Calgary Flames anúncia saída de Jaromir Jagr
Share
Neste domingo (28), o Calgary Flames anunciou a saída do tcheco veterano da NHL, Jaromir Jagr, que vai completar 46 anos — boa parte deles dedicada ao hockey — no próximo mês. Jagr é um dos 26 jogadores a conseguir o “ouro triplo”, com títulos da Copa Stanley (NHL), do Campeonato Mundial e das Olimpíadas.
Jagr iniciou sua carreira na NHL nos Penguins, onde teve sem dúvida nenhuma seus momentos de glória no hockey. Ele foi eleito um dos 100 maiores jogadores da liga, conquistou a Stanley Cup com a equipe em 1991 e 1992, além de vários outros prêmios, como o Hart Trophy de 1999 como MVP da NHL, e o Art Ross Trophy como maior pontuador, em cinco ocasiões (1995, 1998-2001).
Além de Pittsburgh, o tcheco já passou pelas seguintes equipes na NHL: Washington Capitals, New York Rangers, Dallas Stars, Boston Bruins, New Jersey Devils, Florida Panthers, Philadelphia Flyers. Também passou 3 temporadas na Kontinental Hockey League, da Rússia, atuando pelo Omsk.
Em 2016, ele ganhou o prêmio Bill Masterton Memorial Trophy por sua perseverança e dedicação ao hockey. Nesta temporada, assinou um contrato anual de US$ 1 milhão em 4 de outubro como agente livre sem restrições com os Flames e marcou 1 gol e seis assistências em 22 jogos. Jagr estava afastado desde de dezembro do time devido a uma lesão, a equipe seguiu sua série de vitórias de sete jogos em grande parte sem o veterano.
Ele é o maior pontuador ativo da NHL, com 1921 pontos (766 gols e 1155 assistências) em 1733 partidas, e o segundo maior da história da liga, atrás somente de Gretzky. Os números dizem tudo.
Agora fora dos Flames, Jagr pode ter a oportunidade de jogar pela República Tcheca nos Jogos Olímpicos de Inverno já no próximo mês, dos quais os jogadores da NHL não participarão devido à não-liberação da liga americana. O jogador afirmou que “não via esta temporada como uma despedida.
“Eu quero agradecer (o gerente geral) Brad Treliving e o Calgary Flames por terem me dado a imensa oportunidade de fazer parte de sua equipe e continuar minha carreira na NHL nesta temporada” disse Jagr. “Embora eu esteja muito desapontado com o fato de que as coisas não aconteceram como esperávamos, devido a uma série de circunstâncias, agradeço profundamente aos Flames, os fãs e à cidade de Calgary por me terem recebido com tanta generosidade. Estou ansioso para continuando a temporada em Kladno “.
Já sabemos que essa lenda do hockey não vai encerrar sua carreia, ele vai atuar agora no time de sua cidade natal, Kladno, do qual ele é o maior proprietário desde 2011.
Boa sorte Jagr nessa sua nova empreitada.