Após os altos e baixos ocasionados pela pandemia do COVID-19, o ano de 2021 foi marcado pela reconstrução de muitas ligas de hockey em todo o mundo. Buscando respeitar as restrições, o novo normal foi focado em prezar pela segurança dos jogadores, times e torcedores, criando ambientes seguros para todos.
No entanto, o ano também foi marcado por grandes acontecimentos no mundo do hockey no gelo e que merecem ser relembrados. Por isso, para encerrar o ano com chave de ouro, o time do NHeLas preparou uma retrospectiva de 2021, trazendo os melhores momentos relacionados ao esporte. Continue lendo e vem relembrar junto com a gente!
Janeiro
06/01: A seleção sub-20 dos Estados Unidos conquistou a sua quinta medalha de ouro no Worlds Junior. Trazendo de volta a velha rivalidade Canadá vs. EUA, os nossos prospects favoritos da atualidade deram um show no gelo. O torneio teve encerramento com a vitória da seleção americana por 2 a 0 sobre o time canadense. Com certeza, um acontecimento e tanto para marcar o início do ano!
13/01: Após três temporadas sem nenhum capitão, o Vegas Golden Knights enfim anunciou o primeiro líder de sua história. O título foi destinado ao winger Mark Stone, que garantiu a sua estreia com o “C” na jersey ainda na temporada 2020-21.
16/01: Em um momento histórico para a Liga, o Boston Bruins anunciou a aposentadoria da jersey de Willie O’Ree. Com cerimônia marcada para o dia 18 de fevereiro, o número 22 marcou a sua passagem pelo único time em que jogou na Liga.
18/01: A então NWHL divulgou os novos uniformes usados pelos seus times para a sexta temporada da liga que aconteceria durante uma bolha nos dias 23 de janeiro a 5 de fevereiro.
18/01: A IIHF anunciou a alteração de um dos anfitriões do Ice Hockey World Championship. Belarus, que receberia o evento junto com a Letônia, deixou de sediar o torneio após conflitos políticos eclodirem no país. Posteriormente, no início de fevereiro a Letônia foi anunciada como a única anfitriã do evento.
23/01: Inicia a bolha da NWHL com a então comissária interina Tyler Tumminia participando da cerimônia de abertura e o Toronto Six fazendo a sua estreia no gelo. A liga também contou com atletas das mais diversas modalidades e esportes demonstrando apoio à bolha. Usando as suas redes e participando de doações, o mundo do esporte se uniu para ajudar na visibilidade do hockey feminino.
25/01: Durante a bolha da NWHL, a liga usa um patch contra o racismo em suas jerseys. Assim, demonstrando um apoio a luta que ganhou destaque no meio esportivo durante a pandemia.
27/01: Jim Rutherford anuncia sua saída do cargo de GM do Pittsburgh Penguins, após 7 temporadas e duas Stanley Cups conquistadas. Em seu lugar, Patrik Allvin assumiu como GM interino, vez que ele anteriormente ocupava o cargo de GM assistente.
28/01: A bolha da NWHL não aconteceu como o esperado e após diversos casos positivos durante o evento, o Metropolitan Riveters anuncia a sua desistência do campeonato. Alguns dias depois, no dia 3 de fevereiro a liga decidiu suspender o evento, deixando a final para ser disputada posteriormente.
Fevereiro
20/02: Após quase 16 anos jogando na NHL, o capitão dos Penguins, Sidney Crosby, joga sua milésima partida pela Liga. O canadense foi draftado em 2005 e jogou em toda a sua carreira na NHL pelo time de Pittsburgh.
20 e 21/02: O 2021 NHL Outdoor Games aconteceu em Lake Tahoe e recebeu duas partidas. A primeira entre o Colorado Avalanche e o Vegas Golden Knights. Enquanto a segunda foi entre Boston Bruins e Philadelphia Flyers. Com um momento inusitado onde a partida entre os Avs e os Golden Knights precisou ser interrompida por conta de problemas com o gelo da pista. Os times de Denver e Boston levaram a melhor contra os seus adversários.
23/02: Artemi Panarin anuncia afastamento do New York Rangers após uma denúncia criminal. O jogador foi acusado de agredir uma mulher em um bar na Letônia em 2011 quando jogava pelo time Vityaz na KHL.
27 e 28/02: A PWHPA promoveu os primeiros jogos da Dream Gap Tour 2021 na cidade de New York. Para a abertura da Tour, os times das regiões de Minnesota e New Hampshire se enfrentaram em dois jogos com cada time vencendo uma partida. Mas o ponto alto do evento foi a partida que aconteceu no Madison Square Garden, a casa dos Rangers que entrou para a história como o primeiro da modalidade feminina a acontecer na arena.
Março
02/03: Inicia os playoffs da KHL com 16 times disputando a Gagarin Cup.
06 e 07/03: Foi a vez de Chicago receber a próxima etapa do Dream Gap Tour 2021 com o apoio do Chicago Blackhawks. O time cedeu a sua casa para a PWHPA que homenageou o Dia Internacional da Mulher com uma transmissão 100% composta por mulheres. Na ocasião o time Adidas (Minnesota) foi o grande campeão do evento ao ganhar as duas partidas do final de semana.
17/03: O Buffalo Sabres anuncia a demissão do técnico Ralph Krueger, para a posição em aberto o time anunciou Don Granato. Com Matt Ellis e Dan Girardi assumindo como seus assistentes.
17/03: Em mais um desenrolar das punições da Rússia pelo escândalo do doping, Vladislav Tretiak deixa a sua posição como membro do conselho do IIHF. Deixando assim, a IIHF sem nenhum representante do país.
20/03: A Universidade de Wisconsin conquista pela sexta vez o campeonato da Divisão I da NCAA, desta vez contra a Universidade de Northeastern.
23/03: A NHL aprova as mudanças para o draft de 2021 e 2022.
26 e 27/03: Após anúncio no início de março, a NWHL pôde enfim finalizar a sua sexta temporada. Com os quatro times finalistas disputando a tão cobiçada Isobel Cup. Por fim, os finalistas da Isobel Cup tiveram enfim a sua chance de se enfrentarem. Com o Boston Pride levando a melhor contra o Minnesota Whitecaps em 4 a 3 e conquistando o campeonato.
Abril
11/04: Pela primeira vez na história da Universidade de Massachusetts, a UMass é a campeã do Frozen Four da NCAA. A partida foi disputada contra a Universidade St. Cloud State, universidade do estado de Minnesota, que pela primeira vez na história classificou três universidades do estado no campeonato.
12/04: Acontece a famosa Trade Deadline da NHL, sendo marcada pela fraca movimentação dos times da Liga. Este ano ocorreram apenas 17 trocas com 26 jogadores. Tornando assim a mais fraca desde o ano 2000.
20/04: O canadense Patrick Marleau entra para a história da NHL ao se tornar o primeiro jogador a participar de 1.768 jogos de temporada regular em sua carreira. Assim, quebrando o recorde que pertencia a Gordie Howe, o Mr. Hockey, que conquistou o feito 41 anos antes.
22/04: Um ano após cancelar a edição de 2020 do Mundial de Hockey Feminino devido a pandemia do COVID-19 a IIHF anuncia o cancelamento também da edição 2021. Ambas as edições iriam acontecer nas cidades de Halifax e Truro no Canadá.
28/04: Após aumento na visibilidade da modalidade feminina, a NWHL anunciou um aumento no teto salarial para a temporada 2021-22. Isso porque a liga conquistou mais patrocínios após a sua bolha, de forma que pode dobrar o teto de 150 mil dólares para 300 mil dólares.
28/04: O HC Avangard Omsk entrou para a história da KHL ao conquistar pela primeira vez o Gagarin Cup. O time que foi criado em 1950 ainda não tinha realizado tal feito.
30/04: A NHL anuncia oficialmente o Seattle Kraken como o 32º time da liga.
30/04: IIHF volta atrás em sua decisão e anuncia novas datas para o Mundial Feminino, desta vez para os dias 20 a 31 de agosto, com sede ainda a definir.
Maio
03/05: Briga em partida entre New York Rangers e Washington Capitals inicia confusão com direito a multa e troca de farpas nas redes. Em seguida, a partida entre os times no dia 05 gera ainda mais confusão no gelo.
16 e 17/05: Após adiamento, a PWHPA realiza a etapa de St. Louis do Dream Gap Tour 2021. Os Times Adidas (Minnesota) e o Women’s Sports Foundation (New Hampshire) eram os únicos times nos EUA. Portanto, os únicos que brigavam pelo torneio da U.S. Secret Cup. Contando com o apoio do St. Louis Blues desta vez, os times disputaram pela final na casa dos Blues, local onde o Time Adidas se consagrou campeão.
24 a 30/05: Aconteceu a Canadá Secret Cup da PWHPA contando com uma parceria exclusiva com a Sportsnet e o Calgary Flames. Desta vez o torneio foi disputado entre os times Bauer (Montreal), Sonnet (Toronto) e Scotiabank (Calgary). Após uma disputa todos-contra-todos quando os dois melhores iriam para a final, o Time Bauer se consagrou o vencedor do campeonato.
Junho
02/06: Aconteceu a loteria do Draft 2021 com o Buffalo Sabres conquistando a cobiçada primeira escolha e o estreante Seattle Kraken ficando no top 3.
02/06: IIHF anuncia a cidade de Calgary como anfitriã do Mundial Feminino, com a WinSport Arena recebendo todos os eventos.
04/06: A NWHL anuncia dois drafts para o ano de 2021, desta vez a liga realizou o Draft Original no dia 29 de junho para as atletas norte-americanas. Enquanto o segundo Draft ficou conhecido como Draft Internacional para as jogadoras de fora da América do Norte no dia 25 de julho.
05/06: A goleira de 16 anos, Taya Currie entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a ser selecionada num draft da OHL. Ao ser selecionada pelo Sarnia Sting, a jogadora se tornou a primeira mulher na história do hockey a ser selecionada por um time de uma liga major junior.
06/06: Numa partida entre as seleções da Finlândia e do Canadá pelo Mundial Masculino de Hockey 2021 da IIHF na Letônia. A seleção canadense conquistou o ouro e se consagrou o vencedordo campeonato pela 27ª vez.
16/06: A NWHL anunciou uma parceria com a Athlete Ally, um grupo sem fins lucrativos que trabalha em prol de um ambiente seguro para a comunidade lgbtquia+.
24/06: O Montreal Canadiens vence o jogo 6 contra o Vegas Golden Knights e garante a sua vaga na final da Stanley Cup 2021.
25/06: Conquistando uma vaga na final pela segunda temporada consecutiva, o Tampa Bay Lightning vence o jogo 7 contra o New York Islanders.
29/06: Aconteceu o Draft Original da NWHL, com transmissão ao vivo pelo seu canal na twitch. Taylor Girard (Connecticut Whale), Emilie Harley (Buffalo Beauts) e Maegan Beres (Toronto Six) foram as escolhidas pelo top 3.
29/06: Aconteceu também o NHL Awards 2021, premiando os melhores jogadores de acordo com os votos dos fãs. Com destaque para Connor McDavid e Marc-Andre Fleury.
Julho
07/07: Pela segunda vez consecutiva o Tampa Bay Lightning se consagra o campeão da Stanley Cup. Desta vez, num jogo cinco contra o Montreal Canadiens.
19/07: Pela primeira vez na história da NHL um jogador com contrato ativo na Liga, se assumiu lgbtqia+. O prospect do Nashville Predators, Luke Prokop, se assumiu publicamente gerando uma comoção nas redes com os jogadores, ligas e fãs mostrando o seu apoio.
22/07: NHL divulga calendário de jogos e eventos para a temporada 2021-22.
23/07: Apesar de ter vazado a lista com alguns dos jogadores selecionados, o Draft de expansão do Seattle Kraken movimentou a internet com seus anúncios memoráveis e jogadores vestidos a caráter.
23 e 24/07: Aconteceu o Draft 2021 de forma virtual pelo segundo ano seguido. Owen Power (Buffalo Sabres), Matthew Beniers (Seattle Kraken) e Mason McTavish (Anaheim Ducks), foram os felizardos da vez. No entanto, um dos destaques do ano foi Luke Hughes, o terceiro irmão Hughes. O jogador foi a quarta escolha e jogará ao lado de seu irmão no New Jersey Devils.
25/07: Dando início a uma nova tradição, o Draft Internacional da NWHL teve a sua primeira edição com momentos históricos para a liga. Lovisa Berndtsson (Buffalo Beauts), Tsubasa Sato (Connecticut Whale) e Evelina Raselli (Boston Pride) formam respectivamente o top 3 do draft.
Agosto
04/08: Tyler Tumminia se torna oficialmente a segunda comissária da NWHL, assim, tirando o nome interino do cargo.
17/08: A NWHL divulga o calendário de jogos e eventos para a temporada 2021-22.
19/08: A prefeitura de Glendale no Arizona anuncia em suas redes a não renovação do contrato com o Arizona Coyotes, fazendo assim com que o time fique sem uma arena para a temporada 2022-23.
20/08: Inicia o Mundial Feminino 2021 da IIHF em Calgary no Canadá.
29/08: As seleções da Lituânia, Eslováquia e Dinamarca conquistam suas vagas nas Olimpíadas de Inverno de Pequim em 2022.
31/08: Chega ao fim o Mundial Feminino 2021 da IIHF, trazendo de volta a velha rivalidade Canadá e EUA, com a seleção Canadense se consagrando a grande campeã.
31/08: ESPN e NHL anunciam que o serviço de streaming Star+ irá transmitir todos os jogos da Liga na América Latina, assim substituindo o serviço da NHL.tv. Posteriormente, a ESPN junto a PHF anunciou que metade de seus jogos também seriam transmitidos pelo Star+.
Setembro
02/09: Após ser indiciado por um crime sexual na Suécia, a primeira escolha do Montreal Canadiens no draft 2021, Logan Mailloux foi suspenso pela OHL. A liga que suspendeu o jogador por tempo indeterminado informou que o mesmo poderá pedir para ser reintegrado a partir do dia 1º de janeiro.
02/09: A NHL em conjunto com a NHLPA divulga os novos protocolos de biossegurança contra a COVID-19 para a temporada 2021-22.
03/09: A NHL confirma oficialmente a permissão dos jogadores participarem das Olimpíadas de Inverno de Pequim em 2022 após acordo com a IIHF, COI e NHLPA.
03/09: Arizona Coyotes envia proposta para construção de nova arena na cidade de Tempe no Arizona.
04/09: Jesperi Kotkaniemi assina com o Carolina Hurricanes após offer sheet.
04/09: Minnesota Wild e o St. Louis Blues divulgaram os uniformes que irão usar no Winter Classic em 2022 que acontecerá na casa do Minnesota Twins (MLB) no dia 1º de janeiro.
07/09: A NWHL anuncia mudança de nome e logo para poder atender todos os gêneros que queiram fazer parte da liga. Assim, passando a se chamar Premier Hockey Federation (PHF).
10/09: A canadense Jessica Platt anuncia a sua aposentadoria. A jogadora entrou para a história ao ser a primeira mulher trans a jogar na CWHL. Platt foi draftada em 2016 quando jogou como defensora e depois como atacante, assim deixando a sua marca na história do hockey.
10/09: PHF divulga os protocolos de saúde contra a COVID-19 para a temporada 2021-22.
13/09: Após o técnico assistente Sylvain Lefebvre recusar a se vacinar e seguir os protocolos de segurança, o Columbus Blue Jackets então decidiu demitir o mesmo já que seria inviável a sua participação na temporada.
17/09: Em mais um passo para o retorno ao calendário habitual, a NHL divulga as datas e locais para o Heritage Classic e Draft 2022.
20/09: Arizona Coyotes anuncia reformulação completa da marca, sendo uma delas o retorno do coiote Kachina como logotipo principal.
21/09: Com as Olimpíadas de Inverno de Pequim cada vez mais próximas, a PWHPA anuncia algumas mudanças em sua temporada devido às jogadoras da seleção que precisarão se ausentar.
