Uma das melhores partes da NHL é assistir o progresso dos rookies pós Draft. Este que trouxe diversos novos talentos para reforçar os times da Liga, jogadores esses que acabaram se destacando na pre season, e assim, garantiram um contrato e lugar no time principal. Fazem apenas 3 semanas desde o início da temporada, mas os draftados deste ano já começaram a mostrar ao que vieram, quebrando recordes e marcando pontos. Por isso, o NHeLas vai te deixar a par sobre o desempenho dos garotos na liga até agora.
Jack Hughes
O 1st overall do Draft deste ano não poderia ter começado sua carreira na NHL da melhor maneira. No dia 12 de julho deste ano, Hughes se tornou oficialmente um New Jersey Devils, ao assinar um contrato de 3 anos com o time. E desta forma, logo nos primeiros dias de training camp, o garoto de apenas 18 anos já mostrou ao que veio; o suficiente para fazê-lo estrear pelo time já na pré temporada.
Durante a preseason, Hughes adquiriu 4 pontos nos seis jogos que os Devils disputaram, sendo estes uma assistência e três gols. Na temporada regular, que começou no dia 4 de outubro para o New Jersey, Jack ainda não tinha produzido um jogo ofensivo. Havia marcado apenas uma assistência no jogo contra os Rangers, na última quinta. Porém, o primeiro gol do rookie veio mais tarde, curiosamente no jogo contra o Vancouver Canucks, time pelo qual joga seu irmão, o também rookie Quinn. Jack marcou aos 14 minutos do primeiro período, com assistência de Taylor Hall. Este foi o único gol dos Devils na partida que garantiu a vitória do time.
O jogador vem tendo cada vez mais tempo em gelo, e é uma das promessas dos Devils nessa temporada na busca de uma vaga para os playoffs.
Kaapo Kakko
O finlandês também teve um grande início na liga. Sendo 2nd overall do draft deste ano, Kakko assinou com os Rangers no dia 11 de julho, tornando-se destaque durante a preseason do time. Consequentemente, acabou garantindo um lugar na primeira linha dos Rangers no primeiro jogo do time na pré temporada, contra os Devils. Mas ainda sim, o jovem jogador terminou os jogos iniciais sem nenhum ponto pela equipe.
Ele fez seu debut na temporada 2019/20 no jogo de abertura dos Rangers, contra o Winnipeg Jets, garantindo lugar na segunda linha, junto com Ryan Strome e Chris Kreider. Mas por mais que o jogador se fizesse constantemente presente no jogo, e tentasse vários shots a gol, terminou a partida sem gols ou assistências.
No entanto, o gol do finlandês veio dois jogos após sua estreia na NHL, contra o Edmonton Oilers. Os Rangers foram derrotados por 4 gols, mas Kakko marcou o único gol da partida para o time de New York.
Atualmente, o jogador tem apenas 1 ponto na temporada atual. Mas aguardem mudanças nos números, já que ele tem se mostrado cada vez mais presente e ofensivo no rinque.
Kirby Dach
O 3rd overall do draft deste ano foi o primeiro da classe deste ano a assinar um contrato a nível NHL. Em 8 de julho, o Chicago Blackhawks, time que selecionou Dach, chegou a um acordo com o center onde ele irá disputar 3 temporadas com time. Porém, o garoto, de apenas 18 anos, não iniciou a trajetória com a equipe da melhor forma.
Ele sofreu uma lesão no campeonato do prospects da NHL no início de setembro. E desta forma, só voltou a entrar no rinque quando foi escalado para jogar três jogos com o Rockford IceHogs (time do Chicago na AHL), onde iniciou um período de condicionamento pós contusão. Porém, em sua passagem pelo Rockford, ele teve 7 shots a gol, mas nenhum ponto.
Sua estreia pelos Hawks veio no último domingo (20), quando o jogador foi escalado para jogar pelo time na partida contra os Capitals. Ele fez parte da primeira linha, junto com Patrick Kane e Dylan Strome. Mas, apesar de ter tido uma estreia razoável pelo time, o jogador não marcou nenhum ponto durante a partida. Ganhou apenas um face-off, e teve algumas tentativas de shot a gol.
No entanto, os Hawks têm mais oito jogos para decidir se ele fica na NHL, e assim usam o primeiro ano de seu contrato, ou o enviam de volta para Saskatoon, na WHL, time pelo qual Dach disputava anteriormente.
Ville Heinola
Sendo o primeiro first round pick dos Winnipeg Jets no draft deste ano, Heinola assinou um contrato de três anos com o time em 15 de julho. Durante a pré temporada, ele adquiriu apenas um ponto nos 7 jogos disputados pelos Jets – este vindo, consequentemente, de uma assistência, no jogo contra o Minnesota Wild.
Porém, as coisas mudaram durante a temporada regular. Nos três primeiros jogos dos Jets, ele teve três assistências. Seu primeiro gol saiu na partida contra o Pittsburgh, aos 5:48 do primeiro período, empatando assim o jogo e motivando o Winnipeg a buscar a vitória. Desta maneira, se tornou o primeiro jogador do draft deste ano a marcar seu primeiro gol na Liga, e o quarto mais jovem a marcar seu primeiro ponto na NHL.
Dessa forma, ele soma 4 pontos até o momento e os números só tendem a crescer baseado em seu desempenho no gelo.
Tobias Bjornfot
Tobias foi 1st round pick do L.A. Kings no Draft 2019. No entanto, apesar de assinar com o time e ter sobrevivido ao training camp, sua estadia na NHL, foi bastante curta. Ele disputou apenas 3 jogos com equipe durante a temporada regular, mas acabou não marcando nenhum ponto.
Portanto, na última sexta, os Kings acabaram enviando o jogador para uma temporada no Ontario Reign, seu afiliado na AHL.
No entanto, Bjornfot se tornou o quinto jogador mais jovem na história do time a aparecer em um jogo da NHL. Ele tem grandes chances de aprimorar suas habilidades e acabar voltando para disputar alguns jogos com os Kings ainda nesta temporada.
Foto: Reprodução/Getty Images