Petr Cech brilha durante estreia no hockey

Share

O nome Petr Cech pode até ser novo para os fãs de hockey, mas o goleiro de 37 anos, que fez a sua estreia neste domingo (13), já brilhou como goleiro no futebol. Apesar de jogar hockey aos 13 anos, o tcheco teve que escolher entre o gelo e o gramado, pois não tinha tempo de praticar os dois esportes. Optou, portanto, por seguir a carreira futebolística e passou a acompanhar o hockey à distância. Após anunciar a aposentadoria em maio deste ano, o goleiro assumiu o cargo de assessor técnico e de desempenho no Chelsea.

Entretanto, o gelo chamou Cech novamente e dessa vez o veterano do futebol não resistiu. Após 20 anos jogando futebol, chegou a vez de tentar um novo desafio. Por fim, o goleiro assinou um contrato com o time inglês Guildford Phoenix, da liga NIHL (National Ice Hockey League), e fez a sua grande estreia no hockey. A partida teve direito a defesas impressionantes e uma vitória no shootout.

A partida, que aconteceu no Guildford Spectrum, contra o Swindon Wildcats 2. Quem abriu o placar foi o time da casa no início do segundo período. No entanto, a alegria do time durou pouco, pois Swindon logo empatou e posteriormente virou o jogo, deixando o placar 2-1. Porém, o time de Guildford não se deu por vencido e, no início do terceiro período, empatou novamente. Dessa vez, ninguém conseguiu virar e o jogo acabou indo para o shootout. Como resultado, houve uma estreia memorável para Petr, que fez excelentes defesas e garantiu a vitória para o seu time. Ao final da partida, o goleiro foi eleito o melhor jogador.

A jornada no futebol

Considerado um ídolo para os fãs do Chelsea, o goleiro iniciou no mundo do futebol ainda novo, aos sete anos de idade. Começou no time Škoda Plzeň e mais tarde foi revelado pelo FC Viktoria Plzeň. No começo, atuava como atacante. Depois mudou para goleiro, posição na qual seguiu carreira. Começou a jogar profissionalmente aos 17 anos no time FK Chmel Blšany em 1999.

Jogou também pelo Sparta Praha e Stade Rennes, antes de assinar com o Chelsea em 2004. Tornou-se assim o goleiro mais caro da história no Chelsea. Em 2015, o jogador assinou um contrato com o Arsenal, onde permaneceu até o anúncio de sua aposentadoria em janeiro deste ano. O goleiro decidiu então que jogaria até maio e depois encerraria a sua carreira no futebol. Nesse esporte, o tcheco tem uma coleção de prêmios. Ao todo foram 18 vezes campeão com Chelsea e Arsenal, uma vez com a seleção Tcheca no campeonato europeu sub-21 e, por fim, 36 prêmios individuais. Entre eles estão: Luva de Ouro da Premier League, Melhor Goleiro da UEFA e Melhor Goleiro do Mundo da FIFA.

O hockey conta agora com um atleta de peso que, com certeza, deverá trazer muita disposição para continuar uma carreira esportiva de sucesso.

Foto: Reprodução/chelseafc.com