Na última quarta-feira (09), o New York Islanders venceu o jogo 6 da série contra o Boston Bruins e se classificou para as semifinais da Stanley Cup. Seu adversário será ninguém menos que o Tampa Bay Lightning. Isso mesmo, o mesmo time que enfrentou a nove meses atrás nestas mesmas semifinais da Stanley Cup da temporada de 2020.
O Islanders tem a chance da sua revanche, já que na temporada passada o Bolts venceu a série em 6 jogos. Esse confronto é muito esperado pela torcida do time de Long Island que torce para que, enfim, possam superar o time da Flórida e avançar para a final deste ano.
Para chegar até esta série, o Tampa Bay Lightning precisou enfrentar o time do Carolina Hurricanes, que foi a grande surpresa da temporada 2020-21.O time de Raleigh terminou em primeiro lugar na classificação da Divisão Central, entretanto, mesmo com este feito, não foi possível parar o time matador e organizado dos Bolts, que venceram o jogo 5 na terça-feira (08) e garantiram a vaga para as semis.
Pontos altos do Jogo 5 entre Lightning e Hurricanes
Essa foi a terceira vitória fora de casa dos Bolts e o primeiro shutout do confronto, em mais uma performance brilhante do goleiro Andrei Vasilevskiy, que defendeu 29 disparos a gol dos Canes. Brayden Point e Ross Colton fizeram os gols que deram a vitória para o Lightning em 2×0, sendo assim, o time fechou a série em 4 a 1.
O jogo nervoso entre os dois times foi nervoso desde o começo.Cheio de penalidades, afinal os Hurricanes dependiam desta partida para seguir vivos na temporada. Após um primeiro período empatado em 0 a 0 e com boas atuações dos goleiros Vasilevskiy do Tampa Bay e Alex Nedeljkovic do Carolina, os Bolts abriram a contagem com Brayden Point em um power play. O atacante recebeu o passe de Alex Killorn e, com calma, fintou o goleiro e tocou para o gol. 1 a 0 Lightning.
Na metade do terceiro período, Steven Lorentz conduzia o puck e tomou um tranco de Stamkos. Colton recuperou a posse do disco para Tampa Bay e, sozinho, avançou até o slot dos Hurricanes, de onde chutou para marcar 2 a 0. Foi o golpe de misericórdia.
Nos dez minutos finais, a defesa do Lightning cuidou de barrar praticamente toda tentativa de ataque do Carolina.
“É difícil vencer fora de casa, tem que tirar o chapéu para os rapazes”, disse Jon Cooper, técnico do Tampa Bay. “Eles venceram três jogos nesta arena.” Já Rod Brind’Amour, técnico do Carolina, que durante toda a série manteve um discurso de valorizar o trabalho adversário, definiu os próximos passos de seu time. “A prioridade número 1 é melhorar.”
Destaque da partida
O goleiro Andrei Vasilevskiy foi mais uma vez o destaque da partida, talvez o maior destaque da série. Isso porque o goleiro fez seu primeiro shootout nesta série com os Canes e segurou 29 disparos a gol. Sua atuação se destaca desde o começo do confronto: Vasilevskiy permitiu apenas dois gols em 70 chutes nos dois primeiros jogos para abrir esta série.
E então, depois de um jogo 4 selvagem na Flórida, em que cada equipe marcou quatro gols no segundo período, Vasilevskiy desviou todos os chutes. Entre suas defesas na terça-feira (08) estava uma grande parada de luva de uma chance de 2 contra 1 short-handed de Vincent Trocheck, dos Canes.
Veterano como só ele, Vasilevskiy não cai na pressão durante os jogos e é completamente seguro nas defesas dificultando para os atacantes do time adversário, não é atoa que ele é um dos finalistas do Troféu Vezina, e, dependendo do seu desempenho nesta série com os Islanders, pode se tornar o vencedor.
O que esperar da série entre Tampa Bay Lightning e New York Islanders
O Tampa Bay Lightning e o New York Islanders se encontram novamente para disputar a chance de chegar à final da Stanley Cup pelo segundo ano consecutivo, embora seja a terceira vez em quatro anos que os treinadores Barry Trotz e Jon Cooper se enfrentam em playoffs nesta rodada. Isso porque, no ano passado , o Lightning venceu em seis jogos e seguiu seu caminho para o título da Stanley Cup. Toda via, Trotz também esteve no confronto de 2018, no qual o Washington Capitals, com o então técnico atrás do banco, acabou por superar Cooper e o Lightning em seu caminho para a Stanley Cup.
O Lightning chegar às semifinais não deve ser surpresa neste momento. Este é seu quinto ano chegando às semifinais nos últimos sete, e a sexta vez que eles alcançam este ponto da competição na era Steven Stamkos-Victor Hedman. Eles são o padrão ouro na Liga para consistência e sucesso e continuam vencendo.
Os Islanders, enquanto isso, continuam provando que os céticos estão errados. Não importa qual seja seu recorde na temporada regular, não importa a lacuna de talentos no papel, não importa as previsões externas, eles simplesmente continuam juntando vitórias nas disputas de playoffs. O time teve mais sucesso na era Barry Trotz nos últimos três anos do que nos 24 anos anteriores.
Será um confronto intenso e de muito estudo entre as duas equipes, que vão buscar trabalhar no erro do adversário e irão torcer para que os goleiros adversários não estejam inspirados. O confronto entre Vasilevskiy e Varlamov será épico.
Com todos os pontos fortes e fracos na mesa, será que os Islanders conseguirão aguentar a pressão de Tampa Bay e voltar à final da Stanley Cup pela primeira vez desde 1983?
Vamos acompanhar esta série que promete entregar jogos de tirar o fôlego.
Acompanhem o calendário para não perder nenhuma partida, e não esqueçam que todos os jogos serão transmitidos na ESPN Brasil.
Jogo 1: Dom. 13 de junho: Islanders x Lightning, 16h00 BR
Jogo 2: Terça. 15 de junho: Islanders x Lightning, 21:00 BR
Jogo 3: Qui. 17 de junho: Lightning x Islanders, 21:00 BR
Jogo 4: Sáb. 19 de junho: Lightning x Islanders, 21:00 BR
* Jogo 5: Seg. 21 de junho: Islanders x Lightning, 21:00 BR
* Jogo 6: Quar. 23 de junho: Lightning x Islanders, 21:00 BR
* Jogo 7: Sex. 25 de junho: Islanders x Lightning, 21:00 BR
*se necessário
Foto: Reprodução / puckprose.com