Colorado Avalanche e Vegas Golden Knights se enfrentam em segundo round dos playoffs
Share
Na noite de sexta-feira (28), o Colorado Avalanche enfim conheceu o seu próximo adversário após o Vegas Golden Knights ganhar o Jogo 7 contra o Minnesota Wild. O confronto, que anteriormente parecia estar encaminhado no fim no Jogo 5, uma vez que Vegas estava à frente com uma vantagem de 3 a 1, surpreendeu os fãs do esporte. Isso porque a série teve uma reviravolta inesperada quando o time de Minnesota mostrou a sua força ganhando os Jogos 5 e 6 do round.
Infelizmente, para o Wild, isso só adiou sua eliminação, enquanto os Golden Knights precisaram suar a jersey para garantir a classificação na rodada seguinte. Nesse meio tempo, o Avalanche, que eliminou o St. Louis Blues em apenas quatro jogos, vinha intensificando o seu treinamento para o seu próximo adversário.
Com ambos os times ganhando destaque nas últimas temporadas, e ambos os goleiros titulares finalistas do Vezina Trophy de 2021, o segundo round dos Playoffs da Stanley Cup se torna um tanto imprevisível. Ambas as equipes apresentam desempenhos sólidos com um bom elenco e com boas chances de ganhar.
Vitória em quatro jogos
Enquanto o seu oponente do segundo round corria atrás da classificação numa disputa acirrada, o time de Denver não teve tantos percalços. Isso porque, apesar de seus contratempos, como por exemplo a suspensão de Nazem Kadri, o time teve uma trajetória bem tranquila nessa primeira fase.
Os Avs tiveram uma excelente temporada regular, e mostraram novamente um grande desempenho no gelo, com a atuação de Philipp Grubauer sendo apenas um bônus. No entanto, um dos pontos altos foi Nathan MacKinnon, que vinha de um período longe do gelo e conquistou sete pontos ainda nos dois primeiros jogos, contando um hat–trick no Jogo 2. Este foi o primeiro hat-trick em um jogo de playoff da sua carreira, e fez dele também o primeiro jogador da franquia a realizar o feito com menos de 24 anos.
O time, que vinha de três vitórias consecutivas, estava a um passo de “varrer” St. Louis. Bastava apenas ganhar um jogo e a sua classificação no próximo round estava garantida. E foi exatamente isso que o Avalanche fez. A partida começou acirrada com ambos os times desejando abrir o placar. No entanto, a rede só foi balançar no segundo período quando, aos 4:25, Vladimir Tarasenko, com uma assistência de seu capitão Ryan O’Reilly, abriu o placar para os Blues.
Todavia, essa vantagem durou pouco. Apenas alguns minutos depois, aos 11:37, Cale Makar levou o puck por todo o rink para Brandon Saad, que aproveitou o passe e empatou a partida. Em seguida, foi a vez do capitão Gabriel Landeskog converter um passe de Samuel Girard para dar uma vantagem ao Avalanche de 2-1.
No terceiro período foi a vez de Mikko Rantanen, com uma ajuda de MacKinnon e Landeskog, aumentar ainda mais a vantagem para o Colorado. O time adversário até tentou empatar, com Tarasenko fazendo o segundo gol da noite para os Blues. Porém, a esperança durou pouco e MacKinnon e Valeri Nichushkin marcaram um gol cada, assim finalizando a partida em 5-2, para o Avalanche.
Minnesota Wild vira o jogo
De um lado, um time classificado em quatro jogos e, do outro, um time com sete jogos. Tudo para Vegas ia bem, eles tinham perdido o primeiro jogo num overtime com um placar de 1-0. Enquanto os três jogos seguintes foram ganhados de forma consecutiva, faltava muito pouco para se classificarem. O que eles não contavam é que o time de Minnesota iria lutar até o final.
No quinto jogo da série, o Wild deu a volta por cima ao conquistar uma vantagem de três gols ainda no primeiro período. O capitão de Vegas, Mark Stone, pode ter sido o primeiro a balançar a rede naquele dia, porém foi o time de Minnesota quem deu um show no gelo. Com gols de Kirill Kaprizov, Zach Parise e Jordan Greenway, o time terminou o primeiro tempo confiante de que a vitória era possível. No segundo, os Golden Knights até tentaram empatar com um gol de Alec Martinez, porém, no terceiro período, Nico Sturm marcou o quarto gol do Wild garantindo a vitória de seu time e um sexto jogo.
Na partida seguinte, outra disputa acirrada. O time de Vegas mandou o puck para o gol 23 vezes. Porém, infelizmente para eles, todos os shots foram defendidos pelo goleiro Cam Talbot, de Minnesota. Em contrapartida, o Wild fez 24 tiros a gol e somente 21 deles foram defendidos por Marc-André Fleury, de Vegas. Após dois períodos sem nenhum gol de ambos os lados, o ala Ryan Hartman foi o primeiro a balançar a rede abrindo o placar para o Wild. Em seguida, foi a vez de Kevin Fiala e Nick Bjugstad também darem sua ajuda ao time e garantirem uma vitória por 3-1.
Vegas Golden Knights e o Jogo 7.
