Perfil: Cale Makar

Share

Um dos rookies mais comentados dessa temporada é o defensor do Colocado Avalanche, Cale Makar. Já candidato ao Calder Trophy, o canadense de 21 anos vem fazendo uma temporada de estreia interessante. Antes de mais nada, Makar já se apresentava como uma sensação da torcida do Avalanche quando fez sua estreia pelo time durante o primeiro round dos playoffs. Quando o time do Colorado foi eliminado na segunda rodada pelo Sharks, Makar já contava com 1 gol e 5 assistências. Apenas o início da sua carreira na NHL.

Cale Makar nasceu em Calgary, Alberta, no dia 20 de Outubro de 1998. Curiosamente, sua cidade natal é a mesma do time contra quem viria a marcar o seu primeiro gol na Liga. O Colorado Avalanche draftou o defensor como 4ª escolha em 2017, ano em que o time ainda não apresentava um desempenho necessário para chegar à pós temporada.

O Colorado Avalanche começou sua reconstrução na temporada 17-18, quando chegou aos playoffs pela primeira vez depois de três temporadas fora. Dessa forma, ter buscado Makar para a disputa na pós temporada em 2019 mostra que o time está interessado em trazer novos rostos para o elenco de forma a possibilitar que a equipe chegue cada vez mais longe na busca pela conquista da Stanley Cup.

Modo Iniciante

Makar começou sua carreira na minor-hockey program Crowchild BlackHawks, antes de entrar para o nível Bantam em 2011. No Canadá, o nível Batam se inicia com 13-14 anos, idade que Cale começou a jogar pelo time da NWCCA Bruins e pelo time do mesmo nível do Calgary Flames na temporada 12-13. Então Makar mudou de categoria e passou a competir pelo NWCAA Stampeders no nível midget na temporada 13-14, tendo voltado ainda na mesma temporada, para o Flames, agora no nível midget.

 Ele foi draftado pelo Medine Hat Tigers da Wester Hockey League no 8º round do 2013 Bantam Draft. Mas retornou para o Calgary Flames onde permaneceu no midget level em 14-15, sua única temporada completa pelo time. Naquele ano, Cale marcou 23 pontos em 34 jogos, além disso foi nomeado MVP da Alberta Midger Hockey Legue além de ter entrado para o time All Star da liga.

Para se tornar elegível à NCAA, Cale Makar se juntou ao Brooks Bandits da Alberta Junior Hockey League (AJHL), onde permaneceu entre as temporadas 14-15 e 16-17. Sua tentativa deu certo, uma vez que com suas conquistas ao lado dos Bandits, Makar foi aceito na Universidade de Massachusetts, assinando seu compromisso para jogar pela equipe em 29 de Agosto de 2015.

Entretanto, Makar ainda teria duas temporadas com os Bandits antes de ir para a NCAA. Na temporada 15-16, aos 17 anos, Cale se tornou um dos melhores defensores dos Bandits ao marcar 55 pontos em 54 jogos. Nesta mesma temporada, o jogador foi peça fundamental na equipe durante os playoffs, quando o Bandits ganhou o campeonato da AJHL. Dessa forma, Cale foi eleito rookie of the Year além de levar os prêmios de Western Canada Cup Top Defenceman Award, o RBC Cup Top Defenceman, Top Scorer e MVP.

Na temporada seguinte, Makar continuou em alto nível, liderando a AJHL entre os defensores e terminando em sexto frente a todos os outros jogadores com 75 pontos, distribuídos em 24 gols e 51 assistências. Cale também conquistou 16 pontos em 13 jogos dos playoffs, levando os Bandits a conquistar o segundo campeonato seguido. Além disso, marcou 6 pontos em 5 jogos, quando os Bandits ficaram em segundo na Royal Bank Cup.  

Quando se tornou elegível para o NHL Draft em 2017, Makar era considerado um top prospect e um dos melhores defensores disponíveis. Por fim, ele foi selecionado em quarto pelo Avalanche, sendo o segundo defensor daquele ano a ser escolhido, atrás apenas de Miro Heiskanen. Cale Makar se tornou, assim, o jogador da AJHL mais alto a ser escolhido no NHL Draft e o segundo a ser selecionado na primeira rodada desde Joe Colborne em 2008.

