Ovechkin entra para o seleto clube dos 700 gols

Alex Ovechkin durante partida dos Capitals

Share

Alexander Ovechkin. Russo. Capitão do Washington Capitals. Uma Stanley Cup. Não tem uma pessoa que goste de hockey que nunca ouviu falar no Ovie. O jogador é uma das maiores estrelas ainda atuantes na NHL, e não é por menos: a cada mês Ovechkin vem quebrando mais e mais recordes. Às vezes até os seus próprios. 

Na tarde de hoje (22) Ovie completou apenas mais um de seus marcos. Ele se tornou o 8º jogador na história a chegar ao 700º gol. Sendo o segundo a conquistar a marca mais rápido ficando atrás apenas de Gretzky. Em uma partida contra o New Jersey Devils, o russo enfim atingiu a marca aos 04:50 do terceiro período, empatando o jogo.  

Apesar de seus esforços, o time acabou sofrendo um gol de Damon Severson faltando menos de 3 minutos para o fim da partida, o que desempatou o jogo. Com isso o Devils ganhou por 3 a 2. No entanto, os esforços de Ovie não passaram despercebidos e ele foi nomeado a 3º estrela do jogo.

Polêmica no draft

Ovie é destaque no mundo do hockey desde antes de entrar na NHL. Com boas estatísticas e sendo comparado com Mario Lemieux, escolher o jogador no draft seria desejável para time da Liga. Exemplo disso foi o Florida Panthers que tentou draftar Ovechkin em 2003, em quatro rodadas, mesmo sendo contra as regras

Isso aconteceu porque o aniversário do jogador é dois dias após a data de limite de inscrição. Com isso, o time da Flórida tentou argumentar que se não fosse pelos anos bissextos, o jogador teria feito aniversário quatro dias antes da data limite. Dessa forma, ele seria elegível para o draft daquele mesmo ano. Entretanto, por motivos óbvios a NHL não aceitou o argumento. Por fim aceitando fazer um anúncio oficial dizendo que caso fosse reconhecida a participação do jogador no draft daquele ano o time poderia fazer uma reivindicação do mesmo.

Alex Ovechkin ao ser draftado pelos Capitals (Foto: Reprodução / russianmachineeverbreaks.com – Sara Davis)

Com a participação do draft 2003 negada, o jogador se inscreveu para o draft do ano seguinte e acabou por ser selecionado em primeiro lugar geral pelo Washington Capitals. No entanto, devido ao lockout que aconteceu naquela temporada, o jogador só assinou o contrato em 2005, dois dias antes do fim do bloqueio. Sua estreia aconteceu na temporada 2005-06.

Estreia na NHL

O russo fez a sua estreia no dia 5 de outubro de 2005 e teve uma primeira temporada um tanto emocionante. Em 13 de janeiro de 2006 ele marcou o seu primeiro hat trick na Liga. Em uma partida contra o até então Mighty Ducks of Anaheim, apenas três dias depois, o jogador deu um show ao marcar o gol que entrou para a história da NHL. O gol que é lembrado até hoje ficou conhecido como “the goal” e o jogador ainda diz que não sabe como conseguiu o feito.

Ainda em seu ano de estreia o jogador foi nomeado NHL Rookie of Month e Offensive Player of the Month. Ovechkin foi o terceiro jogador na história da NHL a ganhar duas honras simultaneamente. Ao final da temporada ele liderava os rookies em gols, pontos, gols em power play e shots. Ovie também ficou em terceiro lugar na Liga com 106 pontos e 52 gols. O seu total de pontos foi o segundo melhor na história dos Capitals e seu total de gols, o terceiro melhor.

Ao final da temporada o jogador foi finalista do prêmio Lester B. Pearson (em 2010 o prêmio passou a se chamar Ted Lindsay) e ganhou o Calder Memorial Trophy. Ovi também entrou para a história ao ser o primeiro jogador após 15 anos a ser nomeado para o NHL First All-Star Team e estrelou a capa do jogo NHL 07 da EA Sports.

