A tão esperada coleção de Jerseys retrôs da NHL finalmente teve as fotos liberadas nesta segunda-feira (16). Apesar de alguns modelos como dos Penguins e dos Golden Knights terem vazados anteriormente, agora temos os modelos oficiais das jerseys de cada time, tal qual os detalhes contido em cada uma delas.
A inspiração para essa coleção foram os modelos retrôs dos uniformes, a maioria sendo da década de 90. Assim, cada time buscou em uma camisa antiga um conceito que marcou sua história e seus fãs, trazendo elementos já consagrados para suas cores e uniformes atuais.
Neste texto, o NHeLas traz os modelos da Divisão Atlântica e conta quais foram as inspirações por trás dos novos design. Esta nova coleção estará disponível para compra no site da ADIDAS norte americana e canadense, além do site oficial da loja da NHL à partir do dia 01 de dezembro.
Boston Bruins
A especulação sobre o possível vazamento da camisa dos Bruins foi um assunto recorrente nas últimas semanas. Entretanto, o retorno da jersey dourada era certo, afinal, a última vez que usaram esta cor foi no Winter Classic de 2010, e em algumas partidas da temporada 2009-10. Ontem, com a enfim confirmação da Adidas, vimos que os fãs poderão adquirir enfim a camisa dourada.
O uniforme inspirado na antiga camisa branca usada na Final da Stanley Cup de 1988 e 1990 ganhou a tradicional cor amarela tão característica dos Bruins. O logotipo da cabeça de urso é usado nos ombros e as faixas seguem em preto e branco nas mangas.
Buffalo Sabres
A jersey escolhida foi inspirada na originalmente preta e vermelha dos anos 2000. O que mudou foram as cores, adequadas aos tons atuais que o time anunciou em agosto deste ano: azul royal e ouro. Nos ombros, o logotipo escolhido foi a cabeça de búfalo, e no centro usaram as espadas de sabre cruzadas. No corpo, mais perto da barra, foi incluso listras com o nome do time.
Detroit Red Wings
História e tradição são conceitos extremamente importantes para este time, que hoje está longe dos seus anos dourados. Dessa forma, foi especulado que os Red Wings trariam o preto na sua versão retrô mas, com as imagens que eles mesmos soltaram na semana passada, isso não aconteceu.
A camisa retrô é inspirada no uniforme de 1998, trocando as cores da manga de vermelho para prata. Este design se baseia muito na versão que os Red Wings usaram para vencer sua 9º Stanley Cup, em 1998.
Florida Panthers
Nas fotos liberadas pela Adidas, vemos que a nova jersey dos Panthers tem uma combinação de cores moderna, seguindo a linha visual que alteraram em 2016. Dessa maneira, o modelo foi inspirado no de 1996, época de maior sucesso na história da franquia, quando chegaram à disputa da Stanley Cup no seu terceiro ano de existência.
Este visual retrô inclui as listras na manga em diagonal, formando pontas e o logotipo de palmeiras nos ombros. A pantera tão característica do time está igual à original de 1996.
Montreal Canadiens
Uma das maiores equipes já formadas na NHL usou da sua lendária camisa vermelha de 1976 para a criação desta versão retrô, mostrando que, às vezes, o melhor é ir pelo design mais simples.
Montreal simplesmente mudou o corpo de vermelho para azul e deixou esta jersey clássica e muito desejável para todo fã de NHL.
Ottawa Senators
A versão retrô dos Senators homenageia a camisa inaugural que usaram de 1992 a 2007. O que muda é um ajuste de cor, incluindo o vermelho para que desta forma, reflita a cara que marca usa atualmente. O logotipo segue em 2D, apresentado pelo time em setembro deste ano.
Tampa Bay Lightning
O Lightning vem com a versão repaginada da camisa que ganhou seu primeiro título em 2004, com a atualização do azul que usou para levar seu segundo título em 2020.
Sem dúvida, um uniforme que mexe com o emocional de qualquer fã do time, e será um lembrete diário dos momentos de glória já conquistados. Além disso, um diferencial foi a volta do brasão antigo com a logotipo em 2D.
Toronto Maple Leafs
A jersey dos Maple Leafs é uma mistura de duas temporadas: ao mesmo tempo que traz o logotipo principal com a folha de bordo de 11 pontas usada em 1969-70, também incorporaram as listras inspiradas na camisa de 1970-71.
A escolha da cor cinza foi uma homenagem ao prata usado na camisa do Centennial Classic em 2017. Dessa forma, o novo design foi uma mistura de homenagens, que representa a tradição que Toronto tem nesta liga.
Sem dúvida, os modelos da Divisão Atlântica vieram ricos em memória, mas sem esquecer o toque contemporâneo. Não deixe de comentar se pretende comprar alguma dessas jerseys, e qual a sua favorita! Amanhã traremos mais detalhes sobre as novas camisas de outra divisão.
Foto: Reprodução/icethetics.com