Modo Carreira

Mesmo sendo escolhido em quarto do Draft, Cale Makar escolheu seguir com seu compromisso e jogou por duas temporadas na Massachusetts University. Dessa forma, ele fez parte da equipe que reconstruiu a programa da UMass para a temporada 17-18. Seu primeiro ponto pela Universidade foi contra o Arizonta State, em 6 de Outubro de 2017. Em seguida, o seu primeiro gol veio ainda no mesmo mês, no dia 27, quando marcou contra o Marreimack College.

Como calouro, Makar precisou ajustar seu jogo ao ritimo da NCAA. Dessa forma, isso fez com que ele evoluísse durante o ano, ajudando a UMass seguir para a pós-temporada. Entretanto, perderam para a Northeastern University por 7 a 2 nos playoffs. Assim, Makar terminou a temporada com um total de 21 pontos, sendo 5 gols e 16 assistências em 34 jogos. Foi escolhido como co-Rookie do ano pela New England Hockey Writers Association e, por ter sido o nono defensor em gols na Hockey East, Makar também foi selecionado para o All-Rookie e Third All-Star Teams da conferência.

Para a temporada 18-19, o Colorado Avalanche tinha interesse em levar Makar para a NHL, mas o jogador optou por jogar mais uma temporada pela UMass. Dessa forma, Cale Makar liderou e lida em gols e foi o primeiro jogador do Minutemen a ser homenageado como Hockey East Player of the Year. Com a ajuda do defensor, a Universidade de Massachusetts chegou pela primeira vez na história do programa a uma final do Frozen Four. Entretanto acabou perdendo para o Minnesota–Duluth Bulldogs por 3 a 0. Makar também recebeu o prêmio Hobey Baker em Abril de 2019, concedido ao jogador considerado o melhor da temporada na NCAA.

Dois dias depois do Frozen Four, Cale Makar finalmente assinou o seu contrato de entrada com o Colorado Avalanche no dia 14 de Abril. Sua estreia na NHL aconteceu no dia seguinte, no jogo 3 da primeira rodada dos playoffs. Enfrentando o Calgary Flames, Makar marcou o seu primeiro gol na Liga no mesmo dia, se tornando assim, o primeiro defensor a marcar um gol na sua estreia na Liga.

Como Cale começou a sua carreira na NHL durante os playoffs, oficialmente, a temporada 19-20 é a sua temporada de rookie. Dessa forma, seu primeiro gol em uma temporada regular foi na vitória do Avalanche contra o Golden Knight por 6 a 1 no dia 25 de Outubro. E aparentemente Makar não cansa de quebrar recordes. Por causa do seu desempenho contra o time de Vegas, Cale se tornou o primeiro rookie do Avalanche a ser nomeado uma estrela da semana, ao conquistar a terceira estrela.

No mês de Novembro, Makar quebrou outro recorde da franquia. Dessa vez, se tornou o primeiro rookie a marcar 18 pontos em 18 jogos. Mais tarde, o defensor foi nomeado rookie do mês de novembro. E, em 29 jogos, já conta com 28 pontos, destes 8 gols e 20 assistências. Sem dúvida, é apenas o início de uma temporada marcante para o jogador de apenas 21 anos que, ao lado de Nathan MacKinnon, vem se mostrando um jogador capaz de mudar a forma de jogo do time.

Modo Internacional

Jogando pela seleção canadense Cale Makar não apresenta números tão impressionantes. Entretanto, o Canadá conta com diversos jogadores veteranos que talvez ainda não tenha chegado a hora do jovem jogador brilhar com a Jersey vermelha e branca.

Ainda assim, Makar esteve presente no time canadense para o World Junior A Challange em 2015 e 2016, levando a medalha dourada em 2015. Ele também esteve presente na seleção U20 para o 2018 World Junior Championship que aconteceu em Buffalo, Nova York. Nesta competição, além da medalha de ouro, Cale Makar terminou o torneio liderando entre os defensores em números de pontos, ao todo, 8 pontos em sete jogo. Makar também foi o único canadense a ser nomeado no All-Tournament Team.

Cale Makar também foi convidado a se juntar a seleção canadense nas Olimpíadas de Inverno de 2018, mas recusou, porque iria perde três semanas de jogos com a UMass.

Foto Reprodução: Yahoo! Sports