Carreira estelar 

Ainda em seus primeiros anos jogando pela Liga, Alex tornou a fazer história ao se tornar o primeiro jogador desde Pavel Bure, na temporada 1999-2000, a marcar pelo menos 40 gols em uma temporada. Posteriormente ele quebrou um novo recorde ao marcar seu 60º gol na temporada. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu desde a temporada 1995-96, em que os jogadores Mario Lemieux e Jaromir Jagr alcançaram o feito, e Ovie foi o 19º jogador na história da Liga a fazê-lo.

Apenas poucos dias depois, no dia 25 de março de 2008, Ovechkin quebrou um novo recorde. Desta vez o recorde foi dentro do próprio time: ao marcar seu 61º, ele se tornou primeiro o jogador com o maior número de gols em uma única temporada desde Dennis Maruk. 

Nessa mesma temporada 2007-08, Ovi conquistou o Art Ross Trophy, Maurice “Rocket” Richard Trophy, Lester B. Pearson e o Hart Memorial Trophy. Ele se tornou o primeiro jogador na história da NHL a ganhar todos os quatro principais prêmios de uma vez. Ele marcou 65 gols e 112 pontos. Desta forma, foi o primeiro left winger desde Bobby Hull, na temporada 1965-66, a liderar pontos na Liga. 

Durante a temporada 2008-09 o jogador marcou seu 200º gol em uma partida contra o Los Angeles Kings. Desta maneira entrando para a história da Liga como o quarto jogador a realizar o feito em quatro temporadas. Nessa mesma temporada ele marcou seu 50º e entrou para a história de seu time como o primeiro a realizar o feito três vezes. 

Assumindo como capitão

No dia 5 de janeiro de 2010, com 24 anos, Ovechkin foi nomeado capitão do Washingotn Capitals, entrando para a história como o primeiro europeu a ser capitão da franquia. Ele também foi o segundo jogador mais jovem a se tornar capitão dos Capitals, o último sendo Ryan Walter com 21 anos em 1979-80. 

Apenas um mês depois o jogador alcançou um novo marco em sua carreira. Em uma partida contra o New York Rangers o jogador marcou seu 500º ponto na carreira com apenas 373 jogos. Assim o jogador entrou para a história como o quinto jogador na NHL a alcançar tal feito em cinco temporadas. 

Pouco mais de um ano depois em 2011 Ovechkin quebrou um novo recorde. Ao marcar seu 300º gol na carreira ele se tornou o sexto jogador mais jovem e o sétimo mais rápido a atingir tal feito. Nos anos que seguiram o jogador continuou mostrando o seu potencial. Liderando a Liga em pontos e conquistando prêmios, ele foi mostrando cada vez mais que fazia jus ao seu apelido “Alexander the Great”.

No dia 10 de janeiro de 2016, em uma partida contra o Ottawa Senators, Ovi ajudou seu time a ganhar de 7 a 1 ao marcar seu 500º e 501º gol da carreira. Com isso ele se tornou o 43º jogador ao alcançar a marca, o quinto a realizá-lo mais rapidamente e o primeiro de nacionalidade russa. No ano seguinte, ao conquistar o 1000º ponto na carreira, Alex se tornou o 37º na história da Liga a realizar todos os pontos em uma única equipe. 

Temporada histórica

A temporada 2017-18 já começou com o russo quebrando recordes. O jogador marcou sete gols em apenas dois jogos, sendo um hat trick em cada partida. Essa foi a primeira vez em 100 anos que um jogador fazia dois hat tricks seguidos num início de temporada. Pouco dias depois, em 21 de outubro de 2017 o jogador quebrou um novo recorde na história da Liga. Desta vez ao marcar seu 20º gol durante um overtime durante a temporada regular o jogador ultrapassou Jaromir Jagr com 19 gols. Um mês depois o jogador passou a ser o líder em outro recorde na NHL ao realizar seu terceiro hat trick da temporada. 

Nessa mesma temporada, no dia 12 de março de 2018 o russo alcançou seu 600º gol na carreira, com menos de mil jogos. Ao realizar isso ele entrou para a história como o quarto jogador na NHL e o 20º a marcar 600 gols. Menos de um mês depois, ao participar do seu 1000º jogo em uma temporada regular, o russo se tornou o primeiro jogador de seu time a atingir a marca. Ele também entrou para a história da Liga ao se tornar o 54º jogador ao participar de 1000 jogos em uma única equipe.

A conquista da Stanley Cup

Após quebrar tantos recordes em sua carreira, chegou a vez de realizar o sonho de todo jogador na NHL: o de conquistar uma Stanley Cup. Após vencer o Pittsburgh Penguins na semifinal da Conferência Leste, Alex caminhava para a sua primeira final de Conferência e posteriormente para a sua primeira final do campeonato. O sonho estava muito próximo de ser alcançado. Após sete jogos contra o Tampa Bay Lightning, o russo se tornava campeão de conferência pela primeira vez em sua carreira. 

Essa temporada com certeza entraria pra história da NHL, começando pelos times que iriam disputar a final. Os Capitals estavam em sua segunda final, com a última tendo sido em 1998, e o Vegas Golden Knights chegava à disputa em seu ano de estreia. O time de Washington tinha dado tudo de si nessa temporada e na final não foi diferente. Com cinco jogos e uma última partida acirrada, os Caps conquistaram a primeira Stanley Cup da franquia. Além da taça, Ovie também recebeu o troféu Conn Smythe e Rocket Richard e entrou para a história como o primeiro jogador russo a ganhar a Stanley Cup como capitão.

Temporada atual

Para a temporada atual (2019-20) as expectativas estavam altas. O jogador já estava perto de atingir a histórica marca e era somente uma questão de tempo para isso. No dia 4 de fevereiro, ao marcar um hat trick contra o Los Angeles Kings, o jogador ficou a apenas dois gols do 700º. Se as expectativas eram elevadas, a pressão sob o jogador também. Depois de marcar o gol 698, Ovechkin ainda levou mais algumas partidas para conseguir balançar a rede novamente. Porém o russo não se deixou abalar, e não demoramos a ver a marca ser enfim atingida.

Ao bater os 700 gols, Ovie se torna apenas o 8º a atingir tal feito, ficando atrás somente de Wayne Gretzky, Gordie Howe, Jaromir Jagr, Brett Hull, Marcel Dionne, Phil Esposito e Mike Gartner. Ao marcar o 700º gol o jogador também fica a meros 8 gols do 7º lugar e 17 gols do 6º lugar na lista de grandes artilheiros da NHL.

Acontece que o russo é uma verdadeira máquina no gelo, somente nesta temporada ele marcou 42 gols e fez 59 pontos. Ele é focado e esforçado, tem vindo quebrando recordes desde antes da NHL, um jogador de elite com certeza. Seu time está em segundo lugar na divisão e em quarto na lista geral da NHL. Com apenas 10 pontos de diferença do Boston Bruins, que detém a liderança. Ele também foi escolhido para entrar no “time da década“, no qual a NHL reuniu os melhores jogadores dos últimos dez anos.

Não somente isso, durante o All-Star Wekeend, já começou a se especular se o jogador um dia não bateria o recorde de Wayne Gretzky, com 894 gols. Entretanto o contrato de Ovechikin com Washington chega ao fim na temporada 2020-21. Levando em consideração que ele tem marcado em média 50 gols em cada uma das últimas temporadas, seria necessário mais quatro para que o russo quebrasse este recorde. Agora resta aos fãs torcerem para que ele renove o contrato e assim possamos um dia vê-lo atingir tal recorde.

Foto: Reprodução / nhl.com

1 Comment

Retrospectiva 2020 - Tudo o que você precisa saber - NHeLas 1 de Fevereiro de 2021 - 20:43

[…] Alex Ovechkin, capitão do Washington Capitals entrou para o seleto clube dos 700 gols. O russo foi o 8º jogador na história da NHL a conquistar tal feito e o segundo a atingir a marca […]

Comments are closed

Post Comment