LOADING

Type to search

Avalanche vence terceira seguida contra os Blues

Notícias

Avalanche vence terceira seguida contra os Blues

Share
Nazem Kadri e Justin Faulk durante Jogo 2 dos playoffs entre Avalanche e Blues

Os playoffs mal começaram e já estão a todo vapor, com partidas cada vez mais emocionantes para os fãs de hockey e muitos times encaminhando para o próximo round. Esse tem sido um momento de muita alegria para quem gosta do esporte, principalmente agora que o público nos Estados Unidos pode assistir aos jogos ao vivo nas arenas. 

Assim, o duelo entre o Colorado Avalanche e o St. Louis Blues não tem sido diferente, pelo menos para um lado da torcida. O time de Denver vem dando um show no gelo e, após vencer a partida da última sexta-feira (21), encontra-se a um passo de se classificar para a próxima fase. 

No entanto, nem tudo foi alegria. Isso porque, ainda na última partida, o center Nazem Kadri foi suspenso após um movimento ilegal sobre um defensor dos Blues. Agora, os Blues precisam correr atrás do prejuízo ou podem ser eliminados em casa, enquanto o Avalanche tentará não deixar que a ausência de Kadri influencie em seu jogo. 

Suspensão de Nazem Kadri

Tudo aconteceu ainda no segundo jogo da série, durante o terceiro período. O Avalanche já estava vencendo por 3 a 1, quando, aos 6:30, Kadri fez um hit ilegal na cabeça do defensor Justin Faulk que, apesar de ter saído patinando, não retornou para o restante do jogo e nem no jogo seguinte. Seu retorno ainda é incerto para o resto da série. Para assistir ao vídeo do hit clique aqui.

Com isso, Kadri não participou do terceiro jogo da série, enquanto aguardava a punição oficial do Departamento de Segurança ao Jogador da NHL (DoPS). Posteriormente, a liga anunciou que o jogador está suspenso por 8 jogos, sendo aquele Jogo 3 o primeiro. Assim, caso o Avalanche avance para o próximo round, o mesmo ficará de fora dos primeiros jogos e, caso isso não aconteça, ele cumprirá a suspensão na temporada seguinte.

Segundo a NHL, o número de jogos foi determinado porque o jogador já havia cometido essas infrações anteriormente. Dessa forma, a decisão da liga causou uma comoção no mundo do hockey, incluindo Jared Bednar, o técnico do Colorado Avalanche. Afinal, assim como os fãs, Bednar achou exagerada a iniciativa da Liga por conta de outros jogadores em situações parecidas não serem penalizados com a mesma severidade, com alguns nem mesmo sendo penalizados. 

No entanto, a NHL acredita e defende que a punição foi justa e, apesar de não estar comentando o assunto, compartilhou em suas redes uma espécie de justificativa para a sua decisão. O tweet se referiu a uma “aparente confusão” quanto à definição e implicações de infratores reincidentes para o DoPS.

Temporada Regular

De um lado desta série temos o Avalanche, que foi um dos melhores times durante a temporada regular. Dos 56 jogos em que participou, perdeu apenas 13 deles no tempo regulamentar, e outras 4 derrotas foram decididas num overtime. Com essa campanha (39-13-4), a equipe ficou com a primeira colocação em toda a liga, e conquistou o Presidents’ Trophy, o título da temporada regular.

O time tem um grande elenco. Cale Makar, na defesa, está atualmente em sua segunda temporada na NHL e tem sido um grande destaque. Além dele, nomes como Mikko Rantanen, Nathan MacKinnon e Gabriel Landeskog também se encontram entre os melhores da liga. No gol, o time conta com o alemão Philipp Grubauer, que nesta temporada teve um percentual de defesas de .922 e 30 vitórias.

Do outro lado, temos o time de St. Louis, que dos 56 jogos em que participou conquistou 27 vitórias, 20 derrotas e outras 9 decididas no tempo extra. O time foi o último de sua divisão a se classificar, ficando com a quarta posição na tabela. 

Em seu elenco, o time conta com Jordan Binnington que foi um dos grandes responsáveis pela Stanley Cup conquistada pela equipe em 2019. O goleiro tem 18 vitórias e um percentual de .910 nesta temporada. O time também conta com nomes como Torey Krug e Colton Parayko na defesa. Além de nomes como Tyler Bozak e o capitão Ryan O’Reilly, que estava bastante confiante sobre a série.

Primeiro round   

Diferentemente de 2019, quando o St. Louis conseguiu dar a volta por cima, nesta temporada o time não teve a mesma sorte. Classificando-se por pouco, o time caiu contra um dos melhores times da temporada e, infelizmente, está quase sendo “varrido” para fora dos playoffs

Os Blues sofreram na mão do seu oponente desde o início da série. Ao todo, o time marcou apenas cinco gols nos três jogos, contra os 15 que sofreu. Porém, o time do Colorado teve as suas vantagens, uma delas sendo Nathan MacKinnon que estava fora por alguns jogos e retornou ao time um dia antes da primeira partida. 

O canadense marcou dois gols em sua volta e um hat-trick no segundo jogo, além de ter uma assistência em cada partida. Em contrapartida, os Blues estão lutando para marcar algum gol e ainda perderam dois jogadores importantes em sua defesa: Faulk e Robert Bortuzzo. Ambos sofreram lesões no início da série e não retornaram ao gelo.   

A diferença entre os times tem sido clara: os Blues não estão conseguindo a mesma química que tinham em 2019 enquanto o Avalanche tem se superado a cada ano e possui grandes chances de avançar na corrida pela taça. Essa foi a primeira vez que os times se enfrentaram numa série de playoffs desde 2001, quando ambos disputaram a semifinal e Colorado conquistou a Stanley Cup.

Pontos altos

No primeiro jogo, Jordan Binnington suou a camisa e fez 46 defesas, deixando passar apenas quatro tiros. Um gol de Makar no primeiro período foi o que abriu o placar da noite. Jordan Kyrou, dos Blues chegou a empatar a partida, porém, no terceiro período, MacKinnon e Landeskog viraram o jogo garantindo a vitória para seu time. Por fim, o placar ficou 4 a 1 com o Colorado garantindo sua primeira vitória na série.

Marcando seu hat-trick no jogo dois da série, MacKinnon consolidou sete pontos apenas nos dois primeiros jogos e foi uma peça fundamental para a vitória. Com dois gols de Joonas Donskoi e um de Brandon Saad, o time conquistou uma vitória de 6 a 3. Por outro lado, nessa partida os Blues sofreram duas baixas em seu elenco. 

Marcando não somente a vitória de Colorado, o Jogo 3 marcou também o primeiro gol do rookie Alex Newhook. A escolha de 1º round do NHL Draft de 2019, que estreou este ano pelo time, participou de apenas seis jogos na temporada regular e ainda não tinha marcado nenhum gol na NHL. Além dele, Ryan Graves, Tyson Jost, Brandon Saad e J.T. Compher também marcaram pelo Avalanche. Enquanto isso, no time dos Blues teve a estreia dos defensores Steven Santini e Mitch Reinke. Tyler Bozak diminuiu a diferença no placar para St. Louis, com um gol no segundo período. Porém no final a vitória foi de 5 a 1 para o time de Denver. 

O próximo jogo será na tarde deste domingo, e pode ser decisivo para o Colorado Avalanche seguir para a próxima rodada. Caso avance para a próxima série, o Avalanche aguardará o resultado do round entre o Vegas Golden Knights e o Minnesota Wild para saber quem será o seu oponente na final da Divisão Oeste. 

Foto: Reprodução / cbc.ca

Tags: