Perfil: Kevin Fiala

Share

Com apenas 21 anos de idade, Kevin Fiala, winger do Nashville Predators, vem mostrando seu talento ao marcar gols em momentos importantes. Ele nasceu em 22 de Julho de 1996, em St. Gallen na Suíça, apesar dos seus pais serem tchecos. Seu pai, Jan, foi jogador de hockey e após se aposentar foi um dos primeiros técnicos do filho, estimulando-o a seguir seus passos. Fiala fala cinco línguas: tcheco, francês, alemão, inglês e sueco.

Kevin Fiala começou jogando em várias ligas junior diferentes, e em 2013 que ele entrou para o HV71 (Suécia), estreando durante o 2013 European Trophy. Na temporada 2013-14, ele revezou entre o HV71 e o J20 SuperElit para disputar a Liga Sueca de Hockey (SHL), sendo finalista no prêmio de rookie do ano na SHL e liderando a SHL Junior em número de pontos.

Kevin Fiala foi draftado pelos Predators em 2014, sendo considerado um dos top-3 jogadores europeus do draft daquele ano. Ele retornou ao HV71, para jogar mais uma temporada antes de mudar de vez para os Estados Unidos e passar a temporada seguinte revezando entre os Preds e o Milwaukee Admirals, associado de Nashville na AHL.

Sua estreia na NHL aconteceu em 24 de Março no final da temporada 2014-15, em um jogo contra o Montreal Canadiens, também jogando nos playoffs em um dos confrontos contra o Chicago Blackhawks, em 21 de Abril. Mas seu primeiro gol na NHL veio apenas em 14 de Janeiro de 2016, marcando contra os Jets.

A sua temporada de calouro na NHL, jogando oficialmente pelos Nashville Predators, foi a 2016-17, começando a jogar desde a abertura da temporada. Fiala entrou em 54 jogos e marcou 11 gols.  Nos playoffs, Fiala ajudou os Preds na conquista da Conferência, marcando dois gols contra os Hawks na primeira rodada, mas se machucou no primeiro jogo contra os Blues na segunda rodada, em 26 de abril. Na ocasião, seus companheiros de times lamentaram a perda, afinal, Fiala sempre se mostrou decisivo na hora de marcar gols.

Na jogada que o tirou dos playoffs, Fiala foi em busca do puck em uma disputa com o defensor Robert Bortuzzo e acabou caindo e batendo com as pernas direto na lateral do gelo, quebrando o fêmur esquerdo ainda no início do segundo período. Mas sua recuperação foi rápida e o jogador já estava patinando novamente em junho, retornando ao time na pré-temporada.

Na temporada atual, Kevin Fiala vem sendo decisivo e se afirmando dentro do Nashville Predators. Ele é o quarto jogador em número de pontos, com 35 no total, empatado com Viktor Arvidsson, e atrás apenas de P. K. Subban (41) e Filip Forsberg (38). No entanto, em número de gols, Fiala está em segundo lugar, com 17 gols em 51 jogos, atrás apenas do próprio Arvidsson (18 gols). Atualmente, os Preds estão no segundo lugar da Divisão Central com 72 pontos.

Se eles realmente confirmarem sua vaga nos playoffs mais uma vez, vamos torcer para que Fiala jogue todos os jogos, como uma peça sem dúvida importante para a equipe.

 

Foto Reprodução/NHL.com