Possíveis candidatos ao Norris Trophy

John Carlsson pode ser um dos indicados ao norris trophy desta temporada

Share

O James Norris Memorial Trophy foi estabelecido na temporada 1953-54, concedido ao principal defensor da temporada. Os candidatos, no geral, são escolhidos pela Professional Hockey Writers’ Association (PHWA). Desta forma, se o jogador demonstra a maior habilidade geral na posição durante a temporada, acaba levando, por fim, o troféu na cerimônia do NHL Awards. 

Anteriormente, o vencedor da temporada 2018-19 foi Mark Giordano, do Calgary Flames, devido ao destaque que apresentou na defesa ao longo de toda a temporada regular e playoffs. Portanto, baseado nos nomes já citados pela própria NHL, e nas opiniões do próprio NHeLas, trouxemos um top 5 dos possíveis candidatos ao Norris Trophy este ano. 

John Carlsson

John Carlsson é um dos favoritos ao Norris Trophy nesta temporada.
Foto: Reprodução/nhl.com

Não é mistério para ninguém a temporada espetacular que John Carlsson está tendo. Atualmente, o jogador possui 67 pontos em apenas 56 jogos. Ele também foi o primeiro defensor da NHL em muito tempo a atingir, nesta temporada, 50 pontos em 40 partidas disputadas ou menos. O recorde não era quebrado desde Paul Coffey, em 1994-95. 

Apesar de ser dominante em sua posição em várias estatísticas na Liga, Carlsson também em um dos líderes dos Capitals dentro (e fora) do gelo. Ele lidera a equipe em ice-time, assists e é grande responsável pela boa campanha do time até o momento. Atualmente, Washington é o líder da Divisão Metropolitana com 77 pontos e ocupa a 3ª posição overall da NHL. 

Desta maneira, grande parte do desenvolvimento do time durante a temporada é devido ao papel que o defensor desenvolve na equipe, juntamente de Ovechkin e companhia. Carlsson é um jogador que se prepara para todas as situações dentro do rinque, e não apenas na defesa do time — papel que exerce de forma exemplar e, sem sombra de dúvidas, é um dos defensores mais completos da Liga.

As estatísticas provam isso: hoje, o defensor é líder em assistências (52) e pontos (67) nos Capitals. Em gols, ocupa a 6ª posição no time, com quinze registrados, e a primeira entre os jogadores de defesa.

Carlsson é um dos favoritos ao prêmio pela Professional Hockey Writers’ Association. Ele pode ser o primeiro jogador do Washington a levar o Norris desde Rod Langway, que conquistou o troféu de 1982 a 1984.

Roman Josi (Nashville Predators)

Roman Josi é um dos principais líderes do Nashville dentro (e fora) do gelo.
Foto: Reprodução/nhl.com

Atualmente, Roman Josi possui 55 pontos em 55 jogos. E apesar de, no momento, os Predators não fazerem sua melhor temporada, o capitão tem sido a peça essencial que mantém o time seguindo. Além de ser um líder para o elenco no do gelo, ele também lidera os Preds em assistências (41) e em pontos (55). Já em gols, o defensor ocupa a 3ª posição na equipe, com 14. 

No entanto, apesar de não ter uma posição ofensiva ativa em todos os jogos do Nashville, Josi ainda assim tenta se manter a par de todas as situações que ocorrem na partida. Não só como defensor, mas também como o jogador que participa e também arma as jogadas essenciais e que, ainda assim, volta para a sua posição de origem e a exerce da melhor maneira possível. O momento que os Predators estão enfrentando pede um defensor completo e que possa jogar em todas as situações. 

Porém, as chances dele defensor concorrer ao Norris podem vir a aumentar. Isso tudo caso o Nashville consiga manter uma sequência de vitórias mais consistente nessa segunda parte da temporada. Todavia, o jogador continua como um dos mais cotados candidatos para o prêmio pela PHWA. Resta aos fãs dos Preds torcerem para que o suíço continue elevando suas estatísticas e jogo dentro do rink.

Alex Pietrangelo (St. Louis Blues)

O capitão do St. Louis foi um dos responsáveis pela reviravolta do time no início de 2019. Foto: Reprodução/ Claus Andersen/Getty Images

O capitão do St. Louis Blues também é um dos favoritos a levar o troféu. O time não fez apenas uma ótima campanha na temporada passada, que resultou na primeira Stanley Cup da equipe. Nesta temporada, os Blues continuaram no ritmo em que terminaram a anterior e, atualmente, lideram a Conferência Oeste em pontos (73) e ocupam a 5ª posição overall da Liga. 

Pietrangelo tem sido uma das peças principais no desempenho do time na Liga, principalmente nesta temporada. Como um dos líderes da defesa da equipe, o jogador possui grande combinação de habilidade e força que, juntamente ao restante dos defensores dos Blues, ajuda a bloquear as melhores linhas da NHL e participar ativamente de todas as jogadas do time. Atualmente, Pietrangelo possui 13 gols, 31 assistências e ocupa o 4º lugar em pontos (44) na equipe de St. Louis. 

Apesar do desempenho do time ter decaído levemente nessa segunda metade da temporada, o capitão ainda é um dos responsáveis por manter os Blues na mira dos playoffs. Seguidamente, na pós-temporada, vai ser uma das peças essenciais por manter a defesa acordada e produzindo para que, desta forma, as chances de St. Louis trazer mais uma Stanley Cup para casa sejam maiores. 

Victor Hedman (Tampa Bay Lightning)

Victor Hedman é um dos líderes da defesa do Tampa Bay Lightning.
Foto: Reprodução/nhl.com

O defensor do Tampa Bay Lightning é um dos favoritos ao Norris Trophy há bastante tempo. Finalista em 2017 e 2018, o sueco conquistou o troféu neste último pela grande temporada que fez junto de Tampa. 

Pelo seu estilo de jogo ao longo dos anos, Hedman se tornou um dos melhores defensores da Liga. E na temporada 2019-20, não é diferente. Porém, apesar do desempenho de Tampa ter decaído este ano, o jogador continua como um dos líderes da defesa da equipe e em várias outras situações no rinque. 

Atualmente, Hedman fica atrás apenas de Kucherov em assistências (37) e é o 4º jogador do time com mais pontos (46). No entanto, apesar de não ter marcados muitos gols nesta temporada (apenas nove), ele lidera em ice-time. A média do jogador no gelo por partida é de 23:48 minutos. 

Hedman não é um dos mais cotados a levar o prêmio nesta temporada. No entanto, ainda temos um pouco menos de 2 meses para que o jogador cresça mais no jogo e ajude o Lightning em sua recuperação. 

Cale Makar (Colorado Avalanche)

Makar tem se tornado peça essencial para o sucesso do Colorado Avalanche
Foto: Reprodução/ftw.usatoday.com

Desde que começou a atuar pelo Avalanche nos playoffs do ano passado, Makar tem se mostrado peça essencial para o sucesso do time atualmente. Quando Colorado sofreu com as lesões em seus principais jogadores no início da temporada atual, Makar foi rapidamente escalado para ajudar na primeira linha juntamente de Nathan Mackinnon. 

O defensor tem se mostrado cada vez mais um jogador completo e de extrema importância para o time. Atualmente, o canadense fica apenas atrás de Mackinnon em assistências (30) e pontos (42). Desta forma prova que não apenas é um dos melhores na própria posição, mas que também faz um bom trabalho em outras funções. 

Seu jogo ofensivo no gelo e sua participação ativa em todas as jogadas do time apenas provam o quanto Makar tem se desenvolvido cada vez mais no jogo. Logo, não será surpresa se o jogador acabar como um dos finalistas do prêmio. Assim, torcemos para que seu desempenho na temporada continue crescendo.

Foto: Reprodução/nhl.com