Após as duas últimas vitórias de Minnesota, o placar no round estava empatado com cada time tendo três vitórias, não restando outra alternativa senão um Jogo 7. A equipe de Las Vegas tinha a vantagem de jogar em casa, tornando a partida ainda mais emocionante. No entanto, isso não a tornou menos acirrada.
Começando com Mattias Janmark, o sueco abriu o placar para os Golden Knights aos 5:09 do primeiro tempo. Entretanto, Zach Parise também queria ganhar e empatou o jogo aos 16:49 com a ajuda de Joel Eriksson Ek e Ryan Suter.
No segundo período, o time de Vegas correu atrás do prejuízo ao virar o jogo com um gol de Nicolas Hague aos dois minutos. Novamente, o Wild também mandou o puck para rede com Kaprizov empatando a partida em 2-2. Porém, o time de Vegas não ia deixar ninguém tirar a vitória deles em casa. Max Pacioretty desempatou o jogo e Zach Whitecloud aumentando essa vantagem em 4-2.
Por fim, marcando o seu primeiro hat-trick pelos Knights, Janmark fez seu segundo e terceiro gols da noite no terceiro período. Assim, o jogo terminou em 6-2, garantindo a classificação de Vegas para o round 2 dos playoffs.
Batalha no segundo round
De um lado temos o Vegas Golden Knights que, mesmo precisando de mais jogos para avançar, possui um dos melhores goleiros da liga. Além disso, trata-se de um time que marca gols, o que é essencial porque time nenhum ganha somente impedindo o adversário de marcar.
Os Golden Knights conseguem ter o pacote de bons atacantes e uma defesa que funcionam, dando a Fleury a chance de fazer o seu único trabalho, que é proteger a rede. O time, que está em sua quarta temporada na NHL, conseguiu se classificar para os playoffs em todos os seus anos, sendo esse o terceiro em que avança para o round 2.
Do outro lado, temos o invicto dos playoffs, o Colorado Avalanche. O time vem de cinco vitórias consecutivas, quatro do primeiro round e uma contra o próprio Vegas ainda na temporada regular. Assim, como o seu adversário, possui chances reais de ganhar se conseguir manter o nível de jogo.
O elenco que o Avalanche possui hoje é excelente. Composto por grandes atacantes que conseguem marcar gols, a equipe também conta com uma das melhores defesas da liga. O jovem de 22 anos Cale Makar se mantém um jogador top de linha que, em conjunto com seus colegas de time, tem se tornado o pesadelo de muitos times da NHL.
Golden Knights 1, Avalanche 7
O segundo round já começou e os times Golden Knights e Avalanche já tiveram o seu primeiro confronto. Numa partida emocionante, os fãs do Colorado tiveram o prazer de presenciar ao vivo o seu time começar a série com uma vitória.
Após uma semana sem jogar, os Avs mostraram que o tempo foi bem gasto com treinos, rendendo um bom resultado ainda nesse início. Em uma noite de descanso para Fleury, o goleiro Robin Lehner fez 30 defesas pelos Golden Knights, mas infelizmente não foi o suficiente para evitar uma derrota. Enquanto isso, o finalista do Vezina Grubauer defendeu 24 dos 25 shots dados pelos jogadores de Vegas.
No entanto, o ponto alto da noite não foram as defesas e sim os sete gols marcados pelo time da casa. Com Rantanen abrindo o placar para o Avalanche aos 4:55 do primeiro período e Landeskog aumentando essa vantagem para 2-0 pouco depois, o Avalanche estava apenas começando a noite de goleadas.
No segundo período, o time contou com um gol de Brandon Saad, dois de MacKinnon e um segundo gol de seu capitão, Landeskog. Vegas até tentou diminuir a diferença na partida com um gol de William Karlsson também no segundo período. Porém, esse foi o único gol do time durante a partida.
No terceiro período, Makar decidiu fechar com chave de ouro e também deu a sua contribuição com um gol. Assim finalizando o placar em 7-1 e garantindo a vantagem na série.
Suspensão para Vegas
O time de Vegas infelizmente não sofreu somente uma derrota. Durante o segundo período, o jogador Mattias Janmark sofreu um hit Ryan Graves do Avalanche e acabou deixando o gelo. Ainda no segundo período, Graves foi penalizado, mas a “retaliação” veio mesmo no terceiro período. Isso porque Ryan Reaves, de Vegas, tomou as dores de seu companheiro de time e, no terceiro período, iniciou uma confusão com Graves.
O defensor de Colorado ainda chegou a retornar para o gelo duas vezes após a confusão. Reaves ainda assim foi punido pela NHL com uma suspensão de dois jogos por conduta agressiva/antidesportiva. A suspensão do atacante começa no Jogo 2 da série. O estado de saúde de Mattias ainda é desconhecido pelo público assim como o seu retorno para o próximo jogo.
Mesmo com Vegas precisando de mais jogos para avançar e o Colorado invicto, ambos os times possuem uma boa desenvoltura no gelo. Assim, torna-se o segundo round totalmente imprevisível. O Jogo 2 da série está marcado para quarta-feira (2), com transmissão nos canais ESPN a partir das 23h BRT.
Foto: Reprodução / nhl.com