PWHPA e as novidades para a 2021 Secret Dream Gap Tour

Share

A PWHPA mostrou que está empenhada em seu propósito e vem buscando grandes parcerias para a 2021 Secret® Dream Gap Tour.

Desde times da NHL a empresas alimentícias, a Associação tem fechado grandes parcerias em busca de trazer não somente uma visibilidade para a modalidade feminina. Além disso, a PWHPA visa criar uma organização sustentável, com boas condições de trabalho e salário para as jogadoras e os demais profissionais da área. 

Assim como as demais ligas, a PWHPA sofreu diferentes impactos por conta da pandemia de COVID-19. No entanto, as jogadoras não se deixaram abalar e prometem uma nova Tour com novidades e momentos históricos para o hockey feminino. 

Após anunciar o investimento inédito de um milhão de dólares para o hockey feminino profissional na parceria com a empresa de antitranspirante Secret, a PWHPA continuou os seus esforços e anunciou mais algumas parcerias importantes para a Associação e uma nova fase com um novo formato.

Novo formato

Ainda em maio deste ano a PWHPA anunciou um novo formato para a Tour: os times agora são divididos em cinco regiões, Calgary, Toronto e Montreal, no Canadá; e New Hampshire e Minnesota, nos Estados Unidos. Cada região terá 25 jogadoras para participar dos showcases. Assim, espera-se aumentar não somente os treinos para as jogadoras mas também as oportunidades de cada região competir. 

No entanto, as novidades não param aí. Essas regiões possuem patrocinadores específicos, que serão homenageados no nome das equipes e nos novos uniformes. A primeira região a conquistar um patrocinador foi a de Toronto no dia 25 de novembro de 2020. O time Sonnet, como será conhecido, terá o patrocínio da seguradora de automóveis e casas digitais Sonnet Insurance Company. 

No dia 10 de dezembro de 2020 foi a vez da equipe de Calgary anunciar o seu patrocinador e, consequentemente, o novo nome do time. O time Scotiabank recebe o apoio do banco Scotiabank, bastante conhecido pelos fãs do hockey canadense como um patrocinador regular do esporte e da modalidade. 

Jogos em Tampa Bay

O time All-Star da PWHPA embarcou para Tampa Bay na Flórida para jogar algumas partidas contra os times da USPHL (United States Premier Hockey League) como parte da Hub City Tampa, uma forma que a Liga encontrou para ter os seus jogos de maneira segura. Para a Associação, essa é uma forma de treinamento para a Dream Gap Tour.

Ao todo são cinco jogos, que começaram no dia 10 de fevereiro e com o último acontecendo no dia 17 de fevereiro. Com um elenco misturado, o time de estrelas conta com jogadoras das regiões de New Hampshire, Minnesota e Calgary. Algumas dessas jogadoras são as goleiras Katie Burt (New Hampshire), Kimberly Sass (New Hampshire), Alex Cavallini  (New Hampshire) e Maddie Rooney (Minnesota).

Enquanto isso, o ataque está por conta de Abby Roque (Minnesota), Amanda Kessel (New Hampshire), Brianna Decker (Calgary), Delaney Belinskas (New Hampshire), Gigi Marvin (New Hampshire), Haley Skarupa (New Hampshire), Hannah Brandt (Minnesota), Kelly Pannek (Minnesota), Sophia Shaver (Minnesota), Sydney Brodt (Minnesota), Hayley Scamurra (New Hampshire), Samantha Donovan (Minnesota) e Demi Crossman (Minnesota).

A defesa conta com as jogadoras Jincy Dunne (New Hampshire), Savannah Harmon (Minnesota), Megan Keller (New Hampshire), Jacquie Greco (New Hampshire) e Kali Flanagan (New Hampshire).

Diversas novas parcerias

O ano de 2021 será bastante movimentado para as jogadoras da PWHPA, após ter a Tour 2019-20 afetada pela quarentena. As jogadoras pretendem mostrar todo o seu potencial no gelo nessa Tour 2020-21 e para isso nada melhor que várias parcerias para ajudar a caminhada. 

A mais recente foi firmada com a empresa Fresh Attitude no Canadá, uma produtora de vegetais frescos para saladas prontas. Uma parceria muito bem-vinda pelas atletas que precisam manter uma alimentação balanceada, assim elas irão não somente promover a alimentação saudável como também mostrar as suas habilidades culinárias enquanto a Tour estiver passando por solo canadense.  

Outra empresa canandense que também está entre as parceiras é a Canadian Tire, do setor automotivo. Essa parceria, por sua vez, tem o foco em trazer comodidade para as jogadoras com o menor custo. Assim, a empresa oferecerá descontos, cartões-presente, prêmios e suprimentos regionais durante a Tour. 

Posteriormente, a PWHPA também fechou parcerias com as empresas Bottega Gold que irá fornecer os proseccos para as equipes que ganharem as partidas. 

