Na manhã do último sábado (04), o Minnesota Wild divulgou a camisa que a equipe usará durante o NHL Winter Classic de 2022, que acontecerá em 1º de janeiro de 2022, no Target Field, casa do Minnesota Twins (MLB), em Minneapolis. Menos de uma semana depois, o adversário da equipe no evento, St. Louis Blues, também pôs fim ao suspense e divulgou os uniformes completos para o dia de Ano Novo. É apenas a segunda vez que tanto os Blues quanto o Wild disputam uma partida outdoor.
Ambos os times haviam publicado “espiadinhas” em suas redes sociais, mantendo os seguidores atentos à novidade por alguns dias antes dos anúncios oficiais. Com essa divulgação, também conhecemos pela primeira vez o logo oficial do NHL Winter Classic de 2022. Será o primeiro jogo ao ar livre da NHL aberto ao público desde a pausa na temporada 2019-20 por conta da pandemia, e a partida é válida pela temporada regular para as duas equipes.
State of Hockey
Segundo o anúncio oficial do Minnesota Wild, a camisa foi “desenhada para celebrar o rico pedigree de hockey do estado (de Minnesota), a rivalidade entre as Twin Cities, e seu legado como o Estado do Hockey”. No design encontramos elementos inspirados nas equipes de Minneapolis e St. Paul das décadas de 1920, 30 e 40, como as listras na base da camisa e a escolha da fonte. “Com o jogo acontecendo na casa do Minnesota Twins, nós certamente canalizamos o espírito de Minnie e Paul para nosso suéter do Winter Classic”, disse o consultor sênior de marca do Minnesota Wild, John Maher.
As duas estrelas no centro representam a constelação de Gêmeos, em referência às “cidades-gêmeas” de St. Paul e Minneapolis. No meio, a silhueta do estado de Minnesota simboliza a união das cidades para representar a capital do estado. Esta ideia é reforçada pelos nomes (MPLS. e ST. PAUL) arqueados em torno do desenho principal, enfatizando como as cidades convergem em torno do esporte local e seus times.
Respectivamente: uniforme do St. Paul Saints (1925-1963); foto do elenco do Minneapolis Millers (1915-1963) (reprodução/Vintage Minnesota Hockey)
O foco no “Estado do Hockey” é evidenciado pela falta de uma referência direta ao Minnesota Wild por meio de logos ou mesmo o nome da equipe. O design manteve a paleta tradicional de verde escuro e vermelho do Wild, e o “branco vintage” que vemos nas listras e escritos reflete as origens do hockey nos lagos congelados. Já os cotovelos reforçados representam as “longas horas de desgaste no amado equipamento de hockey”.
(Foto: Twitter @mnwild)
Não é a primeira vez no Winter Classic em que um time quebra a expectativa de reproduzir um único uniforme do passado e, no lugar, cria algo completamente novo com elementos que evocam nostalgia e um ar de “velhos tempos”. Em 2020, tanto o Dallas Stars quanto o Nashville Predators utilizaram dessa estratégia de “fauxback” (throwback “falso”) para criar seus uniformes no Winter Classic daquele ano. É uma tendência que devemos ver cada vez mais, principalmente entre equipes sem um longo histórico de uniformes diferentes ou que se juntaram recentemente à liga.
Back to Basics
Apenas alguns dias depois de conhecermos o look do Wild para o evento, o St. Louis Blues revelou que também divulgaria a nova camisa em breve. Na noite de sexta (10), a equipe publicou um vídeo apresentando o uniforme, e confirmando algumas suspeitas vazadas mais cedo naquele dia. Enquanto seu adversário ao norte combinou diferentes elementos em uma nova camisa, St. Louis decidiu se inspirar em sua primeira camisa e manter-se fiel às origens da equipe.
Os Blues optaram por um design claro, em oposição ao verde escuro de Minnesota. A base da camisa tem cor creme, e é um reboot dos uniformes da temporada inaugural da equipe, em 1967-68. A nota musical no centro é similar ao logo original do time usado em seu primeiro ano, feita de feltro e com o traçado amarelo bordado para dar um toque mais velha-guarda. As listras azuis e amarelas nas mangas e barra da camisa também acompanham o design original, bem como as fontes que se assemelham às usadas em 1967.
(Foto: Reprodução/sportslogos.net)
O lançamento contou com grande participação do elenco dos Blues. O capitão Ryan O’Reilly e o atacante David Perron estrelaram o vídeo promocional, enquanto Brayden Schenn e outros jogadores compareceram a um jogo do St. Louis Cardinals (MLB) para mostrar a nova camisa ao público um pouco antes da partida de baseball começar. “Eu acho que (as camisas) parecem inacreditáveis, para ser sincero,” comentou Perron ao stlouisblues.com. “Eu sei que os fãs vão gostar muito delas. Estamos muito animados e temos sorte de participar de mais um Winter Classic, então vai ser especial”.
“É bem legal ter cores vintage. Isso me lembra das primeiras camisas que os Blues usaram,” disse O’Reilly. “Vendo isso, eu só penso na história. Você sente o jogo, como era jogado bem antes de você e a história da cidade. As camisas são muito legais, elas ficaram ótimas. Fizeram um trabalho e tanto com elas”.
(Foto: Twitter @StLouisBlues)
Nota-se que não é a primeira vez que St. Louis remete aos uniformes de sua temporada de expansão na NHL. Em 2017, o time usou a versão azul do modelo no Winter Classic contra o Chicago Blackhawks, que venceram por 4-1 no Busch Stadium. Para os fãs colecionadores, agora é possível ter o set completo de camisas “retrô” atualizadas pela NHL e a Adidas. Tanto os uniformes do Minnesota Wild quanto o do St. Louis Blues já estão disponíveis para compra na loja oficial da NHL (compra internacional).
A próxima temporada será importante para a retomada destes eventos especiais na NHL. Além do Winter Classic, ainda esperamos ver pelo menos outras duas partidas ao ar livre em 2022. A Stadium Series entre Nashville Predators e Tampa Bay Lightning está marcada para o dia 26 de fevereiro, no Nissan Stadium, em Nashville, Tennessee. Também especula-se que a liga anuncie um Heritage Classic entre Buffalo Sabres e Toronto Maple Leafs, que seria realizado em 13 de março, em Hamilton, Ontario, segundo diversas fontes.
Foto: Reprodução/nhl.com