O Chicago Blackhawks demitiu na manhã dessa terça-feira (6) o técnico Joel Quenneville. Junto com ele, a equipe se despediu de seus assistentes Kevin Dineen and Ulf Samuelsson.
Com 890 vitórias na temporada regular, Quenneville é o segundo técnico com mais vitórias na Liga. Essa marca o deixa atrás apenas de Scott Bowman. Joel comandava os Blackhawks desde o começo da temporada 2008-09 e com ele o time ganhou três Stanley Cups.
Quenneville levou os Hawks aos playoffs em 9 das 10 temporadas completas como técnico da equipe. Porém, após o time não se classificar temporada passada, e ter um começo ruim este ano, a organização deciciu cortá-lo.
O atual vice-presidente e GM dos Blackhawks, Stan Bowman, reconheceu em um comunicado oficial que se tratava de uma decisão muito difícil, mas necessária para o bem da equipe. “Depois de muito refletir nos últimos dias, e com o maior respeito pelo que Joel conquistou conosco, nós sabemos que preci´svamos de mudanças” disse Bowman.
Quem entra no lugar dele é o, agora, ex-técnico dos Rockford IceHogs, Jeremy Colliton. Com a nomeação, o ex-Isles passa a ser o mais jovem técnico da liga atualmente. Barry Smith será o assistente de Colliton no time.
“Nós temos muita sorte de ter Jeremy Colliton na organização e estamos convencidos de que ele é o mais qualificado para dirigir nossos jogadores. Ele tem muitos atributos que o farão o treinador de sucesso nessa liga”, afirmou Bowman sobre a escolha do novo técnico.
Os Blackhawks atualmente fazem uma temporada mediana (6-6-3) e ocupam a sexta posição na Divisão Central. Eles perderam as últimas três partidas e estreiam sob novo comando na próxima quinta-feira (8), contra o Carolina Hurricanes.