma história especial com o Kolner Haie. Natural de Colônia (Koln, em Alemão, de onde se original o nome da equipe), o Kolner Haie foi o time no qual Peter Draisaitl, pai de Leon, ganhou o primeiro título da equipe em 1997. Além disso, Peter foi treinador da equipe de 2017 a 2019.

A carreira de Leon começou nas categorias de base do Kölner Haie. Lá, ele jogou duas temporadas no time sub-16, onde marcou 22 gols e 33 assistências, totalizando 55 pontos em 44 jogos da temporada. Por fim, Na temporada de 2009/10 o center foi para o Adler Mannheim atuando na equipe sub-16.

Por mais que Draisaitl não jogue mais no Kolner, ele ainda possui fortes ligações com o time de sua cidade natal. No dia 03 de outubro de 2018, Leon enfrentou o time que seu pai treinava, em um amistoso de pré-temporada que aconteceu entre o Kolner Haie e Edmonton Oilers. Em uma partida emocionante, o Oilers saiu com a vitória por 4–3 no overtime.

Essa foi uma partida especial não só para Leon Draisaitl, mas para todos os alemães amantes do hockey e para a DEL em si. Draisaitl, que possui até agora 43 gols, 67 assistências e 110 na NHL, está caminhando para ser um dos melhores jogadores alemães da história da Liga. E essa oportunidade de jogar em sua cidade natal trouxe reconhecimento às suas origens na Liga Alemã. 

Tags: