O Acordo: Uma porta de entrada para o hockey

Share

Não existe um fã de romance que não tenha ouvido falar de “O Acordo”. Ou, se não conhece o livro, já viu algum TikTok sobre Off-Campus ou até mesmo algum vídeo fanmade no Twitter. O fato é: essa série atraiu muita gente para acompanhar hockey, especialmente aqui no Brasil. Venha conferir com a gente a resenha do primeiro livro do Clube do Livro NHeLas (#LeiaComNHeLas)

Sinopse oficial: Hannah Wells finalmente encontrou alguém que a interessasse. Mas, embora seja autoconfiante em vários outros aspectos da vida, carrega nas costas uma bagagem e tanto quando o assunto é sexo e sedução. Não vai ter jeito: ela vai ter que sair da zona de conforto. Mesmo que isso signifique dar aulas particulares para o infantil, irritante e convencido capitão do time de hóquei, em troca de um encontro de mentirinha.

Tudo o que Garrett Graham quer é se formar para poder jogar hóquei profissional. Mas suas notas cada vez mais baixas estão ameaçando arruinar tudo aquilo a que tanto se dedicou. Se ajudar uma garota linda e sarcástica a fazer ciúmes em outro cara puder garantir sua vaga no time, ele topa. Mas o que era apenas uma troca de favores entre dois opostos acaba se tornando uma amizade inesperada. Até que um beijo faz com que Hannah e Garrett precisem repensar os termos de seu acordo.

Classificação: +18

O fenômeno Garrett Graham 

Os livros não são lançamentos. “O Acordo” chegou ao Brasil em 2016 e, de lá para cá, trouxe ainda mais torcedores para o esporte. Mas o que faz dessa série tão especial? Primeiramente, podemos apontar a narrativa envolvente. O cenário universitário leva o leitor para dentro da Briar University, transitando em prédios, salas de aulas, dormitórios e arenas de hockey. Em segundo lugar, temos dois protagonistas narradores que te envolvem desde o primeiro capítulo. 

Hannah Wells é estudante de música e, como muitas garotas, começa a se interessar por um colega de turma. O problema é: não é qualquer colega de turma. Ele é Justin Kohl, estrela do time de futebol americano. E Hannah não faz ideia de como conversar com o garoto. Porém, não é típico de Hannah se interessar por alguém. Ela já teve outros relacionamentos, mas um trauma que passou na adolescência a fez questionar todos os seus interesses românticos. 

Garrett Graham é a estrela do time de hockey. É seu primeiro ano como capitão e tudo que ele quer é conquistar o campeonato. Entretanto, justo na sua vez de cursar Ética Filosófica, a universidade troca os professores. Enquanto o antigo professor dava notas para os alunos atletas, a professora atual parecia cobrar o triplo. Garrett tirou uma nota baixa na prova e, se não recuperar, ficará de fora do seu campeonato. Ele só vê uma solução para seu dilema: convencer Hannah Wells a te dar aulas particulares.

O relacionamento dos dois cresce de forma natural. É palpável a cumplicidade que eles criam um com o outro. A dinâmica dos dois personagens é, sem dúvidas, o ponto alto do livro. Um relacionamento saudável que raramente vemos em outros livros de romance e, talvez, o que faz “O Acordo” ser considerado o melhor livro da série pelos fãs.

Hockey: plano de fundo?

Mas e o hockey? Nós temos o dilema de Garrett com o time, alguns poucos jogos e o background do protagonista com seu pai ex-estrela da NHL. A autora, Elle Kennedy, fez algumas mudanças de licença poética quando se trata do esporte. A maior delas talvez seja a questão do Draft. Na realidade, jogadores universitários não podem assinar contratos profissionais enquanto alunos atletas, mesmo se forem draftados antes de entrarem na faculdade. Muitos, inclusive, desistem da graduação para irem para a NHL, enquanto outros optam por adiar seu contrato em um ou dois anos. Raros casos de atletas que concluíram os estudos antes de ir para a liga. 

Entretanto, é inegável como que esta série influenciou no público do esporte. Em quatro anos, o número de fãs do esporte nas redes sociais triplicou. Quando perguntamos de onde as pessoas conhecem o hockey, para boa parte a resposta é Off-Campus. Em todas as redes sociais os fãs divulgam os livros, discutem quais jogadores poderiam ser os protagonistas e se interessam em conhecer cada vez mais a NHL. 

Garrett Graham provocou um fenômeno midiático imprevisível e curioso. Você pode não gostar de romance, ter opiniões diversas sobre a história e até mesmo cobrar um pouco mais de hockey no enredo. Porém, Off-Campus se tornou uma porta de entrada que parece que não vai se fechar tão cedo. 

Onde Encontrar

O Acordo” e toda a série Off-Campus (Amores Imperfeitos), além do spin-off Briar U foram publicados no Brasil pela Editora Paralela. Também é possível encontrar o primeiro livro da série em inglês (“The Deal”) de graça na Amazon

Nota

As notas foram somadas e esta é a média da avaliação da equipe.

Hockeynômetro: 2,5

Estrelas: 4,5

Confira também a playlist do iPod da Hannah que elaboramos em conjunto com as integrantes do nosso Clube:

A leitura do próximo mês já foi definida: Pucked, da Helena Hunting. Confira nas nossas redes sociais todas as informações e venha ler com a gente!