As semifinais da Conferência Leste começam a se definir com a vitória do Lightning neste sábado (22). Porém se uma série acabou, as outras ainda prometem muita ação nos Jogos 6 e, quem sabe, 7.
Devils 1, Lightning 3
Numa das primeiras partidas do dia, o Lightning pôs fim ao sonho dos Devils de avançar na disputa pela Stanley. Nikita Kucherov marcou seu 27º gol em playoffs, Andrei Vasilevskiy parou 26 pucks e Tampa eliminou New Jersey com um placar de 3-1 ao final da partida.
Mikhail Sergachev, com seus meros 19 anos e 300 dias, se tornou o jogador mais jovem na franquia a marcar um gol na pós-temporada pelo Lightning. Com ele, os Bolts fecharam o primeiro período liderando o jogo com 1-0 no placar.
Na metade do terceiro período, Kucherov dobrou a vantagem, com um tiro da linha azul. Depois de conseguir 100 pontos na temporada regular, o atacante russo terminou a série contra os Devils com 5 gols e 5 assistências. Essa é a melhor marca de Tampa durante uma mesma rodada eliminatória.
Patrick Maroon diminuiu a diferença para os Devils com três minutos para o final do jogo, mas não foi suficiente. A equipe já estava com um atacante extra no gelo e, com 1,7 segundos para o zerar do cronômetro, Ryan Callahan marcou um empty-netter, selando a vitória por 3-1.
O goleiro Cory Schneider fez ao todo 35 defesas na partida, 18 delas só no segundo período. Apesar da derrota, Schneider foi considerado a segunda estrela do jogo. As outras foram Vasilevskiy e Kucherov.
A equipe enfrenta na próxima fase o vencedor da série entre Boston e Toronto, que disputam o Jogo 6 na segunda-feira (23). Os Bruins têm a vantagem na série de 3-2.
Blue Jackets 3, Capitals 4 (OT)
Washington assumiu a liderança na série pela primeira vez após a vitória no overtime sobre Columbus. A equipe agora está a uma vitória da próxima fase dos playoffs.
Matt Calvert fez o primeiro gol do jogo aos 10:08 do período inicial, enquanto os Blue Jackets estavam na desvantagem numérica. Foi a primeira vez na série que Columbus saiu na frente no placar. A resposta veio 3 minutos depois, com um tiro desviado de Nicklas Backstrom.
Uma troca de linha falha no início do segundo período permitiu que Kuznetsov tivesse o caminho livre para marcar o segundo dos Caps, e o seu quarto na série. Mas a liderança não durou dois minutos. Calvert marcou mais um e empatou para os Jackets aos 4:45. Washington recuperou a vantagem em um power play no final do segundo período, quando T.J. Oshie desviou um puck de John Carlson na frente do gol.
No terceiro período, outro desvio colocou Columbus de volta no jogo. Oliver Bjorkstrand ricocheteou para dentro do gol um lance de Ian Cole. As equipes seguraram o placar em 3-3 até o final do tempo regulamentar.
Maple Leafs 4, Bruins 3
A equipe canadense estava pegando fogo durante a partida, mas passou perto de se queimar. Os Leafs lideraram por 4-1 em certo ponto do jogo, e deixaram Boston se recuperar e quase anular a diferença.
Quatro atacantes diferentes de Toronto balançaram a rede nesse Jogo 5. Connor Brown foi o primeiro, aos 6:36 do primeiro período. Auston Matthews teve uma tentativa de wraparound bloqueada e Brown rebateu o disco no ar para colocar para dentro. Andreas Johnsson fez o segundo da equipe em seguida, e os Maple Leafs foram para o intervalo vencendo por 2-0.
Aos 9:45 do segundo período, David Backes fez o primeiro de Boston durante um power play. Toronto respondeu com mais dois gols nos minutos seguintes, um de Tyler Bozak, e outro de James van Riemsdyk, também em uma oportunidade de power play. Depois deste último, o goleiro Tuukka Rask foi substituído por Anton Khudobin.
Sean Kuraly diminuiu a diferença ao final do segundo período, e Noel Acciari marcou na primeira metade do terceiro para colocar os Bruins de volta na disputa. Boston teve 45 tiros a gol, contra 21 de Toronto, mas isso não foi suficiente para anular a noite espetacular de Frederik Andersen no gol dos Leafs.
Patrice Bergeron estava de volta, ao lado de Brad Marchand e David Pastrnak, porém o trio terminou o jogo sem anotar nenhum ponto, e somaram no total um plus-minus (estatística que mede o impacto de um jogador na partida) de -5.
Nessa série, a equipe que marcou primeiro em cada confronto venceu a partida. Com a vitória, os Maple Leafs retornam ao ACC, em Toronto, para o Jogo 6, na segunda à noite.