A principal tarefa do goleiro no hockey é evitar que sua equipe sofra gols durante uma partida. O atributo mais importante para esse jogador é a capacidade de defender os disparos, e esta habilidade, associada a outros atributos, faz com que o goleiro seja um jogador bem importante na equipe.
Pesquisas realizadas comprovaram que a prática de tocar instrumentos musicais, como guitarra, por exemplo, ajuda na habilidade do goleiro em defender os pucks lançados em sua direção, isso porque as duas atividades desenvolvem os mesmo circuito neurais.
Alguns grandes goleiro da NHL usam a música como forma de aprimorar seus movimentos e também para relaxar e se concentrar antes das partidas:
- Henrik Lundqvist
O goleiro do NY Rangers toca guitarra. Ele deixou todos de boca aberta — e dessa vez não por uma de suas defesas espetaculares — numa aparição em um programa americano de tv (Late Night with Jimmy Fallon), em que o goleiro dos Rangers mandou a ver ao tocar com perfeição o solo inicial de Sweet Child O’ Mine da banda Guns N’ Roses. (vídeo no final do post)
Outros goleiros também utilizam essa prática como forma de relaxamento ou mesmo para auxiliar sua coordenação.
- Braden Holtby
O guardião do Washington Capitals sempre toca sua guitarra antes das partidas para relaxar e se concentrar noo jogo, ele carrega sua guitarra em todas as viagens que faz com o time.
Ryan Miller, do Anaheim Ducks, também pratica suas habilidades com a guitarra, assim como Mike Smith, goleiro de Calgary Flames, e Cory Schneider, do New Jersey Delvils.
Se a guitarra ajuda alguns goleiro com sua agilidade com as mãos, tanto o piano quanto a bateria aperfeiçoam a habilidade com os pés.
- Tuukka Rask
O jogador do Boston Bruins adora tocar bateria, algo que ele faz desde seus 10 anos de idade. O finlandês é um fã declarado de música, principalmente rock e metal, e ele afirma que essa prática ajuda bastante com sua coordenação.
- Matt Murray
Goleiro dos Penguins (que está de licença do time desde 16 de janeiro deste ano devido assuntos pessoais) tem como principal habilidade musical o piano, ele sempre toca nas folgas que tem do time, e às vezes também se arrisca na guitarra.
Agora já sabemos os segredinhos desses grandes goleiros para aperfeiçoar seu trabalho, mas é claro que nem todos usam a música para isso.
Será que um dia veremos Henrik Lundqvist no lugar de Slash? Ou até mesmo esses caras esquecerem a rivalidade entre os times e iniciar uma banda? É, acho que vamos ficar mesmo com o hockey mesmo, galera.