Perfil: Mathew Barzal

Share
Este é o primeiro “perfil” de uma série que faremos sobre jovens jogadores que estão se destacando nesta temporada na NHL. A ideia é apresentar quem são as novas promessas que estão na sua primeira ou segunda temporada na Liga. O primeiro a ser apresentado é o forward do New York Rangers, Mathew Barzal.

Toda temporada tem aqueles jogadores que começam a se destacar. Alguns são surpresas, outros já chegam à NHL como promessa de sucesso. Este foi o caso de Mathew Barzal, número 13 no New York Islanders. Ele foi draftado pelo time de NY em 2015, assinando um contrato de entrada de três anos no dia 10 de Setembro do mesmo ano.

Mathew nasceu no dia 26 de Maio de 1997 em Coquitlam, uma cidade localizada na Columbia Britânica, no Canadá. Suas impressionantes marcas começaram a surgir quando ainda jogava pelo Seattle Thunderbirds (WHL), entre os anos de 2012 e 2014. Ele chegou a marcar 14 gols e 40 assistências em sua primeira temporada pelo time.

Depois de ser selecionado pelo Islanders, Mathew ainda jogou mais uma temporada pelo Thunderbirds, onde ganhou em 2017 o título da Western Hockey League como co-capitão da equipe. Além disso, recebeu o troféu de Most Valuable Player dos playoffs da WHL, após marcar 25 pontos em 16 jogos.

Em 2014, Barzal conquistou a medalha de bronze pelo Canadá no Mundial Sub-18 da IIHF. Três anos depois, Mathew e a seleção canadense perderam nos shootouts para os Estados Unidos na final do IIHF World Junior Championship, ficando com a medalha de prata.

O que chama atenção em Barzal é o que ele vem demonstrando nesta temporada na NHL: em 47 jogos ele já soma 48 pontos. Seu primeiro gol na liga foi em 19 de Outubro, na vitória por 4 a 3 nos shootouts em cima do New York Rangers fora de casa.

Depois disso, Mathew Barzal seguiu quebrando recorde atrás de recorde. Tornou-se o primeiro rookie do NY Islanders a dar 5 assistências em um único jogo, em cima do Colorado Avalanche no dia 5 de Novembro, partida que os Isles venceram por 6 a 4. Ainda nessa temporada de estreia, Barzal já marcou seu primeiro hat trick na vitória contra o Winnipeg Jets, em 23 de Dezembro, e, quatro dias depois, marcou o seu primeiro gol no overtime contra o Buffalo Sabres.

Sem dúvidas o jogador de apenas 20 anos está tendo uma temporada cheia de primeiros marcos e, por este motivo, é um dos favoritos para receber o Troféu Calder, que vai para aquele jogador iniciante que mais se destacou na temporada.

 

FotoReprodução/NHL.com

2 Comments

Divisão Pacífica é a campeã do All-Star 2020 ⋆ NHeLas 15 de Abril de 2020 - 22:31

[…] Mathew Barzal (New York Islanders) – 13.175 […]

Draft Class de 2015: onde estão - parte II - NHeLas 14 de Outubro de 2020 - 17:10

[…] canadense iniciou sua carreira no major juniors no Seattle Thunderbirds da Western Hockey League (WHL), onde […]

Comments are closed

Post Comment