Vancouver Canucks aposenta os números dos irmãos Sedin

Vancouver Canucks aposentou os números de Daniel e Henrik Sedin

Share

A noite de quarta-feira (12) foi especial para todos os fãs do Vancouver Canucks. Isso porque Daniel e Henrik Sedin tiveram seus números aposentados. Antes do jogo contra o Chicago Blackhawks, o Canucks teve uma cerimônia especial de uma hora para homenagear os gêmeos. Dessa forma, os números 22 e 33, respectivamente, foram imortalizados na história da franquia.

Após 17 anos jogando na NHL, os irmãos suecos anunciaram a aposentadoria em 2018. A carreira dos dois é impressionante tanto na história da NHL quanto na história do Vancouver Canucks, já que ambos são os maiores artilheiros da franquia.

O evento contou com a presença de ilustres jogadores como Roberto Luongo, Kevin Bieksa, Alex Burrows, Ryan Kesler, Trevor Linden e Markus Naslund. Além deles, os donos da franquia do Vancouver Canucks, Francesco e Paolo Aquilini, o comissário da NHL Gary Bettman e o vice comissário Bill Daly estavam presentes.

O envolvimento e contribuições para a comunidade de Vancouver ao longo de suas carreiras fizeram com os gêmeos se tornassem umas das personalidades mais respeitadas e elegantes da NHL. Servindo, portanto, como exemplo e grandes favoritos dos fãs dentro e fora do rinque.

Um exemplo disso foi o prêmio que os dois dividiram em 2018, o King Clancy Trophy. Ele é dado aos jogadores que melhor exemplificam as qualidades de liderança dentro e fora do gelo e que deram uma contribuição humanitária significativa à sua comunidade.

Importantes, mesmo sem a Stanley Cup

Apesar de nunca terem conseguido ganhar uma Stanley Cup em Vancouver, eles possuem outros recordes e prêmios para compensar isso. Ambos ganharam um troféu Art Ross. Henrik em 2009-2010 e Daniel em 2010-2011. Henrik também ganhou o Hart Trophy como MVP da NHL em 2010 e Daniel ganhou o Ted Lindsay em 2011. Por fim, seu currículo também conta uma medalha de ouro com a Suécia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.

Daniel Sedin disse: “Para as pessoas de Vancouver e de British Columbia, nós chegamos aqui em 1999 e nos sentimos em casa desde o primeiro dia. Nós queremos agradecer a forma em que nossa família e nós fomos tratados. Ter jogado em frente a vocês foi uma honra e nunca será desvalorizado. Agora, nos juntaremos aos melhores fãs na Liga, apoiando essa equipe quando forem a final da Stanley Cup.”

Os vídeos da cerimônia podem ser vistas no site da NHL, assim como as entrevistas e discursos.

Foto: Ben Nelms/Reprodução