O favoritismo do Tampa Bay Lightning à conquista da Stanley Cup 2021 nunca foi surpresa. Desde o início da temporada, o time, que conta com uma das melhores frentes ofensivas da NHL, mostrou constantemente que veio reivindicar mais um título para a franquia. E nos playoffs, a situação não foi diferente.
Enquanto o Lightning fez uma de suas melhores temporadas na liga, o New York Islanders repete a história da temporada anterior ao obter uma eliminação precoce na pós-temporada. Apesar de ter feito boas partidas e executado jogadas excelentes ao longo da temporada regular e playoffs, o time acabou perdendo no jogo sete e deixou outra classificação para as finais escapar.
No entanto, entre vitórias e derrotas, o último jogo onde Tampa e New York se enfrentaram contou com alguns bons highlights e atuações destaques por parte dos jogadores. Por isso, trouxemos um recap sobre os melhores momentos da partida 7 entre os times e o que esperar da equipe de Tampa Bay na última série dos playoffs da Stanley Cup.
Primeiro Período
Série empatada. Chances para ambos os lados recomeçarem (de certa forma) e disputarem o título igualmente.
Todavia, a última partida do round entre Tampa Bay Lightning e New York Islanders não contou com a euforia presente nos jogos sete. Alguns poucos minutos do primeiro período foram suficientes para que a equipe de Tampa mostrasse sua dominância, a partir da tentativa à gol executada por Alex Killorn. E apesar de Beauvillier responder com outra tentativa para os Islanders, a própria não conseguiu desenvolver o jogo e abrir o placar contra rival.
Com 15 shots on goal ainda no primeiro período, a equipe de Tampa mostrou ser dominante e exaltou ainda mais um fato bastante conhecido pelo fã de hockey desde o início da temporada: o time iria brigar pelo título de igual para igual, independente do que custasse.
Segundo Período
Se antes existiam dúvidas sobre o favoritismo do Tampa Bay Lightning, os primeiros minutos da segunda etapa da partida mostraram que elas viriam a se tornarem nulas. Aos 01:49 minutos do segundo tempo, Yanni Gourde colocou o puck no fundo da rede e, com isso, abriu o placar e a liderança do Tampa Bay na partida
Embora os Islanders tenham tido picos de alto desenvolvimento após o gol de Gourde e fim da segunda etapa do jogo, o fator não foi suficiente para que o time marcasse e se igualasse ao rival no placar.
No entanto, ambas as equipes ainda contavam com mais 20 minutos de partida ao seu favor e, possivelmente, um overtime.
Tampa Bay classifica-se para a Final da Stanley Cup pelo segundo ano consecutivo
Overtime este que nunca aconteceu.
A liderança pelo Tampa Bay Lightning no placar havia acabou sendo um fator crucial para o desenvolvimento da equipe de New York no jogo. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, o time tentou uma breve dominância no início do último período, ameaçando assim à goleira de Vasilevskiy com uma tentativa de Beauvillier à gol e também vencendo alguns faceoffs, se mantendo cada vez mais presente na zona ofensiva – e perto de um empate.
Porém, apesar de, ao fim do terceiro período, a equipe Nova Iorquina ter obtido mais tentativas de gol (7 contra 4 ao longo dos 20 últimos minutos), o placar continuou em 1 a 0 para o time da Flórida.
Assim, após 60 minutos de jogo, e um New York Islanders bastante parado na partida, o Tampa Bay Lightning se classificou para a sua segunda final de Stanley Cup consecutiva em 7 jogos repletos de dominância ofensiva e defensiva pelo time.
Come on down to Florida* – será?
O favoritismo do Tampa Bay Lightning é visível antes mesmo da equipe iniciar sua campanha na temporada 2020/21. E a regular season e playoffs apenas provaram que a equipe continua viva, firme e muito forte na busca pelo segundo título.
Com um dos melhores ataques da NHL atualmente, o Lightning contará com os grandes reforços para a final, como Nikita Kucherov, Brayden Point, Alex Killorn e Victor Hedman – todos que, além de ocuparem as primeiras posições em números de pontos e gols na liga, tem obtido grande desempenho no gelo nos últimos jogos. Portanto, Montréal terá que bater de frente com um dos melhores ataque e defesa da NHL se quiser garantir seu 25º troféu – e, ainda sim, a tarefa será difícil.
Mas para o fã de hockey, o mais importante é o entretenimento que apenas uma final da Stanley Cup pode proporcionar – e o fator Tampa Bay Lightning vs Montreal Canadiens deixa tudo ainda mais interessante. Por isso, que os jogos comecem, que o melhor vença e que todos se divirtam.
*tradução: “venha para a Flórida.”
Foto: Reprodução/nhl.com