PWHPA em parceria com a NHL

No dia 3 de fevereiro, a PWHPA anunciou mais uma parceira para o 2021 Secret® Dream Gap Tour e a primeira no ano de 2021 com um time da NHL. O New York Rangers sediará a partida do dia 28 de fevereiro, além de ajudar na divulgação do showcase

O jogo que dará início à turnê marca a primeira vez que acontece uma partida do hockey feminino profissional no Madison Square Garden. Além disso, o evento receberá toda a atenção das mídias de New York, que ajudará a trazer visibilidade para a modalidade. 

No dia 6 de fevereiro foi a vez do Toronto Maple Leafs também fazer uma parceria para a Dream Gap Tour. O time canadense, por sua vez, irá ajudar no marketing, consultoria em patrocínios e um futuro jogo com data ainda a anunciar. O time que sempre apoiou a causa da PWHPA e do hockey feminino agora está com uma parceria oficializada, assim ajudando a Associação nesta caminhada por uma liga sustentável e bem-sucedida.  

Poucos dias depois, no dia 16 de fevereiro foi a vez do Chicago Blackhawks também anunciar uma parceria com a PWHPA. Os Hawks irão sediar dois jogos, no dia 6 de março na United Center e no dia 7 de março na Fifth Third Arena. Além disso, o time também irá ajudar na divulgação dos showcases. Os eventos acontecerão neste fim de semana em especial em homenagem ao aniversário de um ano da primeira transmissão com uma equipe feminina na NBC Sports no dia Internacional da Mulher

Evento esse que contou com a medalhista olímpica e membro da PWHPA, Kendall Coyne Schofield na transmissão. Posteriormente Kendall se tornou a primeira mulher contratada como treinadora de desenvolvimento de jogadores dos Blackhawks. Portanto, em homenagem ao aniversário, os jogos também contarão com uma cobertura ao vivo na NBC Sports e terá uma equipe feminina comandando a transmissão. Sob o comando de Kathryn Tappen, o jogo terá a narração de Kate Scott e comentários de AJ Mleczko. 

A importância do apoio 

Nos últimos anos o hockey feminino conquistou uma maior visibilidade no mundo dos esportes. No entanto, isto ainda não é nem uma fração do que elas merecem, muito menos do apoio que o hockey masculino recebe. O fato é que as jogadoras trabalham há anos atrás dessa visibilidade e mais espaço num esporte que não é tão popular no mundo como o futebol e o basquete, por exemplo, o que torna o trabalho delas muitas vezes mais difícil. 

O hockey, apesar de hoje ter uma boa base de fãs fora da América do Norte, não é fácil de praticar e é, infelizmente, pouco inclusivo. Isso porque como sabemos bem, a modalidade depende de diversos equipamentos e um ambiente que não é fácil de achar ou até mesmo barato, o que o torna um esporte seletivo até mesmo entre os norte-americanos e europeus, que possuem diversas ligas. 

Ou seja, a modalidade feminina possui não somente a barreira de gênero no esporte como também a todos os obstáculos que vêm junto a esse esporte. Somado a isso, temos o descaso nas ligas maiores em apoiar a modalidade, afinal hoje ainda vemos as jogadoras participando do All-Star Weekend, mas até poucos anos atrás as jogadoras vinham à mente somente em época de Olimpíadas ou eventos do gênero.

Entretanto, o descaso não vem somente das ligas como a NHL. Ele também vem de empresas do nicho que não procuram nem oferecer produtos para a categoria. O mundo do esporte não se adapta às mulheres e nem dá brecha para elas se adaptarem, apesar de todos os esforços da parte delas para isso.

Hoje as jogadoras praticamente pagam para jogar. Enquanto isso diversos jogadores da NHL recebem milhões, além de todos os benefícios de grandes patrocinadores.

Somente do ano de 2019 em diante que o hockey feminino começou a de fato receber apoio das demais ligas e empresas. A NWHL em sua bolha recebeu apoio de diversas formas, sendo essa a primeira vez que ocorreu tal mobilização por parte dos times da NHL para a Liga feminina. Apesar de alguns times serem filiados aos times da liga masculina, essa informação muitas vezes passa despercebida ou até mesmo esquecida. 

Da mesma forma, as jogadoras da PWHPA e consequentemente das seleções dos EUA e Canadá jogaram a sua primeira partida no All-Star Weekend em 2020. Algumas de suas integrantes já haviam feito uma participação histórica nas competições de habilidades na edição anterior. Em ambos os casos, a divulgação por parte da NHL teve um resultado positivo para a modalidade, além de ter sido bem-recebido por boa parte do seu público.

Assim, essas ações provam que as jogadoras não somente têm bastante potencial, mas a falta de oportunidades é um dos maiores obstáculos do hockey feminino. 

A Dream Gap Tour tem seu início marcado para o dia 28 de fevereiro. Porém com a pandemia do COVID-19 ainda acontecendo, o restante da Tour ainda não teve as suas datas e locais divulgados. Os jogos da PWHPA ficam disponíveis para assistir através do canal do YouTube.

Esse texto foi atualizado no dia 16 de fevereiro de 2021 as 18:02.