Tudo o que rolou no draft 2020 da NWHL

Top 3 da escolha geral do draft: Sammy Davis, Kayla Friesen e Carly Jackson

Share

Nos últimos dias 28 e 29 de abril aconteceu o draft 2020 da NWHL. Através do twitter oficial da Liga, foram feitos anúncios ao vivo da escolha de cada time. Para isso foram utilizados vídeos de convidados de honra como Florence Schelling, a primeira mulher GM no hockey masculino, jogadores da NHL e profissionais de outros esportes. O evento que começou a ser transmitido na noite de terça-feira (28), teve em sua abertura uma mensagem da vice-comissária da NWHL, Michelle Pircad. Além de uma dedicação do evento pela diretora executiva da NWHLPA, Anya Packer.

Antes do início do draft as equipes de Boston e Toronto fizeram uma troca, mudando suas escolhas dos rounds. Assim, a ordem ficou da seguinte maneira:

1º Round: Boston, Connecticut, Buffalo, Metropolitan, Minnesota, Toronto

2º Round: Connecticut, Toronto, Buffalo, Metropolitan, Minnesota, Boston

3º Round: Connecticut, Buffalo, Toronto, Metropolitan, Minnesota, Boston

4º Round: Connecticut, Buffalo, Metropolitan, Toronto, Minnesota, Boston

5º Round: Connecticut, Buffalo, Connecticut, Minnesota, Boston, Boston

Top 3 

Conforme divulgado anteriormente, a estreante de Toronto teria direito a primeira escolha do draft geral com as escolhas seguintes seguindo a ordem de classificação na temporada regular. No entanto, a terça começou com uma troca do time com o Boston Pride que pegou a primeira e a quinta escolha de Toronto em troca de uma para este ano e duas para o draft 2021.

Através de um vídeo do apresentador da ESPN John Buccigross a primeira escolha geral foi anunciada, e o Boston Pride draftou a jogadora Sammy Davis da Boston University. A atacante natural de Massachusetts no EUA, atuava como capitã e é líder de pontuação da sua equipe, assim se tornando a estrela de seu time. Ela marcou 42 gols nas duas últimas temporadas, posteriormente a jogadora concordou em assinar com a equipe de Boston.

Em segundo lugar foi selecionada a também atacante Kayla Friesen da Clarkson University pelo Connecticut Whale. A jogadora natural de Winnipeg no Canadá jogou somente uma temporada pela Clarkson após 3 temporadas pela St. Cloud State University. Em sua temporada pela Clarkson a canadense marcou 10 gols e 20 assistências, assim somando 30 pontos no total. Para estar fazendo o anúncio a convidada da vez foi a estrela da WNBA Jasmine Thomas.

Enquanto para a terceira escolha foi a vez do Hockey Hall of Famer e 3º escolha geral da NHL no draft 1983, Pat LaFontaine fazer as honras.  A goleira Carly Jackson da University of Maine foi selecionada pelo Buffalo Beauts assim fechando o top 3 do draft. A jogadora natural do Canadá possui um percentual de .934 tiros salvos nesta última temporada. Foram 3.029 defesas e 45 vitórias somadas durantes suas quatro temporadas no Maine.

Outras escolhas

O primeiro dia foi marcado também pela escolha de mais nove atletas durante o primeiro e segundo round. Essas jogadoras, assim como as três primeiras, foram anunciadas por meio de vídeos ao vivo.  Sendo assim, o restante das escolhas ficou da seguinte forma:

4º Saroya Tinker, D, Yale — Metropolitan Riveters

5º Alex Woken, F, Minnesota — Minnesota Whitecaps

6º Jaycee Gebhard, F, Robert Morris — Toronto

7º Victoria Howran, D, New Hampshire — Connecticut Whale

8º Amy Curlew, F, Cornell — Toronto

9º Codie Cross, D, Northeastern — Buffalo Beauts

10º Delaney Belinskas, F, Boston College — Metropolitan Riveters

11º Patti Marshall, D, Minnesota — Minnesota Whitecaps

12º Tereza Vanišova, F, Maine — Boston Pride

Enquanto o segundo dia foi marcado pelo terceiro, quarto e quinto round que seguiram o mesmo formato do dia anterior. No entanto o destaque do segundo dia vai para a terceira escolha dos Beauts e 14º escolha geral. Isso porque a atacante Autumn MacDougall da University of Alberta teve uma convocação histórica ao ser a primeira jogadora da USports a ser draftada. Entretanto a canadense natural da Nova Scotia não é a primeira da Liga a participar da NWHL, outras jogadoras da USports já fizeram parte da Liga feminina porém não participaram do draft. A atacante marcou 17 gols em sua última temporada, sendo 10 deles em power plays

O restante das jogadoras selecionadas ficou da seguinte forma:

13º Savannah Rennie, F, Syracuse — Connecticut Whale 

14º Autumn MacDougall, F, University of Alberta — Buffalo Beauts

15º Erin Locke, F, York — Toronto

16º Tera Hofmann, G, Yale — Metropolitan Riveters

17º Presley Norby, F, Wisconsin — Minnesota Whitecaps

18º Taylor Wenczkowski, F, UNH — Boston Pride

19. Amanda Conway, F, Norwich — Connecticut Whale

20º Kelly O’Sullivan, D, Adrian College — Buffalo Beauts

21º Bridgette Prentiss, F, Franklin Pierce — Metropolitan Riveters

22º Natalie Marcuzzi, F, RMU — Toronto

23º Haley Mack, F, Bemidji State — Minnesota Whitecaps

24º Taylor Turnquist, D, Clarkson — Boston Pride

25º Nicole Guagliardo, F, Adrian College — Connecticut Whale

26º Logan Land, D, RIT — Buffalo Beauts

27º Maddie Bishop, F, Sacred Heart — Connecticut Whale

28º Maddie Rowe, D/F, Wisconsin — Minnesota Whitecaps

29º Meghara McManus, F, UNH — Boston Pride

30º Paige Capistran, D, Northeastern — Boston Pride