Um recap sobre o retorno da NWHL ao gelo

Toronto Six e Buffalo Beauts durante a bolha da NWHL

Share

Nos dias 26 e 27 de março a NWHL retorna ao gelo para concluir a sua temporada com os jogos das semifinais e final da Isobel Cup, na Warrior Ice Arena, em Brighton, Massachusetts. O retorno irá acontecer quase dois meses após a suspensão da “bolha” devido aos testes positivos de COVID-19, quando a liga optou pela pausa para maior segurança de todos os envolvidos. 

A bolha da NWHL aconteceu originalmente do dia 23 de janeiro a 5 de fevereiro em Lake Placid, Nova York. Ela contou com a participação dos seis times da liga, sendo um deles o estreante Toronto Six. No entanto, no decorrer do evento, o Metropolitan Riveters anunciou a sua saída após alguns casos de COVID-19 começarem a aparecer. Poucos dias depois, foi a vez do Connecticut Whale também anunciar a sua desistência do campeonato.

Por fim, ficaram somente os quatro times restantes: Buffalo Beauts, Boston Pride, Minnesota Whitecaps e Toronto Six. Entretanto, os casos positivos continuaram a aparecer. Dessa forma, a liga decidiu reavaliar seus protocolos de segurança e no dia 03 de fevereiro anunciou a pausa da temporada 2020-21.

Posteriormente, no dia 08 de março, a NWHL anunciou as datas para, enfim, concluir a temporada. Os jogos das semifinais já têm os seus confrontos definidos. Conforme o planejamento original, o 4º colocado enfrentará o 1º colocado. Consequentemente o 2º colocado enfrentará o 3º colocado de acordo com a tabela antes da pausa.

Mudanças na Liga

No dia 16 de março, a NWHL anunciou que a ex-comissária Dani Rylan, que então atuava como conselheira da liga e presidente da W Hockey Partners, estava renunciando de seus cargos. A W Hockey Partners é a empresa responsável pelos quatro times que pertencem à liga, onde Dani trabalhava em busca de novos donos para essas equipes.

Posteriormente, no dia 25 de março, a atual comissária Tyler Tumminia anunciou então Kelsey Koelzer como conselheira da diversidade, equidade e inclusão na liga. A defensora foi a primeira jogadora preta a ser selecionada como primeira escolha no draft na história da NWHL pelo Metropolitan Riveters. Alguns anos depois, ela entrou para a história novamente ao se tornar a primeira preta a ser contratada como técnica principal na história da NCAA, pela Arcadia University.  

Toronto Six vs. Boston Pride

Os primeiros times a se enfrentarem no dia 26 de março serão o Toronto Six e o Boston Pride. O novato Toronto Six ficou em primeiro lugar na tabela com quatro vitórias com apenas duas derrotas, sendo uma delas no overtime. Enquanto o veterano Pride ficou em quarto lugar com três vitórias e quatro derrotas. 

De um lado, o time de Toronto teve uma boa temporada, apesar de ter perdido nas duas primeiras partidas. Na sua estreia, contra as Riveters, a derrota foi por 3 a 0, e na segunda partida, perdeu no overtime contra as Whitecaps por 6 a 5. Após as derrotas, as jogadoras conseguiram dar a volta por cima e mostrar todo o potencial com uma sequência das quatro vitórias, garantindo assim o seu lugar na semifinal. 

Do outro lado temos o time de Boston, que jogou mais partidas durante a temporada regular (sete no total) mas que tem o maior número de derrotas, seguido apenas pelas Beauts. O Pride tem uma vantagem sob o seu adversário que está ainda se adaptando como um time, entretanto, isso não é necessariamente uma vantagem, uma vez que no confronto anterior das duas equipes, as Six conquistaram a vitória.

Numa partida que aconteceu ainda durante a bolha, as Six mostraram a sua força ao ganhar de 2 a 1 do Pride. O time veterano foi o primeiro a balançar a rede ainda no primeiro período com um gol de Christina Putigna, porém, essa vantagem só durou os dois primeiros períodos. No terceiro período, as Six conseguiram empatar e em seguida virar a partida com gols das jogadoras Brooke Boquist e Mikyla Grant-Mentis, respectivamente.

Minnesota Whitecaps vs. Connecticut Whale

O outro confronto também programado para o dia 26 será entre os times Minnesota Whitecaps e Connecticut Whale. O time de Minnesota ficou em segundo lugar na tabela, com três vitórias e uma derrota em quatro jogos. Enquanto isso, o time de Connecticut ficou em terceiro, também com quatro jogos, porém com duas vitórias e duas derrotas. 

Ambos os times têm chances iguais de se classificarem para a final. As Whitecaps são as campeãs mais recentes da liga, pela temporada 2018-19. Durante a temporada regular não tivemos nenhum confronto entre as duas equipes, uma vez que a única partida que estava agendada foi cancelada devido à pausa. Entretanto, ambas as equipes mostraram bom desenvolvimento no gelo. 

Transmissão ao vivo

Como já tinha sido anunciado anteriormente, os jogos das semifinais e da final serão transmitidos pela NBC Sports nos Estados Unidos. Assim, o evento entra para a história como o primeiro campeonato da liga profissional feminina transmitido em rede nacional no país. Como parte do projeto, a transmissão contará com uma equipe feminina na bancada. A narração ficará por conta de Kate Scott e comentários de AJ Mleczko, com Caley Chelios responsável pelas entrevistas. 

Veteranas do esporte, Kate e AJ já marcaram presença na primeira transmissão feita por uma equipe 100% feminina na NHL e nos jogos transmitidos da PWHPA, além, é claro, de terem outros esportes e times no currículo. A experiência de Caley Chelios não fica atrás das colegas, pois a repórter participou da transmissão do International Women’s Hockey Rivalry Series e atua como repórter pelo Tampa Bay Lightning. 

Assim como na primeira etapa do campeonato, internacionalmente os jogos terão transmissão gratuita pelo canal na Twitch da NWHL. Os confrontos das semifinais estão agendados para essa sexta com a primeira partida entre Toronto Six e Boston Pride às 18h no horário de Brasília. A partida entre Minnesota Whitecaps e Connecticut Whale está marcada para começar às 21h no horário de Brasília. A final, por sua vez, acontecerá no sábado, dia 27 de março às 20h no horário de Brasília.   

Foto: Reprodução / sportsnet.ca