Sled Hockey nas Paralimpíadas

Share

Ontem (19) aconteceu a cerimônia de encerramento das Paralimpíadas de Inverno deste ano, uma competição que o mundo parece esquecer. Entre as modalidades está o Sledge/Sled Hockey, ou Para Ice Hockey, a modalidade que conhecemos adaptada para quem tem alguma deficiência.

Sled Hockey

As regras do sled hockey são bem similares às do hockey no gelo. Os atletas usam um tipo de trenó, com duas lâminas similares às dos patins. Os trenós possuem um assento e podem ter encosto, dependendo da deficiência do jogador. Além disso, eles também têm um apoio para as pernas, que pode ser menor se o jogador não possuir os membros inferiores. 

Os sticks são diferentes do hockey no gelo tradicional. Cada taco pode ter até 1 metro, mas costumam variar entre 75 e 95 centímetros (os tradicionais têm entre 1,50 e 2 metros). Nas extremidades do taco existem pontas de metais que auxiliam os jogadores a se movimentar, já que eles usam o taco para dirigir o trenó, e o quadril para mudar a direção.

Mesmo sentados num trenó, os jogadores conseguem manter agilidade e velocidade no gelo. Grande parte das equipes de sled hockey são mistas.

Paralimpíadas 2018

Oito países competiram na categoria sled hockey mista nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang. Os Estados Unidos conquistaram a 4ª medalha, vencendo o Canadá por 2-1. Os americanos parecem ter se inspirado nos Bruins da última semana, e venceram o jogo de virada.

Faltando menos de um minuto para o fim, os canadenses lideravam a partida por 1-0, com um gol feito por Billy Bridges. Os EUA tiraram o goleiro e o Canadá tentou marcar o segundo, mas o puck bateu na trave e voltou. Declan Farmer conseguiu pegar e fazer o gol com menos de 40 segundos restantes no jogo. E aí não deu para o Canadá na prorrogação. Farmer marcou mais um, garantindo o ouro para os americanos.

Inspiração

Mesmo não levando novamente o ouro, que o Canadá tanto quer há 12 anos, eles serviram de inspiração pra muitos jovens. O time infantil de sled hockey de Calgary se inspira nos mais velhos e sonha em um dia ir para uma paralimpíada. Segundo Kale Crisp, de 13 anos, ver o time jogar tão bem, o inspira a continuar treinando e trabalhando. Para ele, a possibilidade de representar seu país nos Jogos Paralímpicos de Inverno significaria algo como fazer parte de uma NHL imaginária de sled hockey.

Muitos desses meninos cresceram vendo irmãos mais velhos jogarem hockey, mas nasceram com alguma deficiência. O sled hockey para eles significa fazer parte da cultura do hockey canadense. Esse é o esporte que eles encontraram e que é só deles. 

E não são só os jovens que se inspiram nesses atletas. O sled hockey não é um time de maioria jovem como o hockey tradicional. Grande parte dos atletas possui mais de 40 anos. Na equipe sueca, os mais velhos tem 54 anos. Canadá e Estados Unidos têm a média mais jovem dentre os países participantes da paralimpíada, respectivamente de 27,5 e 27,3 anos. Mesmo assim, pessoas que têm alguma deficiência encontram na modalidade algo a mais na vida.

O hockey definitivamente é para todos. Só falta que as pessoas saibam mais sobre ele.

 

Foto: Reprodução/SI.com