Vegas Golden Knights aumenta vantagem após vitória do Jogo 4

Share

Na tarde de domingo (23), o Colorado Avalanche se consagrou o primeiro time a avançar para o próximo round dos playoffs. No entanto, na outra chave do Oeste, a disputa entre o Vegas Golden Knights e Minnesota Wild continua a todo vapor. No sábado, a série que até então estava 2 a 1 para Vegas teve mais uma partida, consolidando a vantagem do time e dando um passo em direção à eliminação do Wild. 

Entretanto, tudo ainda pode acontecer. Isso porque o time de Vegas tem sido sólido e conquistou uma boa temporada regular com uma campanha de 40 vitórias com apenas 14 derrotas e duas derrotas no tempo extra. Porém, do outro lado, o time de Minnesota teve apenas cinco vitórias a menos com uma campanha de 35 vitórias, 16 derrotas e 5 derrotas que foram a overtime.

Os Golden Knights têm tido a vantagem, eles ganharam os últimos três jogos conquistando uma sequência de vitórias que pode garantir a sua classificação. Não somente isso, o jogo desta segunda-feira (24) será em casa e com uma torcida ainda maior. Com o público sendo autorizado de volta aos jogos nos Estados Unidos, esse pode ser o gás que o time precisa para vencer.

Pontos altos

Quando falamos de Vegas não podemos deixar de mencionar não somente que o time ainda é relativamente novo na NHL, como também possui um elenco forte. O time fez a sua estreia na temporada 2017-18 e naquele mesmo ano jogou a Final da Stanley Cup. Desde então, tem se classificado para os playoffs em todos os anos fazendo boas campanhas e sempre avançando para os rounds seguintes. 

A equipe, assim como no ano passado, possui uma boa defesa e um dos melhores goleiros da NHL. O canadense Marc-André Fleury, que se reinventou no time, e teve uma média de .928 defesas na temporada regular e .966 nesta pós-temporada. 

Mesmo com um elenco desfalcado, como é o caso dos atacantes Max Pacioretty e Tomas Nosek, e o defensor Brayden McNabb, o time tem conseguido mostrar um excelente desempenho no gelo, garantindo uma chance de vaga nos próximos rounds.

Do outro lado temos o time de Minnesota, um time mais experiente na liga mas que, mesmo com toda essa experiência, não possui grandes feitos. Possui bons jogadores que, no entanto, quando se depararam com o estilo do Vegas não conseguiram acompanhar. Jogadores como Kevin Fiala, Nick Bonino e Victor Rask continuam mostrando o melhor desempenho no gelo. O goleiro Cam Talbot possui uma média de .915 defesas na temporada regular e na pós-temporada melhorou para .921 em seu percentual.

Relembrando a série

O primeiro jogo não foi fácil. Vegas tinha a vantagem de estar em casa, e foi com tudo para cima do Wild. Graças a Cam Talbot, o time de Minnesota não sofreu uma goleada. O goleiro fez 42 defesas para o seu time, 19 delas somente no primeiro período, garantindo assim uma chance do jogo ir para overtime. Enquanto isso, Fleury realizou 29 defesas em toda a partida, deixando o puck passar apenas uma vez, no gol que garantiu a vitória do Wild. 

O gol foi um passe de Marcus Foligno e Jordan Greenway, que armaram a jogada perfeita para Joel Eriksson Ek. Este mandou o puck direto para a rede de Fleury. Ele foi nomeado a primeira estrela da partida, seguido por Fleury e Talbot. Assim, Minnesota levou a primeira vitória por 1 a 0, e abriu a mesma vantagem na série.

Para o segundo jogo, um pouco mais do mesmo. Os Golden Knights foram com tudo pra cima do Wild, com um diferencial: desta vez os times não deixaram ficar no 0 a 0. No primeiro período tudo parecia igual, muitos tiros e muitas defesas resultando num placar sem nenhum gol. Porém tudo mudou no segundo, quando Matt Dumba abriu o placar para o time visitante garantindo uma vantagem de 1 a 0.

Infelizmente, a alegria durou pouco, e alguns segundos depois o time conseguiu empatar e virar o jogo. Primeiro, o center Jonathan Marchessault empatou o placar, e pouco depois foi a vez de Alex Tuch garantir uma vantagem de 2 a 1 para o time de Vegas. No terceiro período, Tuch repetiu o feito, cimentando a vitória para os Golden Knights num placar de 3 a 1. Desta vez, Fleury fez 34 defesas e garantiu a primeira estrela do jogo, ao lado dos seus colegas Alex e Jonathan. O goleiro adversário, Talbot, por sua vez, fez 25 defesas para o seu time. 

A virada de Vegas

Com a série empatada, tudo que ambos os times queriam era uma vitória para garantir a liderança no round. Com a partida acontecendo em Minnesota, o time novamente tinha a vantagem e o gás da torcida para ajudar. Ainda no primeiro período, aos 2:16 de jogo, Ryan Hartman abriu o placar para o Wild com uma assistência de Kirill Kaprizov e Jonas Brodin. Ele foi seguido de Joel Eriksson Ek, que marcou o seu segundo gol da série garantindo um placar de 2 a 0 para Minnesota no final do primeiro período.

Porém no segundo e terceiro, foi a vez de Vegas mostrar a sua força. O time fez uma sequência de cinco gols, com dois gols de Mark Stone, e os outros três por Patrick Brown, Reilly Smith e William Karlsson. Assim, os Knights garantiram uma vantagem e a sua segunda vitória no round com um placar de 5 a 2. 

Com um quinto jogo garantido, os Golden Knights precisavam passar pelo Jogo 4 com uma vitória para ficar a um passo de se classificar. Mantendo um jogo intenso, o time não deixou o Wild jogar. Assim, Vegas já garantiu uma vantagem ainda no primeiro período com um gol de Nicolas Roy. Pouco depois foi a vez de Joel marcar o seu terceiro gol da série, parecendo igualar para Minnesota. Entretanto, o time de Vegas pediu para revisarem o gol e foi determinado que Marcus Foligno prejudicou o desempenho de Fleury (interferência de goleiro) e o gol foi anulado.

No segundo período, essa vantagem no placar aumentou com a ajuda de Alex Tuch e Mark Stone, que pressionaram o seu adversário até o fim. E no terceiro período, Roy repetiu o feito do primeiro com mais um gol. O goleiro de Minnesota até tentou, fez 14 defesas durante a partida, porém elas ainda não foram o suficiente e, no fim, o placar terminou 4 a 0. Em sua rede, o goleiro de Vegas, Fleury, fez um total de 35 defesas, não deixando passar nenhum disco. 

Caso se classifique, essa será a primeira vez que o Vegas enfrentará o Avalanche nos playoffs. Agora basta para o time ganhar o Jogo 5 nesta segunda-feira (24), às 23h30 no horário de Brasília e com transmissão em português pela ESPN. 

Foto: Reprodução / nhl.com