Após pouco mais de um mês de adiamento, o tão aguardado evento da PWHPA em parceria com o St. Louis Blues, da NHL, pôde enfim ser realizado. O torneio finalizou a etapa americana da Secret Dream Gap Tour de 2021 com duas partidas.
Os jogos que anteriormente aconteceriam nos dias 11 e 12 de abril foram reagendados para os dias 16 e 17 de maio com as equipes de Minnesota e New Hampshire se enfrentando na final da U.S. Secret Cup. Os times que estavam na disputa desde fevereiro são os únicos representantes da PWHPA nos Estados Unidos, e brigavam pelo primeiro título. Num duelo acirrado, Minnesota batalhou para se consagrar o primeiro campeão da U.S. Secret Cup.
Duelos anteriores
A equipe de Minnesota, chamada de Time Adidas, e a equipe de New Hampshire, atual time Women’s Sports Foundation, já tinham se enfrentado anteriormente em março e fevereiro deste ano.
As partidas que aconteceram nos dias 27 e 28 de fevereiro na cidade de Nova York, foram parte da parceria com o New York Rangers e marcaram o início do confronto entre os times. Na ocasião, cada time conquistou uma vitória e portanto a competição começou com um empate.
Alguns dias depois, nos dias 6 e 7 de março, as equipes de enfrentaram novamente, desta vez na cidade de Chicago, numa parceria com o Chicago Blackhawks. O Time Adidas foi determinado, suou a camisa e saiu como o grande vitorioso do fim de semana. Dessa forma, a equipe conquistou uma vantagem com três vitórias contra apenas uma do Time WSF até o último final de semana.
Adidas 3, WSF 1
O primeiro jogo em St. Louis foi um tanto frustrante para a equipe de New Hampshire. Com um primeiro período sem gols de ambas as partes, o Time WSF precisava para tentar diminuir a vantagem do Time Adidas na série. No entanto, todo o esforço foi em vão.
Com apenas seis minutos do segundo período, a atacante Dani Cameranesi mostrou que o Time de Minnesota não ia dar mole. Aproveitando uma assistência de Kelly Pannek e Lee Stecklein, a jogadora balançou a rede de seu adversário.
Porém, a alegria durou pouco, pois Amanda Kessel, com uma ajuda de Hayley Scamurra e Brianna Decker, também aproveitou a chance para fazer um gol, deixando assim um segundo período com a partida empatada.
Com o início do terceiro período veio o desempate. A grande estrela da noite Pannek marcou mais uma assistência, desta vez com Cameranesi. Ambas as jogadoras ajudaram a atacante Sydney Brodt a abrir outra vantagem para o Time Adidas.
Por fim, KellyPannek brilhou mais uma vez faltando menos de um minuto para o fim da partida, marcando um gol e finalizando o placar em 3 a 1 para Minnesota.
Adidas 4, WSF 2
Na segunda-feira, foi o dia da grande final. Conquistando a sua quarta vitória consecutiva e consequentemente o torneio, o Time Adidas foi coroado o campeão da U.S. Secret Cup na arena Enterprise Center, casa do St. Louis Blues.
Numa disputa acirrada, o time de Minnesota repetiu seu feito do dia anterior e abriu o placar ainda no início da partida. A atacante Annie Pankowski aproveitou um bom passe e deu início aos gols da noite.
Faltando poucos minutos para o final do primeiro período, a equipe de New Hampshire aproveitou a chance de empatar, e a atacante Alexa Gruschow abriu o placar para o seu time. Assim, o primeiro período terminou com um placar de 1 a 1.
Desta vez, com o Time WSF repetindo o feito do período anterior, a equipe conseguiu uma vantagem ao marcar o seu segundo gol da partida. Com um gol da atacante Haley Skarupa, o time finalizou o período do meio com um placar de 2 a 1.
Por fim, na terceira etapa, foi a vez do Time Adidas brilhar e garantir a vitória. Ainda nos primeiros dois minutos de partida, Abby Roque marcou o segundo gol de seu time para o empate. Poucos minutos depois, foi a vez de Kendall Coyne Schofield abrir outra vantagem para o time de Minnesota. Finalizando com Sydney Brodt, autora de um gol da noite anterior, a atacante garantiu o seu segundo da série nos minutos finais do campeonato, fazendo 4-2.
Novidades para Calgary
A PWHPA anunciou as últimas novidades para a etapa canandense da 2021 Secret Dream Gap Tour. A semana de eventos acontecerá dos dias 24 a 30 de maio em parceria com o Calgary Flames, e terá cobertura exclusiva da Sportsnet.
Além dos jogos transmitidos ao vivo através do streaming da emissora — os dois últimos sendo transmitidos ao vivo nacionalmente —, a Sportsnet também preparou uma série exclusiva com as jogadoras como meio de promover o evento.
Os jogos contarão com Leah Hextall como narradora, Cassie Campbell-Pascall como analista e Brendan Parker como apresentador. As entrevistas ficam por conta de Christine Simpson e Tara Slone, enquanto Caroline Cameron e Jeff Marek como anfitriões receberão Blake Bolden e Caroline Oullette.
Para mais informações, acesse o site oficial da PWHPA aqui. (em inglês)
Foto: Reprodução / Twitter @StLouisBlues