Outubro
12/10: Seattle Kraken faz sua estreia oficial na NHL no primeiro dia da temporada regular. Numa partida acirrada contra os Golden Knights, o time viu a sua derrota de 4 a 3 na cidade de Las Vegas.
15/10: Em mais uma passo para uma liga inclusiva, a PHF faz mudanças em sua politica em prol da inclusão de jogadores transgêneros e não-binarios.
27/10: Kyle Beach revela ser a vítima do caso de abuso sexual do Chicago Blackhawks em 2010. Até então o atleta vinha sendo identificado como John Doe para preservar a sua identidade.
27/10: Chicago Blackhawks se pronuncia sobre o caso e pede desculpas pela falta de ação diante do caso em 2010.
28/10: Rocky Wirtz, dono do Chicago Blackhawks, enviou uma carta ao Hockey Hall of Fame no qual deixa implícito que o clube sabia de tudo e solicita a retirada do nome de Brad Aldrich da Stanley Cup.
28/10: Gary Bettman se pronuncia após os início de investigação nos casos de crime sexual no Chicago Blackhawks.
29/10: Kyle Beach afirma que Don Fehr, diretor executivo da NHLPA, foi informado sobre o caso e ainda assim não informou a USA Hockey.
Novembro
01/11: Em NHLPA recomenda uma investigação independente realizada por um advogado externo.
04/11: Chega ao fim o drama de Jack Eichel, o jogador foi trocado para o Vegas Golden Knight que prontamente anunciou estar de acordo com a cirurgia de Jack.
06/11: Inicia a sétima temporada da PHF, a primeira desde a reformulação da liga.
09/11: Após acusações de conduta profissional imprópria, o Anaheim Ducks anuncia o afastamento do GM e vice-presidente executivo Bob Murray.
13 a 19/11: Acontece a Transgender Awareness Week, movimento criado em prol da comunidade transgenero.
28/11: Montreal Canadiens demite seu vice-presidente executivo e GM Marc Bergevin, GM assistente Trevor Timmins e vice-presidente sênior Paul Wilson.
Dezembro
06/12: Philadelphia Flyers anuncia a demissão do técnico Alain Vigneault e seu técnico assistente Michel Therrien.
06/12: Vancouver Canucks faz limpeza na casa ao demitir funcionários de seus cargos mais altos. O GM Jim Benning, GM assistente John Weisbrod, Técnico Travis Green e Treinador Assistente Nolan Baumgartner.
09/12: EA Sports anuncia a inclusão da modalidade feminina com as seleções da IIHF e as seleções masculinas do IIHF Worlds Juniors Championship ao jogo NHL22.
17/12: Paul Maurice se demite do cargo de treinador do Winnipeg Jets, depois de 9 temporadas com o time.
17/12: PHF divulga Shiann Darkangelo do Toronto Six, Jillian Dempsey do Boston Pride e Allie Thunstrom do Minnesota Whitecaps como as capitães do All-Star Showcase 2022.
22/12: Tem início o holiday break da NHL depois de mais jogos serem cancelados (67 até esse momento) por causa da COVID-19. E a Liga anuncia a impossibilidade da participação/ dos jogadores nas Olimpíadas de Inverno de Pequim.
26/12: Tem início no Canadá o campeonato World Juniors na província de Alberta, com participações das equipes da Rússia, EUA, Tchéquia, Alemanha, Finlândia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Áustria e Canadá.
27/12: NHL e NHLPA concordam com modificações no esquema de Taxi-squad que permite recrutar jogadores de fora da Liga para substituírem os atletas que se encontram impossibilitados de jogar, nesse momento devido ao protocolo da COVID.
28/12: Mais de 80 jogos da NHL já haviam sido cancelados devido a casos de COVID nos times.
29/12: NHL e NHLPA entram em acordo para modificar o protocolo da COVID e reduzir o tempo de isolamento para 5 dias.
29/12: O Campeonato World Juniors é cancelado após quatro dias de jogos depois que jogadores da Tchéquia, Estados Unidos e Rússia testaram positivo para o coronavírus.
30/12: PHF anuncia Meghan Chayka, Melody Davidson e Sami Jo Small como as técnicas para o All-Star Showcase 2022.